TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O filme "O Sonho da Liberdade"

Seminário: O filme "O Sonho da Liberdade". Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  Seminário  •  498 Palavras (2 Páginas)  •  440 Visualizações

Página 1 de 2

O filme “Um sonho de liberdade” traz um enredo que enfoca, primeiramente “prisão e liberdade”. Suas primeiras cenas são: a descoberta de Andy da traição de sua esposa, o assassinato dela e do amante e a prisão dele – Andy – acusado do duplo homicídio. Ele foi condenado por lhe acusarem de ter pronunciado a frase: “Vou vê-la no inferno, antes de vê-la em Reno”. Inocente ou não, recebeu a pena máxima, perpétua, duas vezes.

Logo depois, vê-se a entrada no presídio, um momento constrangedor em que os presos são expostos aos veteranos. Aqueles são lavados, têm os cabelos raspados e caminham despidos dentro da prisão. Neste momento, presencia-se mais intensamente a bifurcação: prisão e liberdade. Percebe-se que há uma destruição da identidade deles, que passam a caracterizarem-se como seres sem rostos, cidadãos excluídos da sociedade e entregues a violência.

Dentre as várias personagens, Andy Dufresne pode ser considerado inteligente e centrado, o qual perde sua liberdade por falta de um álibi e pela incapacidade da justiça de averiguar os fatos minuciosamente. Este personagem constitui-se o mais manipulador da trama; haja vista que consegue desviar a atenção de todos de suas reais intenções: libertar-se.

Ele pode ser considerado revolucionário e determinado em seus objetivos, pois aceita as regras, todavia muda-as com ações conciliadoras; as quais não são vistas como ofensivas e perigosas. Ao aceitar a imposição do diretor em desviar o dinheiro doado ao presídio, consegue velar seu intuito, ao mesmo tempo em que consegue benefícios pessoais e respeito de todos, companheiros e guardas do presídio.

Brooks é um réu idoso que se encontra preso há cinqüenta anos na prisão de Shawshank. Este, ao ser liberto, não consegue se desvincular do ambiente penitenciário, pois já estava institucionalizado e tinha seu corpo docilizado. Seu amigo mais íntimo era Jake, um pássaro. Como última tentativa, para permanecer na prisão, pratica um ato de agressão contra um colega; mas é impedido por Andy e Red; tendo que voltar ao convívio da sociedade.

A sociedade, quando ele foi preso, era mais estática; quando foi liberto, havia se modificado, tornado-se mais dinâmica. O mundo da prisão era estável, tranqüilo; diferente do ambiente que se apresentava a ele naquele momento. Ao sentir-se velho para se adaptar a essa nova realidade, percebeu-se que sua prisão representava liberdade, pois movimentava-se sem ser molestado e criticado; a liberdade de agora era fictícia, pois permanecia preso às regras estabelecida aos detentos. Havia, portanto, assimilado a identidade dos prisioneiros.

A primeira refere-se à moral ilibada, ao aprimoramento do ser humano, e a outra a perversão dos valores e do respeito pelas outras pessoas.

Os detentos sempre repetem que são inocentes; daí nasce: culpado e inocente. Este por se sentirem iguais em delitos e culpados por terem sido punidos pela justiça; independente da transgressão que cometeram se homicídio, assalto ou estupro.

Portanto, o filme é um drama que tem um caráter filosófico e psicológico, pois trabalha com os limites humanos; enfocando vários setores, como: vida pessoal, vida familiar, vida profissional, vida social, vida política ...

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com