TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNopar Gestao Ambiental

Ensaios: UNopar Gestao Ambiental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  1.637 Palavras (7 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 7

RESUMO

O trabalho abordará a responsabilidade socioambiental e qual é a importância dela na empresa, como a conservação do meio ambiente se relaciona com a inclusão social e o desenvolvimento sustentável, como empresas podem diminuir o uso dos recursos naturais, matéria-prima e diminuir a geração de resíduos visando ao desenvolvimento sustentável. Abordará também estratégias de responsabilidade socioambiental e irá conciliar a inclusão social e a conservação do meio ambiente, além de propor um programa de educação ambiental nas empresas e organizações. Pois o meio ambiente necessita de cuidados, os quais possam beneficiá-lo futuramente.

PALAVRA CHAVE: Responsabilidade Socioambiental, Desenvolvimento Sustentável, Inclusão Social, Meio Ambiente.

INTRODUÇÃO

Como se sabe o meio ambiente é o local o qual vive em constante modificação, sejam elas causadas pela própria natureza ou pela ação humana. Contudo a ação humana é a principal culpada pela destruição do meio ambiente. O crescimento das indústrias e empresas está causando transtorno para o ar, solo e as água. Por isso muitos programas foram criados para a diminuição da destruição ambiental, um deles é o programa com o tema Responsabilidade Socioambiental e Desenvolvimento sustentável. O desenvolvimento é necessário, porém, o ser humano precisa respeitar o meio ambiente, pois dependemos dele para sobreviver neste planeta é importante que haja a viabilidade econômica nas ações voltadas para a produção de bens e serviços.

Assim como o Desenvolvimento sustentável, o que mais consiste em chamar a atenção da sociedade como um todo é a Responsabilidade Socioambiental, pois visa em conscientizar as empresas a diminuir a geração de resíduos e a utilização de recursos naturais.

Não esquecendo também que dentro da Responsabilidade Socioambiental entram vários outros itens que focam diretamente nas empresas, pois a empresas são as maiores responsáveis pela destruição do ambiente, pois além de destruírem grande parte do mesmo ao serem construídas elas geram diversas fontes de poluição, e nesse trabalho serão destacados os motivos pelos os quais a Responsabilidade Socioambiental vem de forma aprofundada defender o meio ambiente contra os danos que setores empresarias causam e podem causar futuramente, levando assim o meio ambiente a uma situação irreversível, porém estes devem comprometer o futuro das próximas gerações.

Mais se o quanto antes for tomado providencias contra essas ações empresarias, ainda há tempo para reverter o quadro, pois segundo a mídia e outras fontes de informações, algumas empresas já estão adotando métodos que evitem a agressão ao meio ambiente, podemos dizer que já é uma boa iniciativa para fazer valer a Responsabilidade Socioambiental.

DESENVOLVIMENTO

Na atual realidade da sociedade humana, diversos são os desafios com os quais nos deparamos constantemente. E um desses desafios vem se refletir na responsabilidade socioambiental para com o meio ambiente, pois o termo Responsabilidade Socioambiental em algumas empresas e instituições e usado somente como marketing para mostrar uma boa aparência aos consumidores ou clientes e não usado com propósito de responsabilidade. .

A Responsabilidade Socioambiental na verdade é a responsabilidade que a empresa tem com a sociedade e com o meio ambiente além das obrigações legais e econômicas, pois para se construir uma empresa é necessário agredir o meio ambiente como um todo. No entanto a sociedade esta parada no tempo para a questão da responsabilidade socioambiental, pois não se dão conta que a responsabilidade socioambiental não esta sendo cumprida como deveria.

As empresas usam bastante o conceito responsabilidade socioambiental entre os próprios colaboradores, que há o conceito da responsabilidade socioambiental que refere – se as leis que pertence ao meio ambiente e sociedade, neste caso algumas empresas só exerce as leis que o judiciário impõem dentro da mesma. Todas as empresas têm por obrigação pôr em pratica a responsabilidade socioambiental, pois os recursos naturais pertencem à sociedade e a própria natureza, porém as empresas apropriam-se dos recursos oferecidos pela natureza para a transformação enquanto ainda se é matéria prima criando assim seus produtos e obtendo lucros.

Por tanto, as empresas devem dar um retorno da mesma proporção em forma de benefícios, tanto sociais como ambientais. Após a extração da matéria-prima da natureza as empresa criam um passivo ambiental. Menciona (FARIA, p .1,grifo do autor):

Passivo ambiental pode ser definido como qualquer obrigação da empresa relativa aos danos ambientais causado por ela, uma vez que a empresa é a responsável pelas consequências destes danos na sociedade e no meio ambiente . Na prática, o passivo ambiental corresponde ao valor referente aos custos com a manipulação e tratamento de áreas contaminadas, resíduos, multas e outros custos advindos da não observância da legislação ambiental e de cuidados com o meio ambienta, assim como os custos relacionados ao atendimento das normas e certificações, incluindo, segundo algumas definições, a responsabilidade pela preservação de unidades de conservação ( embora possa parecer contraditório), e o próprio dano físico causado( como um rio poluído, uma erosão etc.). Enfim, passivo ambiental é igual a obrigação e custos.

Já na direcionando para desenvolvimento sustentavel, que tem como objetivo itens básicos para uma grande população tais como, habitação e alimentação, da mesma forma que a melhoria da qualidade de vida, para que o desenvolvimento sustentável seja visto é necessario que haja uma qualidade de vida melhor para a população por ser um processo que prove tranformação pela exploração dos recursos.

Uma outra definição para “desenvolvimento sustentável” ou sustentabilidade” foi descrita por Satterthwaite como:

A resposta às necessidades humanas nas cidades com o mínimo ou nenhuma transferência dos custos da produção, consumo ou lixo para outras pessoas ou ecossistemas, hoje e no futuro (SATTERTHWAITE, 2004).

Desenvolvimento sustentável significa obter crescimento econômico necessário, garantindo a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento social para o presente e as gerações futuras.

Por tanto, para que ocorra o desenvolvimento sustentável é necessário que haja uma harmonização entre o desenvolvimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com