TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNIVERSIDADE E CIÊNCIA

Trabalho Escolar: UNIVERSIDADE E CIÊNCIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2015  •  1.469 Palavras (6 Páginas)  •  1.362 Visualizações

Página 1 de 6

Questão 1 (3,5 pontos)

Os institutos e faculdades podem prescindir da pesquisa e da extensão, valendo-se apenas do ensino para exercer sua função educativa. Assim, responda: quais condições e/ou qualidades são imprescindíveis para que se defina uma instituição de ensino como universidade? Quais vantagens (estas condições e/ou qualidades) asseguram ou proporcionam a quem estuda em uma universidade? Sua resposta deve ter entre 5 a 8 linhas.

A Universidade é responsável pelo ensino, por meio do contato sistemático com

á cultura universal. Além disso, deve ampliar e diversificar esses conhecimentos

adquiridos, por meio da pesquisa, que produz novos saberes, vinculado ao ensino (e a aprendizagem) como atividade essencial para a formação acadêmica.

O mesmo vale para a extensão ou prestação de serviços à comunidade, uma forma de garantir responsabilidade social à universidade e estimulá-la a aproximar-se dos diferentes saberes, promover iniciativas comunitárias sustentáveis, reconhecer a diversidade cultural e aperfeiçoar o exercício das potencialidades humanas. Por isso, é fundamental que uma Universidade seja reconhecida, sobretudo, como um espaço do ensino, da pesquisa e da extensão.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), n. 9394/96, em seu art. 45, ao estabelecer que “a educação superior será ministrada em instituições de ensino superior, públicas e privadas, com variados graus de abrangências ou especialização”, abre caminho para que, pelo decreto n. 2.306/97, fosse introduzida uma nova tipologia das instituições de ensino superior.

Nessa tipologia, os institutos e faculdades isoladas podem prescindir da pesquisa e da extensão, valendo-se apenas do ensino para exercer sua função educativa.

Acredita-se que essa medida foi a forma ideal encontrada pelos legisladores para atender aos interesses de mantenedoras do setor privado, permitindo grande redução nos custos dos serviços oferecidos por tais instituições, se comparados às universidades, que garantem as três funções, organicamente associadas, além de cumprir exigências como corpo docente titulado e contratado em regime de dedicação, com produção intelectual qualificada.

O desenvolvimento da pesquisa e extensão, além do ensino. Desenvolvendo dessa forma o contato sistemático com a cultura universal através do ensino, produzir, ampliar e diversificar esta cultura através da pesquisa e disseminar esses conhecimentos com a comunidade através da extensão.

A universidade tem como principal vantagem “abrir as portas do mercado de trabalho”, por que é ali que o acadêmico irá aprender tudo que ele precisa para aplicar no seu serviço, sendo assim os valores captados dentro da Universidade como a pesquisa e extensão ajudam e muito no ambiente de trabalho. Outra vantagem da faculdade é preparar o acadêmico para o mercado de trabalho.

Questão 2 (3,0 pontos)

Leia atentamente o texto que segue. Trata-se da representação escrita da conversa telefônica entre a gerente do banco e o cliente.

Gerente: — Boa tarde. Em que eu posso ajudá-lo.

Cliente: — Estou interessado em financiamento para compra de veículo.

Gerente: — Nós dispomos de várias modalidades de crédito. O Senhor é nosso Cliente?

Cliente: — Sou Júlio César Fontoura, também sou funcionário do banco.

Gerente: — Julinho, é você, cara? Aqui é a Helena! Cê tá em Brasília? Pensei que você inda tivesse na agência de Uberlândia! Passa aqui pra gente conversar com calma.

Bortoni-Ricardo. S. M. Educação em língua materna.

São Paulo: Parábola, 2004 (adaptado).

Quando você estudou sobre a linguagem, mais especificamente sobre as variações de registro, certamente lhe ficou claro que o que determina a escolha de uma e não de outra variedade é a situação concreta de comunicação. A propósito disso, pode-se dizer que usar a linguagem correta implica também saber usar o nível de linguagem ideal para cada contexto comunicativo.

Levando em conta esses estudos feitos, e considerando o texto de Bortoni-Ricardo, responda de forma argumentativa:

a) Que razões levaram a gerente a modificar, de repente, a maneira de falar com o cliente? (4 a 5 linhas).

A gerente começou usando a linguagem culta padrão, com frases completas e pronomes formais de tratamento, pois se dirigia a um cliente, ao perceber que o referido cliente era um colega e também funcionário do banco, a mesma tomou liberdade de utilizar a linguagem coloquial, marcada pela descontração, desfazendo do uso das frases completas bem como dos pronomes formais, tendo em vista que não havia mais a necessidade de se expressar na forma culta com seu colega.

b) Pode-se dizer que Helena domina diferentes modalidades linguísticas? Em caso de uma resposta afirmativa, esclareça quais são essas modalidades evidenciados no diálogo com o cliente, transcrevendo palavras ou expressões que as comprovem.

Sim, domina diferentes modalidades linguísticas, Helena domina tanto a linguagem culta como a coloquial, utilizando de expressões características a cada uma delas, conforme exemplos abaixo.

Linguagem Culta: Ajudá-lo; senhor.

Linguagem Coloquial: Cara; cê.

Questão 3 (3,5 pontos)

A Unisul, como parte de sua missão enquanto Universidade, desenvolve ensino, pesquisa e extensão. A Jornada Unisul de Iniciação Científica – JUNIC é o evento onde os resultados das pesquisas realizadas por alunos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com