TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Sobre O Filme Um Sonho De Liberdade

Artigos Científicos: Análise Sobre O Filme Um Sonho De Liberdade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/12/2014  •  299 Palavras (2 Páginas)  •  652 Visualizações

Página 1 de 2

O filme “Um sonho de liberdade” traz um enredo dramático que enfoca, primeiramente, a dicotomia “prisão e liberdade”. Suas primeiras cenas são: a descoberta de Andy da traição de sua esposa, o assassinato dela e do amante e a prisão dele – Andy – acusado do duplo homicídio. Ele foi condenado por lhe acusarem de ter pronunciado a frase: “Vou vê-la no inferno, antes de vê-la em Reno”. Inocente ou não, recebeu a pena máxima, perpétua, duas vezes.

Nessa primeira cena, destaca-se a contradição entre o bancário (Andy) e o golfista (Quenny, amante). Pelas profissões, pode-se depreender que o primeiro exerce uma profissão que exige muita concentração e um grau de intelectualidade altíssimo – como foi comprovado no decorrer do filme; por isso, mais sedentária. Enquanto a profissão de Quenny exige dinâmica com o corpo, proporcionando menos tensão. Daí, percebe-se o antagonismo entre os dois personagens e a preferência da esposa pelo amante, o qual mostra-se mais propenso para a firmação da sexualidade.

Logo depois, vê-se a entrada no presídio, um momento constrangedor em que os presos são expostos aos veteranos. Aqueles são lavados, têm os cabelos raspados e caminham despidos dentro da prisão. Neste momento, presencia-se mais intensamente a bifurcação: prisão e liberdade. Percebe-se que há uma destruição da identidade deles, que passam a caracterizarem-se como seres sem rostos, cidadãos excluídos da sociedade e entregues a violência.

Nesse ínterim, infere-se que são criados outros seres, os quais tentam sobreviver como podem. Red diz “A vida lá fora desaparece num piscar de olhos”. Também, outras dicotomias surgem: inclusão e exclusão, homogeneidade e heterogeneidade. Na primeira, averigua-se que, no momento em que as celas são fechadas, outras roupas pessoais – fardas – são dadas, os detentos caem na realidade. Alguns, não suportando, gritam e choram, provocando um comportamento agressivo por parte dos guardas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com