TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os resultados da transformação da cultura Usiminas

Artigo: Os resultados da transformação da cultura Usiminas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2013  •  Artigo  •  250 Palavras (1 Páginas)  •  416 Visualizações

Com base nos artigos “está ruim e pode piorar” e “o presidente, o consultor e o racha”, caracterize os tipos de mudanças ocorridos e comente as consequências das ações tomadas para conduzir a mudança.

A Usiminas, maior produtora de aços planos no Brasil ainda passa por muitas mudanças, pois já teve quatro presidentes-executivos desde 2008, quando o Ricardo Soares deixou de ser presidente, onde estava no posto por 18 anos. Além das trocas desses executivos, a companhia também passou pela crise econômica sobre o setor de aço.

E como consequência ou resultado, a Usiminas está em uma transformação da sua cultura, que antes era preservado o conservadorismo nos negócios e paternalismo nas relações com os funcionários. Hoje, é imposta uma cultura de crescimento de negócios com a busca no mercado exterior. Quanto ao paternalismo nas relações com os funcionários, a companhia investiu na remodelação de gestão com a contratação de três consultorias onde a 1ª elaborou um novo plano de salários e remuneração variável com o objetivo de motivar os funcionários. A 2ª consultoria com o objetivo de mapear os talentos capazes de ser alocados em novas funções. E a 3ª encarregada de ensinar o corpo gerencial a fazer mudanças no estilo de gestão.

No primeiro momento, as mudanças na Usiminas foram agressivas porque passou por uma demissão em massa, com o objetivo de internacionalizar a companhia e de diminuir custos. Mas estas mudanças agressivas não foram bem vistas pelos acionistas, pois gerou briga sindicalista, que não é bom para os negócios.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com