TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

USIMINAS

Projeto de pesquisa: USIMINAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.789 Palavras (16 Páginas)  •  680 Visualizações

Página 1 de 16

1. A EMPRESA

Com 49 anos de atuação, a Usiminas é líder do mercado nacional de aços planos e um dos maiores complexos siderúrgicos da América Latina. Ela possui capacidade nominal para produzir 9,5 milhões de toneladas de aço por ano.

Usiminas está presente em toda a cadeia produtiva do aço. Suas empresas extraem o minério, transformam-no em aço, beneficiam o produto de acordo com as especificações dos clientes, oferecem uma logística eficiente e entregam bens acabados.

Com um amplo portfólio de produtos, as empresas do grupo atendem a segmentos estratégicos para o desenvolvimento do País, como o automotivo, naval, óleo e gás, construção civil, máquinas e equipamentos, linha branca, distribuição, entre outros.

A Companhia atua no segmento de mineração, por meio da Mineração Usiminas; no segmento de transformação do aço, por meio da empresa Soluções Usiminas e da Automotiva Usiminas; e, no segmento de bens de capital e serviços, por meio da Usiminas Mecânica.

A Usiminas encerrou 2011 com 51.182 colaboradores, sendo 30.591 próprios, 20.297 terceirizados e 294 estagiários.

Visão

Ser um grupo siderúrgico de alcance global, inovador, e crescer de forma sustentável, para se posicionar entre os mais rentáveis do setor.

Valores

• Pessoas: a Usiminas confia nas pessoas e aplica os conceitos de autonomia, cooperação e compromisso.

• Consistência: a Companhia é crível, estável e sólida. Tem continuidade em suas ações e foco em resultados.

• Técnica: a Usiminas tem domínio do saber e do fazer, além do conhecimento profundo, experiência e destreza para executar e solucionar..

• Capricho: o olhar da Usiminas é particular, do detalhe ao todo: preza a qualidade.

• Abertura: a Usiminas é receptiva e transparente. Tem curiosidade e disposição para a construção e a realização de idéias.

• Sustentabilidade: a Usiminas acredita que o futuro é construído com base nas decisões e ações de agora.

• Resultados: a Usiminas estabelece metas individuais e coletivas desafiadoras, que refletem o potencial da Companhia e contribuem para ampliar os resultados empresariais.

2. HISTÓRICO

Foi fundada em 25 de abril de 1956 em Ipatinga, no que viria a ser o Vale do Aço, Minas Gerais. Sua constituição societária e legal foi elaborada nessa data por Gabriel Andrade Janot Pacheco e, seu primeiro presidente foi o engenheiro Amaro Lanari Júnior. Em 1964 Ipatinga, a 220 km de Belo Horizonte, se emancipa de Ipatinga e a Usiminas passa a estar neste novo município.

Sua sede administrativa encontra-se em Belo Horizonte, em frente à Universidade Federal de Minas Gerais e ao lado do BH-TEC. O Sistema Usiminas destaca-se como o maior complexo siderúrgico de aços planos da América Latina e um dos 20 maiores do mundo.

A Usiminas é a líder do Sistema, formado por empresas que atuam em siderurgia e em negócios onde o aço tem importância estratégica. Atualmente, designa um pool de diversas empresas, estando empenhada com a transparência no relacionamento com o mercado de capitais.

Após uma situação de grande estagnação vivida na década de 80, a indústria siderúrgica, afetada por diversos fatores, readquiriu seu dinamismo, experimentando nos últimos anos uma alteração completa de seu cenário internacional.

Através de racionalização de investimentos, redução de custos, modernização da produção e aproveitamento de sinergias foram agregados valiosos incrementos no trinômio qualidade/competitividade/produtividade. As numerosas privatizações no setor, iniciadas em 1988, marcaram o início desta etapa de reestruturação. Aliadas a elas e também de modo bastante relevante, as inovações tecnológicas para processos e produtos contribuíram para mudar conceitos e decisões fundamentais ao desenvolvimento das empresas.

Atualmente, a siderurgia enfrenta uma nova realidade de adaptação às regras impostas pela globalização dos mercados e pelas recentes crises internacionais. Desse modo, o ambiente siderúrgico vem adquirindo novas feições: mais internacional, menos empregador, mais concentrado e mais adaptado às novas questões ambientais, com os investimentos voltados para plantas industriais menores e mais versáteis e com corporações detendo parcelas cada vez maiores da produção.

Para se entender a verdadeira revolução ocorrida no mercado siderúrgico mundial nos últimos anos, é preciso que seja observada rapidamente a situação da siderurgia antes de sua reestruturação.

O pós-guerra foi marcado por um enorme desenvolvimento da produção siderúrgica, assim como ocorreu com outras indústrias. Entre 1945 e 1979, a taxa média anual de crescimento da produção mundial de aço bruto foi cerca de 5%. A reconstrução de um mundo assolado pela guerra alavancou a atividade industrial, favorecendo alguns países no rápido desenvolvimento de suas economias.

3. ESTRUTURA SOCIETÁRIA E ACIONÁRIA, MERCADO DE CAPITAIS E GOVERNANÇA CORPORATIVA

A Usiminas passou por uma mudança na composição de seu Grupo de Controle e busca um novo patamar de competitividade em sua atuação. Também evoluiu nas boas práticas de governança corporativa e na transparência com seus públicos de interesse.

Composição acionária capital votante – ON

O capital social da Usiminas está dividido em 1.013.786.190 ações, sendo 49,84% de ações ordinárias (ON) e 50,16% de ações preferenciais (PN). Os papéis estão listados no Nível 1 de Governança Corporativa da BM&F Bovespa com os códigos USIM3, USIM5 e USIM6; na bolsa de Nova York (OTC), como ADR nível 1, com os códigos USNZY e USDMY; e em Madri (Latibex), com os códigos XUSI e XUSIO.

Estrutura acionária

Um novo acordo de acionistas da Usiminas foi oficializado em 16 de janeiro de 2012. Com ele, o bloco de controle passa a ser formado pelo Grupo Nippon, com 29,44% do total de ações ordinárias da Empresa, pela Ternium/Tenaris, com 27,66%, e pela Caixa dos Empregados da Usiminas, com 6,75%. O acordo é válido até 2031.

Além disso, a empresa também possui um Conselho de Administração,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com