TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing dentro da empresa e compreendo seus conceitos para criar

Projeto de pesquisa: Marketing dentro da empresa e compreendo seus conceitos para criar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.631 Palavras (7 Páginas)  •  604 Visualizações

Página 1 de 7

1. Introdução

Este trabalho tem como finalidade identificar a importância do Marketing dentro da empresa e compreender seus conceitos para criar, conquistar, dominar e manter marcados no século XXI. Verá também como compreender a importância da Análise do Mercado para a empresa e, consequentemente, para a elaboração do Plano de Marketing. Assim como, será fundamental que compreenda a importância dos 4 P’s (Produto, Preço, Promoção e Praça) dentro da organização; contudo, segue como exemplo a qualidade dos serviços oferecido pela empresa Lavore Medicina do Trabalho e RH.

2. Desenvolvimento

2.1 Empresa

Muitas empresas já estão trabalhando de acordo com as necessidade e exigências de seus clientes.

Com a rápida e diversa tecnologia que estão mudando a visão e o pensamento humano, a qual levam outras forças maiores na economia com consequência de uma gestão melhor com mais eficiência e eficácia.

As grades empresas estão adotando a gestão do conhecimento com novas praticas empresarial, pois reconhecem com um diferencial o capital intelectual.

A responsabilidade social, não deixa d fazer parte da realidade atual dentro das organizações envolvendo tanto seus colaboradores, consumidores, quanto seus consumidores. Assim, levando ao aumento de seus valores.

Dados da empresa

Responsável: Mateus Rodrigues – Diretor e Sócio

A Lavore Medicina do Trabalho e RH LTDA EPP, CNPJ n° 74.493.552/0001-15, está situada na Rua Mariana Junqueira, n° 1083, CEP: 14.015-010, Centro – Ribeirão Preto - SP. Nesta planta, a empresa atua na preservação da vida e na prevenção dos acidentes e doenças do trabalho.

É especializada em prestação de serviços nas áreas de Engenharia e Segurança do trabalho, Medicina do Trabalho, previdência e Recursos Humanos.

Em Ribeirão Preto, a empresa atua desde 1994 sendo esta a Matriz e uma sede em Cajuru que atua desde 1996.

Missão

“Proporcionar soluções necessárias para o total cumprimento da legislação de Segurança e Medicina do Trabalho, dentro do maior padrão de excelência e qualidade com atendimento personalizado”

Os principais clientes são empresas privadas, tais como Nestlé Brasil, Latina Manutenção de Rodovias e Cia Ultragaz e outras das quais fazem parte do rol de clientes tanto situadas na cidade de Ribeirão Preto, como na região.

Estes necessitam dos serviços prestados pela Lavore periodicamente, para que mantenham as normas de trabalho de seus colaboradores de acordo com o que lhes é solicitado nas normas de trabalho.

2.1.2 Satisfação, valor e retenção do cliente

É certo que a retenção de clientes nas empresas têm sido cada vez mais destacada nos últimos tempos. Hoje, custa mais para a empresa adquirir novos clientes a manter os atuais. Contudo, as mesmas tem buscado trabalhar mais em seu marketing para atraí-los.

Nos últimos anos o mercado tem se tornado cada vez mais competitivo, pois a concorrência por preço baixo, boa qualidade do produto e ou serviço tendem a se tornar mais forte e o clientes mais exigentes.

Muitos gestores estão preocupados com o marketing de sua empresa e, trabalham para aumentar as taxas de retenção e satisfação dos seus clientes.

Um exemplos são as empresas de cartão de credito que trabalham para manter seus clientes com o uso do mesmo, oferecendo baixa taxa de juros, isenção de tarifas, maior numero de parcelas nas compras, facilidade de uso tanto no pais quantos no exterior, dentre outros vantagens. Assim, a retenção e satisfação tendem a receber muita atenção por parte dos profissionais de marketing dentro da empresa.

Um exemplo é a figura abaixo, que quando não há uma boa comunição entre os colaboradores dentro da empresa, muitas vezes o produto ou serviço solicitado por seus clientes acaba saindo daquilo que se esperava.

Figura

2.2 Macroambiente que podem influenciar dentro da empresa

Uma empresa por forças que oferecem oportunidades e ameaças, onde estas estão fora do controle do marketing e afetam a capacidade da gestão da empresa em manter-se bem sucedida com os consumidores que tendem a atingir.

Ou seja, não é apenas do microambiente da empresa com o marketing que será alcançado, mas com o macroambiente que consiste em forças sociais e demográficas; economia, tecnologia, politicas e culturas. Sendo este conjunto que compõem o macroambiente da empresa para que assim obtenham sucesso.

2.2.1 Informações do microambiente da empresa Lavore Medicina do Trabalho e RH

A Lavore Medicina do Trabalho e RH LTDA EPP, está situada na Rua Mariana Junqueira, n° 1083, Centro – Ribeirão Preto - SP. Nesta planta, a empresa atua na preservação da vida e na prevenção dos acidentes e doenças do trabalho.

É especializada em prestação de serviços nas áreas de Engenharia e Segurança do trabalho, Medicina do Trabalho, previdência e Recursos Humanos.

Em Ribeirão Preto, a empresa atua desde 1994 sendo esta a Matriz e uma sede em Cajuru que atua desde 1996.

Fornecedores

Não tem fornecedores fixos.

Clientes

Os principais clientes são empresas privadas, tais como Nestlé Brasil, Latina Manutenção de Rodovias e Cia Ultragaz e outras das quais fazem parte do rol de clientes tanto situadas na cidade de Ribeirão Preto, como na região.

Concorrentes

Os principais concorrentes são: São Francisco Ocupacional e Medit.

1. São Francisco Ocupacional

Localizada na cidade de Ribeirão Preto – SP

• Pontos Fortes: Marketing, Preço, Localização, RH, Gerenciamento, Tecnologia e Economia.

• Pontos Fracos: Qualificação dos Funcionários

2. Medit

Localizada na cidade de Ribeirão Preto – SP

• Pontos Fortes: Qualificação do Funcionário, Preço, Gerenciamento e Tecnologia.

• Pontos Fracos: Marketing e Localização

Análise SWOT

Das empresas Lavore, São Francisco Ocupacional e Medit

Tabela 1.

EMPRESA Lavore São Francisco Ocupacional Medit

FATORES INTERNOS P. FORTE P. FRACO P.FORTE P. FRACO P. FORTE P.FRACO

MKT Propaganda X X X

Preços X X X

Localização X X X

Qualif. Funcionários X X X

Recursos Humanos X X X

Gerenciamento X X X

Tecnologia X X X

Economia X X X

FATORES EXTERNOS OPORTUNIDADES AMEAÇAS

Consumidor x

Competitivo x

Tecnologia x

Economia x

2.3 4P’s do Marketing

Os 4 P’S do Marketing - Produto, Preço, Promoção, Praça; onde os quatro formam um conjunto de ferramentas para se alcançar estratégias relacionadas ao mercado, mais conhecido como Mix de Marketing.

• Produto: conjunto de atributos oferecido para satisfazer uma necessidade ou desejo das pessoas;

• Preço: valor em dinheiro cobrado por determinado produto ou serviço;

• Promoção: usado como estratégia para do mercado para acelerar a venda de determinado produto;

• Praça: após um produto ser produzido com seu preço estabelecido, ele precisa ser distribuído no mercado até os pontos de vendas.

2.3.1 Empresa Lavore

Analise detalhada do serviço da empresa

Produto

• Variedade de serviço: A empresa trabalha com prestação de serviços no atendimento a qualidade da saúde do trabalhador;

• Qualidade: A qualidade do serviço prestado é mediana, onde o atendimento é feito na clinica ou na própria empresa cliente;

• Características: o atendimento é feito quando o individuo é admitido pela empresa, periodicamente a partir de um ano na empresa e quando o mesmo é desligado;

• Serviços: São oferecidos diferentes tipos de exames como clinico, cardiológico, sangue, audiometria, dentre outros;

• Preço de lista: A uma tabela de preços, onde varia de acordo com o tipo de serviço que vai ser realizado;

• Desconto: O desconto é concedido de acordo com a negociação do orçamento, onde a vista tem um determinado desconto e prazo e negociado o valor total;

• Concessões: É orientado pelo proprietário é realizado pelos funcionários;

• Prazos de pagamentos: É estipulado de acordo com o valor do serviço atingindo o prazo máximo de 30 dias.

