TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UTILIZAÇÃO DO ENDOMARKETING PARA MELHORIA DA COMPETITIVIDADE EMPRESARIAL

Seminário: UTILIZAÇÃO DO ENDOMARKETING PARA MELHORIA DA COMPETITIVIDADE EMPRESARIAL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2013  •  Seminário  •  898 Palavras (4 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 4

UTILIZAÇÃO DO ENDOMARKETING PARA MELHORIA DA COMPETITIVIDADE EMPRESARIAL

Palavras chaves: Endomarketing, cultura organizacional, comunicação empresarial, estratégia empresarial, diferencial competitivo.

As empresas têm investido muito em redução de custos, qualidade total, melhorias operacionais, enfim, têm percebido que é preciso obter vantagem competitiva para continuar no mercado altamente competitivo e globalizado.

Qual é o diferencial competitivo que as empresas precisam ter para vender seus produtos ou serviços?

Certamente os consultores de RH dirão: é o investimento nos recursos humanos da empresa.

Qual a fórmula de sucesso, já que todos falam a mesma coisa? Porque as empresas não adotam esse conceito, afinal?

Bem, nem sempre a teoria pode ser aplicada. O discurso é bonito, mas a implantação é muito difícil. Imagine que a sua empresa está passando por dificuldades financeiras. Um consultor e diz que é preciso investir em treinamento e desenvolvimento de empregados. Como conseguir dinheiro para tal feito?

As dificuldades das empresas estão em conhecer seus valores, sua cultura e principalmente, seus empregados. Para ser competitivo, hoje, é necessário muito mais do que determinar a missão, visão, objetivos e metas; é também saber aplicar todos esses conceitos de forma estratégica.

O Endomarketing pode fazer isso. A partir de uma pesquisa informal com os empregados é possível iniciar todo o processo de endomarketing. Com os dados em mãos, os grandes problemas são identificados. Na maioria das vezes, esses problemas não são vistos pelos dirigentes de primeiro escalão da empresa, ou são negligenciados por eles.

Os diretores precisam assumir o processo de mudança organizacional e serem os exemplos para os empregados. Com as informações, é possível traçar uma estratégia de implantação do processo de endomarketing. As fases, os programas iniciais e seu gerenciamento devem ser exaustivamente revisados para proporcionar eficácia do plano estratégico.

Um pequeno investimento em tecnologia de informação é necessário, pois, com um banco de dados dos empregados, monta-se toda a estrutura de treinamento e desenvolvimento. O conhecimento do perfil e das habilidades do colaborador permite detectar as reais necessidades de treinamento dos recursos humanos da empresa. Observe que o início do plano já foi traçado, mas será que é fácil gerenciar todos os programas?

Como já foi abordado, o processo de implantação do Endomarketing é constituído por fases, que devem ser revisadas periodicamente, para correção dos desvios. A principal tarefa do endomarketing é melhorar o nível de comunicação na empresa. Para melhorar a comunicação, a empresa precisa identificar o nível de educação de seus colaboradores.

O investimento em educação do colaborador é muito importante no início do processo. A informação deve ser nivelada de uma forma que todos entendam. Existirão ruídos na comunicação, mas, os gerentes imediatos devem ter a percepção de identificar os desvios e corrigi-los antes que virem boatos.

Qual é a estratégia? Como melhorar a competitividade das empresas através do investimento em Endomarketing?

Se a empresa faz um planejamento de médio e longo prazo, ela consegue traçar planos semestrais, anuais, enfim, que darão condições de investir em capacitação e desenvolvimento dos colaboradores, com responsabilidade, desembolsando o necessário para dar continuidade ao plano.Os planos devem ter a participação dos empregados. A carta de valores deve ser elaborada com a sugestão dos colaboradores. Eles devem se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com