TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Um Sonho De Liberdade

Ensaios: Um Sonho De Liberdade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2015  •  564 Palavras (3 Páginas)  •  695 Visualizações

Página 1 de 3

O filme começa com prisão de Andy Dufresne. Um banqueiro bem sucedido, um homem de negócios que vê a sua vida arruinada após o trágico assassinato da sua esposa e seu amante. Ele é acusado pela morte deles e é condenado à prisão perpétua por cada assassinato cometido e é encaminhado para Shawshank, que era conhecida pela severidade e por nunca haver fugas bem sucedidas de seus detentos.

A situação de Andrew não é das melhores. Ele está completamente desnorteado, perdeu a esposa que amava, descobre que estava sendo traído e ainda se vê privado do bem mais preciso que um ser humano pode ter: a liberdade!

No começo a vida de Andy foi um inferno na prisão, ele se recusou a participar de um grupo de homossexuais e com isso foi espancado severamente várias vezes. O tempo vai passando até que ele se apresenta para fazer um trabalho bancário para o chefe dos guardas da prisão, ele espalha para todos que Andy era um homem que entendia tudo de transações financeiras e que poderia fazer muitos serviços para os guardas da prisão. Os problemas de Andy nesse momento acabaram.

O diretor, que era um homem corrupto, roubava dinheiro do presídio e usava sua influência para o mesmo fim, passou a protegê-lo. Andy "lavava" o dinheiro sujo do diretor da prisão e ninguém o incomodou mais. No último estupro que os homossexuais ameaçaram cometer em Andy os guardas espancaram severamente o chefe do bando e o transferiram quase morto de prisão.

Red que era seu amigo, desde os primeiros dias de cumprimento da sentença, conseguia as coisas de fora para prisão como cigarros e algumas ferramentas.

Quando Andy completou 20 anos de prisão um jovem foi preso e este revelou ter passado por várias penitenciárias antes de chegar ali e que tinha ficado preso com um homem que dizia ter matado um golfista e sua amante, mulher de um banqueiro, mas tinha se safado do crime e que o próprio “traído” havia sido acusado no seu lugar. Ele viu aí a sua chance de sair legalmente da prisão, mas o diretor do presídio não levou em consideração o que Andy o disse, o colocou na solitária e assassinou o jovem preso para que não seguisse em frente com suas declarações.

Andy decidiu que tinha chegado a hora de fugir, conseguiu uma corda com um dos presos e fugiu pelo buraco que há 20 anos cavava de sua cela até a saída do esgoto da prisão. Ele conseguiu, levou todo o lucro que tinha furtado na lavagem de dinheiro e deixou pistas claras para que o diretor fosse preso junto com seus comparsas pelas suas fraudes. O diretor se matou quando percebeu o que tinha acontecido. Com esses acontecimentos, Red finalmente consegue sua liberdade almejada há anos, e como uma ironia do destino, sua fala não era a mesma de antes, dizia que não precisava mais de liberdade, seu discurso não era mais “institucionalizado” como antes. E após a sua libertação ele quebra sua condicional e reencontra-se com seu amigo Andy numa praia deserta, no México, cuja localização foi deixada pelo mesmo em um lugar já combinado antes.

Um Sonho de Liberdade é uma história de esperança, fé, verdade. E nos ensina que, se queremos algo que muito importante para nossas vidas, devemos lutar para consegui-lo. Em outras palavras: não devemos desistir diante dos obstáculos que a vida nos impõe.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com