TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNIVERSIDADE DE HISTÓRIA NO MUNDO

Tese: UNIVERSIDADE DE HISTÓRIA NO MUNDO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2013  •  Tese  •  1.959 Palavras (8 Páginas)  •  413 Visualizações

Página 1 de 8

Ao longo de sua história, resumidamente, várias são as interpretações: universidade é um conjunto de faculdades, institutos, departamentos. Em alguns casos, vem acompanhada de um nome de cidade, demarcando um território geográfico e um modelo administrativo. Em outro momento, a universidade se caracteriza como instituição de ensino superior. Para outros, universidade é uma instituição que se caracteriza pela pesquisa. Todas essas interpretações refletem um conjunto desarmônico, contradições, tensões várias que orientam internamente o modelo a ser implantado e externamente revelam a complexidade profunda de seu ser. No entanto, universidade vem de universal, uma visão ampla da sua unidade. É tão complexa quanto é a própria natureza do homem. Não cabe, pois, chamar de universidade parte de seu todo.

A universidade não é uma ficção. Nela, a integração de suas atividades, a integração dos conhecimentos, das diferentes áreas de saber, a integração das ciências já expressam que o fundamental é edificado num ser total. Pensar a universidade é pensar em um espaço onde convivem múltiplas expressões do saber; é admitir a contradição e as tensões constantes no seu “que fazer” que vem de valores múltiplos, de engajamentos mais ou menos profundos, dependendo do olhar de cada um sobre a realidade concreta.

Na universidade, o homem é o sujeito na edificação deste ambiente e na reconstrução da realidade social.

No Brasil, para freqüentar uma universidade, é obrigatório, pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação, concluir todos os níveis de ensino adequados às necessidades de todos os estudantes dos ensinos infantil, fundamental e médio, desde que o aluno não seja portador de nenhuma deficiência, seja ela física, mental, visual ou auditiva. Para Mazzari Júnior (2011) "as universidades gozam de autonomia para executar suas finalidades, em estrita observância ao texto constitucional, porém este direito não proíbe o Estado de verificar o uso desta prerrogativa nas atividades que lhes são próprias."

É possível aprender a olhar além da superficialidade, reconhecendo o que está invisível e conduzindo estratégias acadêmicas para um futuro de coesão social, de atitudes formadoras pelo diálogo das ciências, diálogo dos homens, diálogo da organização com a sociedade. Isso implica em retomar o pedagógico na universidade. De acordo com a Professora Elmara Lucia de Oliveira Bonini (2012), Ou a universidade significa um todo dinâmico ou não significa nada.

1.1. A ORIGEM DAS UNIVERSIDADES

A definição sobre a origem da universidade deu início em 387 a.C pelo filósofo Grego Platão, onde surgiu a Academia, que assim foi entendida como a primeira universidade. Sócrates teve grande influência na fundação do mesmo. Cada pensador fundava uma escola para repassar seu conhecimento aos estudantes.Os estudantes da Academia aprendiam filosofia, matemática e ginástica. Esta concepção foi mudada na Idade Média, pela Igreja Católica, dando mais ênfase as universidades. Os acadêmicos deveriam estudar disciplinas com relação a fé, entre elas estão, teologia, filosofia e idiomas.

Hoje o conceito da universidade, e suas funções são normatizadas pela Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional: “As Universidades são instituições pluridisciplinares de formação de quadros profissionais de nível superior de pesquisa, de extensão e de domínio e cultivo do ser humano.” (BRASIL.LDB- Lei nº 9.394 de 1996).

2.3. HISTÓRIA DA UNIVERSIDADE NO MUNDO

As primeiras universidades da Europa foram fundadas na Itália e na França para o estudo de direito, medicina e teologia. Antes disso, instituições semelhantes existiam no mundo islâmico, sendo a mais famosa a do Cairo. Na Ásia, a instituição de ensino superior mais importante era a de Nalanda, em Bihar, Índia, onde viveu no século II o filósofo budista Nagarjuna.

A primeira Universidade do mundo Ocidental foi a de Bolonha (1158), na Itália, que teve a sua origem na fusão da escola episcopal com a escola monacal camaldulense de São Félix. Em 1200 Bolonha tinha dez mil estudantes (italianos, lombardos, francos, normandos, provençais, espanhóis, catalães, ingleses germanos, etc.). A segunda, e que teve maior fama foi a Universidade de Paris, a Sorbone, que surgiu da escola episcopal da Catedral de Notre Dame. Foi fundada pelo confessor de S. Luiz IX, rei de França, Sorbon. Ali foram estudar muitos grandes santos como Santo Inácio de Loyola, São Francisco Xavier e São Tomás de Aquino. A universidade de Paris (Sorbonne) era chamada de “Nova Atenas” ou o “Concílio perpétuo das Gálias”, por ser especialmente voltada à teologia.

No início do século XIII, o papa e os príncipes encaravam essas instituições como importantes pontos de apoio político e cultural. Em função disso, editaram leis e bulas com o objetivo de instituí-las, protegê-las e nelas intervir, tanto no ensino como nas relações entre estudantes e mestres e entre estes e a comunidade. As principais universidades do século XIII, Paris e Bolonha, foram criadas por essas autoridades. Dois grandes exemplos da influência desses poderes na organização da universidade medieval são a Authentica Habita, de Frederico Barba Roxa, de 1158, e a bula de Gregório IX intitulada Parens Scientiarum Universitas, de 1231. Ambas foram promulgadas para proteger a vida e os interesses dos estudantes e mestres e para organizar a vida acadêmica.

2.3.1. UNIVERSIDADE DE BOLONHA

A Universidade de Bolonha (Itália) é a mais antiga universidade da Europa e a terceira do mundo, tendo sido fundada em 1088. Na Idade Média, foi famosa em toda a Europa por suas escolas de Humanidades e Direito Civil. Os poetas Dante e Petrarca estudaram nessa universidade.

A instituição que chamamos hoje de universidade começou a tomar forma em Bolonha no início do século XI quando mestres de gramática, retórica e lógica dedicaram-se às leis inspirando-se no Código Justiniano Bizantino. Os primeiros estudiosos registrados foram Pepone e Irnerius (recuperaram a lei romana de Justiniano I).

2.3.2. UNIVERSIDADE DE PARIS

Uma das mais antigas da Europa, a Sorbonne, antiga Universidade de Paris, foi fundada em meados de 1170. A Sorbonne possui quatro das melhores universidades públicas do país, que estão sediadas no sítio histórico do Quartier latin em Paris, além da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Paris Descartes.

2.4. HISTÓRIA DA UNIVERSIDADE NO BRASIL

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com