TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTERNET, PUBLICIDADE E ESPORTE: "UM ESTUDO HISTÓRICO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DO BMX"

Artigo: INTERNET, PUBLICIDADE E ESPORTE: "UM ESTUDO HISTÓRICO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DO BMX". Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/2/2014  •  2.902 Palavras (12 Páginas)  •  545 Visualizações

Página 1 de 12

INTERNET, PUBLICIDADE E ESPORTE: “UM ESTUDO HISTÓRICO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DO BMX”

1.1 Reflexões sobre a emergência da internet em escala global.

Os primórdios da internet tem início por volta de 1969, que inicialmente, tinha como objetivo alcançar superioridade tecnológica militar em tempos de Guerra Fria.

De acordo com o livro “A Galáxia Internet: reflexões sobre a Internet, negócios e a sociedade”, por Manuel Castells (2001), a internet ganhou forças graças ao seu desenvolvimento autônomo, à medida em que seus próprios usuários tornaram-se produtores da tecnologia, transformando-se nos criadores de toda a rede.

“Os sistemas tecnológicos são socialmente produzidos. A produção social é estruturada culturalmente. A Internet não é exceção.” (Manuel Castells, 2001, p.35)

Pode-se dizer que a cultura da internet então, foi moldada de acordo com a cultura de seus criadores.

Com seu constante crescimento, em uma velocidade extraordinariamente rápida, a internet tem a vantagem de conseguir a aproximação entre usuários, estabelecendo uma integração social entre os países e pessoas do mundo todo.

“O conceito de Aldeia Global se encaixa neste contexto, pois está relacionado com a criação de uma rede de conexões, que deixam as distâncias cada vez mais curtas, facilitando as relações culturais e econômicas, de forma rápida e eficiente.” (Antonio Eudes, 2008.)

A internet tem a capacidade de unir as pessoas, mas também podendo dividi-las, individualmente ou em grupos, separados por ideologias, políticas, valores, etnias, diferenças de geração e até mesmo de religião.

De acordo com “Redes Sociais na Internet”, por Raquel Recuero (2009), as redes sociais foram nascendo por meio do desenvolvimento de sites que abrangiam grupos sociais e com o aparecimento de ferramentas de publicação pessoal, estas que traziam consigo a capacidade de difusão de informações por meio das conexões entre usuários, assim, a internet acabou adotando a possibilidade de divisões de grupos internos dentro dela.

Enquanto as redes sociais crescem fortes, a publicidade online enxerga neste mercado uma grande oportunidade de atuação, pois o Brasil por si passa a virar manchete em uma das mais importantes revistas do mundo: “O futuro do social media? Esqueça os EUA, olhe para o Brasil”.

De acordo com a revista Forbes, o tempo médio gasto no Facebook entre os brasileiros aumentou cerca de 208% no ano passado, para 535 minutos por mês. Em comparação, o uso global diminuiu 2% durante o mesmo período.

"Eu sempre digo que temos dois Super Bowls por semana no Brasil", explica Fábio Saad, diretor de mídia online da agência de publicidade DDB mundial no Brasil.

É neste âmbito fortemente tecnológico em que as mídias sociais ganham cada vez mais espaço e a publicidade online tem constante crescimento, que se encontra toda a ousadia e o radicalismo do BMX. Será mostrado ao longo de todo o capítulo, o contexto histórico e o desenvolvimento do esporte no Brasil e no mundo, além da importante ligação com o mundo virtual e com a publicidade.

1.2 O início do BMX

No fim da década de 60, uma simples brincadeira estava ganhando espaço na Europa, segundo Henrique Batata (piloto de apresentações das equipes Caloi e Monark BMX freestyle), em julho de 2010, crianças imitavam seus ídolos do MotoCross construindo pistas e rampas e realizando pequenos campeonatos informais com a ajuda e estímulo de seus pais. Aos poucos, estava surgindo um novo esporte, que mais tarde ganharia uma grande visibilidade no mundo inteiro.

Durante os anos 70 surgiu o Bicycle Moto Cross, BMX, nos Estados Unidos, Califórnia. As primeiras manobras do esporte foram inventadas por grandes pilotos que são reconhecidos mundialmente, entre eles: Bob Haro (considerado o pai do esporte), e também criador da linha Haro Bikes e da primeira bicicleta BMX Freestyle, Michael Dominguez, fundador da Skyway Bikes, Todd Anderson, que também foi reconhecido pela criação da Red Line Bikes, Ron Wilkerson, além de outros atletas mais velhos como Tinker Juarez, que segundo o site bike radar, publicado em agosto de 2009, está na modalidade Mountain Bike.

Após o considerável crescimento do esporte, duas divisões ocorreram dentro da categoria, sendo elas: Racing, que são competições em forma de corrida, onde os competidores correm em menor tempo, e o Freestyle, que é a competição em estilo livre, que deixa de lado o tempo e coloca em jogo as dificuldades com que as manobras são realizadas.

A categoria Freestyle, disputada por diferentes e radicais manobras, também tem as suas modalidades específicas segundo o site Wall bike, sendo elas:

Vertical

A modalidade Vertical, é normalmente chamada pelos praticantes de Vert, Os campeonatos na pista de vertical são feitas em pistas em formato de ‘U’, essas pistas são chamadas de Half-Pipe.

Os campeonatos de vertical são aqueles que são mais apreciados pelos espectadores, pois os competidores fazem manobras de grande dificuldade e o mais alto possível.

Dirt Jumping

A modalidade Dirt Jumping é aquela praticada em rampas de terra com diversas ‘lombadas’ de distâncias e tamanhos diferenciadas. As rampas do Dirt Jumping podem ser únicas, doublés, ou trails consecutivos.

Street

Como o próprio nome já diz a modalidade street, é praticada em ruas com obstáculos compostos de escadas, corrimãos, paredes, bancos, e tudo o que possa ser utilizado para as manobras. O que vale na modalidade é a criatividade e habilidade em cada obstáculo.

Park

A modalidade Park, é praticada em percursos de espaços fechados, denominados de skateparks ou bikeparks. Na pista, os obstáculos são parecidos aos encontrados na rua, mas, próprio para o uso dos praticantes de BMX, pois já possuem seu desenho próprio para as manobras.

Flatland

A modalidade denominada de Flatland é praticada em qualquer área plana, sem nenhum obstáculo. O desafio desta modalidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com