TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ucam - Trabalho Em Construção Civil

Ensaios: Ucam - Trabalho Em Construção Civil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2015  •  638 Palavras (3 Páginas)  •  1.130 Visualizações

Página 1 de 3

1. Considere uma empresa fabricante de andaimes, esta tendo no seu quadro de funcionários um profissional legalmente Habilitado, esta fica isenta da obrigação de inscrição no CREA, pois o profissional supracitado apresenta habilitação para dimensionamento do andaime e pode tirar ART para o andaime fabricado.

Justificativa: F . A NR18 diz que “Somente empresas regularmente inscritas no CREA, com profissional legalmente habilitado pertencente ao seu quadro de empregados ou societário, podem fabricar andaimes completos ou quaisquer componentes estruturais. (Inclusão dada pela Portaria SIT nº 201/2011). ” Ou seja, ela não está isenta da inscrição no CREA.

2. A montagem de andaimes pode ser feita por funcionário da empresa que adquiriu o andaime.

Justificativa:V. Desde que o mesmo seja habilitado , conforme a NR 18.

3. A melhor proteção para o trabalhador que está em um andaime é utilizar cinto paraquedista com um talabarte e trava tipo overlock, pois evita a queda do trabalhador.

Justificativa:F. A melhor proteção é cinto de

segurança tipo paraquedista e com duplo talabarte que possua ganchos de abertura mínima de cinquenta milímetros e dupla trava, segundo a NR 18.

4. Usar andaimes móveis, do tipo que apresenta rodas, em uma obra é permitido. Sendo que a superfície do piso do andaime seja rígida e antiderrapante, melhor forma é que este apresente estrutura do piso metálica com forração completa, nivelado e travado.

Justificativa: F. Os andaimes tubulares móveis podem ser utilizados somente sobre superfície plana, que resista a seus esforços e permita a sua segura movimentação através de rodízios. 18.15.27. Os andaimes móveis somente poderão ser utilizados em superfícies planas. NR 18.

5. Para andaimes suspensos é importante termos presente placa de identificação de forma a permitir rastreamento e a mesma deve ter a capacidade de carga indicada. Para a segurança do trabalhador ele deverá estar usando cinto tipo pára-quedista ligado a um cabo guia com trava-quedas.

Justificativa:V. Os andaimes suspensos devem possuir placa de identificação, colocada em local visível, onde conste a carga máxima de trabalho permitida. § O trabalhador deve utilizar cinto de segurança tipo paraquedista, ligado ao trava-quedas de segurança este, ligado a cabo-guia fixado em estrutura independente da estrutura de fixação e sustentação do andaime suspenso. NR 18

6. Plataformas com sistema de movimentação vertical, que utilizam pinhão e cremalheira e também as que utilizam hidráulica como forma de propulsão devem apresentar maneira de indicar sua movimentação.

Justificativa:F. A NR 18 não apresenta essa identificação.

7. Processos de soldagem apresentam risco apenas devido as radiações não ionizantes e temperatura. Não existe possibilidade de pegar câncer ao se fazer uma solda, a radiação não ionizante não é a mesma que é produzida em aparelhos de raio X.

Justificativa:V.

8. Se forem seguidas obrigações normativas ao pé da letra, é determinantemente proibido utilizar empilhadeira

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com