TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

." Um Dos Conceitos De Marketing Estudados, De Kotler, Fala Exatamente Sobre Isso: Estar Atento Aos Concorrentes. Qual é Esse Conceito?

Casos: ." Um Dos Conceitos De Marketing Estudados, De Kotler, Fala Exatamente Sobre Isso: Estar Atento Aos Concorrentes. Qual é Esse Conceito?. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  1.053 Palavras (5 Páginas)  •  1.044 Visualizações

Página 1 de 5

Pesquisa de mercado

1- Veja esta parte do texto “para avançar a Microsoft terá de superar esta cultura de manter um pé no mundo antigo e um no novo. O mercado exige um compromisso maior com o que é novo”, diz Staten da Forresten. Entretanto como mais da metade da receita da empresa vem de clientes corporativos, em maioria resistentes a mudanças radicais, Microsoft deve encontrar dificuldades para convencer clientes e parceiros a embarcar no processo de transição.

Após os conceitos que você aprendeu em aula e na web aula sobre pesquisa de mercado, o que a Microsoft poderia fazer a respeito desse problema levantado nesse trecho de texto?

Resposta: A princípio, antes de qualquer discussão é necessário que se faça uma ampla pesquisa de mercado par se saber os reais interesses dos clientes.

Para se ter noção se realmente os clientes corporativos são resistentes a mudanças radicais.

E para que a Microsoft não fique estagnada, correndo o risco da obsolência em virtude de conceitos apenas supostos a respeito de seus consumidores.

2- Na sua opinião porque a Microsoft ficou tão para trás de seus concorrentes? Oque faltou para a empresa?

Resposta: Por falta de conhecimento de seus consumidores, em um mundo regido pela mobilidade a Microsoft persiste na venda de sistemas operacionais para Pc`s.

Ainda que seu produto seja de excelente qualidade, faltou pensar menos no produto objetivo e mais no subjetivo, faltou pensar nas necessidades dos seus consumidores as quais vão muito além dos Pc`s.

A pergunta cabível seria, o que o cliente realmente quer/precisa comprar?

Marketing

1- Veja esta parte do texto “em sentido oposto os dispositivos moveis não param de crescer segundo a consultoria IDC a venda de smartphones superou a marca de 1 bilhão de unidades ao longo de 2013 um crescimento de 38,4% em relação ao ano anterior. No caso dos tablets a alta foi superior a 50%. Contudo a Microsoft, uma das primeiras a levar o acesso a e-mails para o celular ficou para trás em decorrência da demora ao reagir a chegada do Iphone e do sistema operacional Android”. Um dos conceitos de marketing estudados de Kotler, fala exatamente sobre isso estar atento aos concorrentes, qual é esse conceito?

Resposta:

2- Ainda que haja muita prestação de serviços um computador é um produto, com características muito peculiares. Qual a definição de produto segundo nossas aulas?

Resposta: em marketing a palavra produto significa mais do que bem serviço ou ideia.

O produto é algo que pode ser oferecido a um mercado para sua apreciação, aquisição, uso ou consumo para satisfazer um desejo ou necessidade.

3- “Seja qual for a estratégia adotada a empresa ainda tem um longo caminho pela frente para continuar entre as maiores empresas de tecnologia no futuro “As oportunidades para a Microsoft são maiores do que nunca. Eu vou dedicar cerca de 30% do meu tempo em encontros com as equipes e será divertido ajudar a defini os próximos produtos”, disse Bill Gates cofundador da Microsoft, em um vídeo de boas-vindas ao novo CEO” suponhamos que a estratégia escolhida par ser adotada seja a de comunicação. Fale sobre quais são os componentes do mix de comunicação e defina cada um deles.

Resposta: segundo Kotler e Keller (2006) o mix de comunicação é composto por seis formas essenciais de comunicação: são elas

Propaganda, do latim propagare reproduzir doutrinas ou princípios.

“[...] é qualquer forma remunerada de apresentação não pessoal e promocional de ideias, bens ou serviços por um patrocinador identificado”. (Kotler e Keller, 2006 pág. 566)

Promoção de vendas, consiste numa diversidade de ferramentas de incentivo a maioria de curto prazo para estimular a compra ou venda de determinado produto ou serviço.

Relações públicas, são uma variedade de programas utilizados para proteger ou promover a identidade da marca.

Possuem apelo fortíssimo, devido à alta credibilidade já que as matérias ou artigos tem mais credibilidade que os anúncios.

Eventos e experiências, o consumidor se torna pessoalmente envolvido, participando de eventos patrocinados pela empresa e projetados para promover interação.

Esses eventos podem estar relacionados a esportes, diversão, festivais, artes, causas, atividades de rua, etc.

Marketing direto, é a forma de contato mais estreita com o cliente, com o maior contato maior velocidade e interação.

Utilizando canais como telemarketing, a mala direta, correio de voz, e e-mail etc. Porem nesta modalidade é necessário cuidado pois pode vir a se tronar excessiva ou inoportuna ao cliente.

Vendas pessoais é a interação pessoal (cara a cara) onde um vendedor está presente para tirar as dúvidas de um ou mais compradores.

Negociação

1- “O mercado já esperava a confirmação de Nadella como novo CEO da Microsoft. Na última semana o nome dele já aparecia como a maior aposta dos analistas de tecnologia – ele era também o favorito de Bill Gates “ele vai acelerar a tomada de decisões na Microsoft e vai representar uma grande mudança em relação ao Ballmer” diz Staten da Forrester”. Percebe-se que Nadella terá um grande desafio pela frente. Assim de acordo com a disciplina de negociação explique as principais variáveis ambientais destacadas abaixo que influenciam no processo de decisão.

Concorrência

Riscos

Tempo

Informação

Resposta: Concorrência, uma variável extremamente importante no processo de negociação, e solução de conflitos.

Em muitos casos aumenta o interesse da outra parte envolvida ou seja atua como uma variável motivadora incentivando o indivíduo a negociar comprar ou adquirir algo, pois se ele não o fizer outro poderá fazê-lo.

Como exemplo quando se oferece um automóvel a um comprador é comum dizer que já existem outras pessoas interessadas no produto.

Riscos, todo e qualquer processo de negociação envolve riscos.

Por isso é necessário considerar que os riscos existem e são muito relevantes, entretanto muitos negociadores não compreendem este conceito, desconsiderando os riscos, quando estes são iminentes, ou superestimando-os deixando assim de agir efetivamente.

Tempo, outra variável de grande relevância no processo de negociação é o tempo.

Além disso é importante levar em consideração o fato de que a parte envolvida na negociação que controla o tempo possui maior controle sobre o processo deste modo maior possibilidade de exigir ou fazer concessões.

“[...] A maneira como se vê e utiliza o tempo é essencial para o sucesso podendo até influenciar um relacionamento.” (Martinelli e Almeida 1997 pág. 80)

Informação, a informação está internamente relacionada ao poder, em um processo de negociação o lado que possui maior número de vantagens é aquele que tem mais informações sobre seu oponente.

Além disso o uso da informação e do poder dentro de uma negociação tem como principal objetivo influenciar o comportamento do outro dentro de uma rede de tensão.

...

Baixar como  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »