TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Um Estudo Comparativo De técnicas De Desenvolvimento E Motivação De Funcionários

Pesquisas Acadêmicas: Um Estudo Comparativo De técnicas De Desenvolvimento E Motivação De Funcionários. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2014  •  989 Palavras (4 Páginas)  •  416 Visualizações

Página 1 de 4

Resumo1. O que é que o autor fez.

2. Como o fez (se for relevante).

3. Os principais resultados (numericamente, se for caso disso).

4. A importância e alcance dos resultados.

Observando na atualidade a necessidade de motivar e preservar os colaboradores no estressante e competitivo mercado de trabalho, viemos por meio deste artigo demonstrar as diferenças e efetividade de variadas técnicas motivacionais quando aplicadas ao meio administrativo. Mostraremos também que motivação não se deve apenas a ganho financeiro, mas pelo reconhecimento ao colaborador com gestos simples e práticos por sua boa conduta.Para qualquer organização funcionários motivados são grande fonte de diferenciação, que cliente não se fideliza com um bom atendimento ou deixa de consumir onde foi mal ou mecanicamente atendido. Quanto não é perdido com a saída de um bom funcionário já treinado e conhecedor da rotina de trabalho da empresa. Motivar é necessário, se engana e esta fadada ao fracasso no mercado qualquer empresa que acredite que não. Com essa visão elaboramos este artigo para demostrar que para motivar não é necessário grandes custos e sim mostrar ao colaborador o seu valor profissional e ético dentro da organização.

Palavras chaves: motivação.Recompensa. Organização.Estímulo. Gestão pessoal.

É necessário ao se falar de técnicasmotivacionais se levantar o que é motivação e no que se baseia estas técnicas. Para Dwight Eisenhower (presidente dos EUA de 1953 a 1961) “Motivação é a arte de fazer as pessoas fazerem o que você quer que elas façam porque elas o querem fazer”. Motivar é fazer com que os colaboradores sintam vontade e desejo de realizar com afinco tarefase que elas se tornem prazerosas e pouco estressantes.

A teoria motivacional mais difundida é A pirâmide de necessidades de Maslow. Abraham Maslowacreditava as necessidades se apresentavam nos indivíduos de forma hierárquica e que a motivação deriva do desejo de preenchê-las. A base da pirâmide representa as necessidades fisiológicas (conseguir água, ar, comida, sexo, etc.). Ao serem atingidas, a pirâmide ganha um novo degrau de necessidades: a busca por segurança.Quando livre de ataque ou perigo é iniciada o desejo poruma nova classe de necessidades: as sociais, todos nós temos a necessidade de ser amados, queridos e necessáriospelos outros. Após esse estagio buscamos nos sentir bem com nós mesmo, de sermos reconhecidos e de nós sentirmos com valor, a esse degrau é dado o nome de Auto-estima. Alcançada essa necessidade buscamos algo mais, buscamos nos realizar e nos tornar aquilo que podemos ser desenvolvendo nossos potenciais, esse degrau é a auto realização.

No âmbito empresarial a motivação básica das pessoas esta ligada as necessidades fisiológicas e de segurança, pelas necessidades físicas e nossa segurança financeira nos mantemos muitas vezes em empregos estressantes e até perigosos a nossa saúde, mas não estamos motivados e trabalhamos com o mínimo de afinco necessário para nos manter neles. Colaboradores nesse ponto não se sentem mais do que escravos em um sistema e trabalham desmotivados, atendem sem animo ou ate mesmo atendem mal os clientes e tendem a se esforçar o mínimo em suas tarefas. Elas não sentem animo ou reconhecimento pelo que fazem e buscam desesperadamente um meio de saírem da situação que estão buscando outro emprego.

A motivação não depende somente do ambiente de trabalho, mas esse pode facilmente desmotivar. Com esse argumento entramos em outra grande teoria da motivação: A teoria dos dois fatores de Herzberg. Frederick Herzberg sugeriu que para a motivação dois grupos de fatores são intrinsecamente importantes: os fatores de higiene eos os fatores motivadores.

Fatores de higiene são as condições de trabalho (ambiente), pagamento (recompensa), segurança no trabalho, relações de trabalho, praticas de supervisãoadministrativas e politica e administração da empresa, ninguém trabalhara com mais esmero por apenas estar em um ambiente agradável, mas com um ambiente de trabalho degradante trabalhara irritado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com