TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Um Dois E Tres

Pesquisas Acadêmicas: Um Dois E Tres. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2014  •  202 Palavras (1 Páginas)  •  236 Visualizações

Equilíbrio Macroeconômico

- O objetivo de política econômica, no modelo keynesiano, é encontrar o equilíbrio a pleno emprego, ou seja, fazer o equilíbrio entre a oferta e demanda agregada coincidirem com a renda ou produto de pleno emprego. E como a oferta é fixada a curto prazo, a política econômica deve-se concentrar em elevar a demanda agregada, por meio de instrumentos que proporcionem aumento dos gastos em consumo, investimento, gastos do governo, elevação das exportações acima da importações, etc.

- Para o manejo de políticas macroeconômicas torna-se necessário tentar estabelecer relações funcionais, de causa e efeito, entre os grandes agregados, isto é, que fatores afetam seu comportamento. Se obtivermos êxito de conseguir estabelecer essas relações, as autoridades econômicas poderão ter uma melhor visão de como atuar sobre as mesmas, através da aplicação dos instrumentos de política econômica.

- Consumo agregado: O consumo global de um país é influenciado por uma serie de fatores, como: renda nacional, estoque de riqueza ou patrimônio, taxa de juros de mercado, disponibilidade de crédito, expectativas sobre a renda futura, rentabilidade das aplicações financeiras, etc.

- Poupança Agregada: A poupança é a parte residual da renda nacional disponível, ou seja, a parcela da renda nacional que não é gasta em bens

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com