TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Um Sonho Impossivel

Monografias: Um Sonho Impossivel. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  434 Palavras (2 Páginas)  •  823 Visualizações

Página 1 de 2

Este filme estreou em: 19 de Março de 2010

O filme conta a história de Michael Oher (Quinton Aaron), um jovem negro vindo de um lar destruído, que é ajudado por uma família branca, liderada por Leigh Anne (Sandra Bullock) que acredita em seu potencial. Com a ajuda do treinador de futebol, de sua escola e de sua nova família, Oher terá de superar diversos desafios a sua frente, o que também mudará a vida de todos a sua volta.

- O longa é inspirado em uma história real e dirigido por John Lee Hancock, que também escreveu o roteiro a partir do livro The Blind Side: Evolution of a Game, de Michael Lewis.

OBJETIVO: Realizar a apreciação e análise do filme “Um sonho possível”, para posicionar-se frente às realidades, valorizando a cooperação e a solidariedade como instrumento de formação do caráter do ser humano. Conscientizar os jovens da necessidade do cuidado com o outro e a importância de se construir um mundo mais justo e fraterno. Promover a conscientização crítico-social dos nossos alunos como forma de mudança da realidade, tornando-os verdadeiros cidadãos.

COMPETÊNCIAS DESENVOLVIDAS:

- Despertar o senso crítico e a expressão oral.

- Despertar a consciência crítico-social dos alunos, visando a posicionamentos de fraternidade e resgate da dignidade humana, possibilitando uma ação solidária junto a comunidades carentes mais próximas.

- Descobrir o valor das ações solidárias, voluntárias e que eles possam perceber que não há recompensa maior nessas atividades do que compartilhar a alegria, mesmo que por alguns instantes, com aquelas pessoas que além de sentir fome, são abandonadas.

- Reconhecer que eles são a nova força capaz de humanizar o mundo.

NOME:...............................................................................................................Nº...........SÉRIE..............

COMPREENDENDO O FILME: “UM SONHO POSSÍVEL”

- Quem são os personagens principais do filme?

- Qual a mensagem principal passada pelo filme?

ATIVIDADES PROPOSTAS:

1. Que ação (gesto) solidária (o) é tratada(o) no filme?

2. Que fato mais lhe tocou? Por quê?

3. O que você entende por solidariedade? É o mesmo que caridade? Explique.

4. Que mudança a atitude da mãe, ao recolher o menino para a própria casa, resultou na vida de Big Mike?

5. Em nossa cidade você consegue perceber algum caso de desigualdade social? Pesquise-os e registre de alguma forma: fotos, vídeos, reportagens... Que atitudes concretas são feitas para amenizar o problema? Há comprometimento da sociedade e dos órgãos públicos responsáveis?

6. Como podemos ser agentes de mudança na sociedade?

"Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar. Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota". (Madre Tereza de Calcutá)

FONTE:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com