Promoção

• Promoção de serviços: Todo serviço é realizado durante diariamente;

• Propaganda: São realizadas, através do site e revistas;

• Marketing direto: É realizado diretamente com o cliente, onde na execução do serviço para o mesmo, são oferecidos diversos outros.

Praça

• Variedade: São todas as variedades de serviços que a empresa pode oferecer na linha do atendimento;

• Locais: A maioria dos serviços é executada dentro da própria empresa, mas também são realizados fora;

• Transporte: De acordo com o combinado com o cliente, os serviços são realizados dentro e fora da empresa, onde alguns necessitam do transporte da empresa, principalmente quando o cliente necessita que os serviços sejam executados dentro da própria empresa;

2.3.2 Oportunidade de melhorias para a empresa

As oportunidades de melhorias para a empresa é oferecer treinamento a seus colaboradores e contratação de novos, trazer melhoria para o atendimento de seus clientes.

2.3.4 Elaboração estratégica para melhorias em relação aos serviços prestados pela empresa

Para Porter, o gestor, no esforço de melhor posicionar a empresa no ambiente, ou buscando influenciá-lo a favor da empresa, deve conhecer e compreender os fatores ambientais predominantes no contexto. É importante salientar que o mercado não é algo fixo, mas sim, um ambiente onde as mudanças ocorrem de forma rápida exigindo da empresa estratégias flexíveis para aumentar a possibilidade de alcançar o desempenho esperado.

Vendo que a concorrência no mercado, nos mais diversos setores a empresa tende a criar um plano de estratégia para melhorias, buscando as franquezas dentro da mesma e as empresas concorrentes, buscar novas sugestões de seus clientes para melhor atende-los, garantindo a satisfação dos mesmos.

3. Conclusão

As empresas estão se adaptando a esta nova realidade, pois a qualidade de seus produtos e ou serviços dependem unicamente da satisfação de seus clientes. Ou seja, quando se tem a satisfação de seus consumidores, sempre terá sua retenção, pois se não os veem satisfeitos, jamais, serão fieis e retentos, para que assim, a empresa os levará nos mais diversos setores de sua economia. Ao pensar em abrir uma empresa e esta venha a obter sucesso no mercado é necessário que façam toda uma análise de tudo que envolve o macro e o microambiente de seus concorrentes, e assim, não venham a obter fracasso parcial e nem mesmo por completo, pois, quando se analisa os riscos são bem menores.

Quando a empresa analisa o conjunto de ferramentas que são os 4 P’s , a mesma esta avaliando seu serviço oferecido a seus clientes, buscando sempre estar satisfazendo-os, e oferecendo melhorias e inovação no atendimento; permitindo assim, que a empresa trabalhe de acordo com o que se pede.

4. Referencias Bibliográficas

Livro

Kotler, Philip Marketing essencial: conceitos, estratégias e casos / Philip Kotler; tradução Sabrina Cairo; revisão técnica e casos Dilson Gabriel dos santos e Francisco J.S. Mendizabal Alvarez - - São Paulo: Prentice Hall, 2005.

Sites

KOTLER, Philip. Marketing para o século XXI. Disponível em: <https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0BzvCuonq3RmAMzhiZWY0MGQtODU0Yy00NmM1LTg0ZDAtMWRiZTIwOTlhODNh&hl=pt_BR>. Acesso em: 29 abr. 2013.

Como Elaborar um Plano de Marketing. Rede SEBRAE de Atendimento. Disponível em: <https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0BzvCuonq3RmANzNjYjY1NmQtOGE4OS00YzFlLWI1YjMtZGI4YmRjZjY0MjA0&hl=pt_BR>. Acesso em: 29 abr. 2013.

Disponível em: http://www.administradores.com.br/busca/?cx=000518322702875048515%3Awu_nmiday3s&cof=FORID%3A11&ie=UTF-8&num=100&q=macroambiente. Acesso em 26 de Marco de 2014.

Disponível em: http://www.ead.fea.usp.br/eadonline/grupodepesquisa/publica%C3%A7%C3%B5es/rolando/47.htm. Acesso em: 08 de maio de 2014.

Disponível em: http://exame.abril.com.br/marketing/noticias/philip-kotler-propoe-as-empresas-o-conceito-do-marketing-3-0. Acesso em: 08 de maio de 2014.

...

Baixar como  txt (12.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »