TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma Análise Crítica Ao Modelo De Gestão Estratégica Balanced Scorecard (BSC) Nas Organizações

Casos: Uma Análise Crítica Ao Modelo De Gestão Estratégica Balanced Scorecard (BSC) Nas Organizações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/7/2014  •  633 Palavras (3 Páginas)  •  687 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução O atual ambiente competitivo tem forçado as empresas privadas, bem como as púbicas, a aprimorarem a sua capacidade de gestão.

Sob este contexto empresarial, este trabalho apresenta uma proposta para analisar, quais seriam as vantagens e desvantagens da utilização do BSC na gestão organizacional.

Vantagens Traduz a estratégia em objetivos e ações concretas;

Promove o alinhamento dos indicadores chave com os objetivos estratégicos a todos os níveis organizacionais;

Proporciona à gestão uma visão sistematizada do desempenho operacional;

Constitui um processo de avaliação e atualização da estratégia;

Facilita a comunicação dos objetivos estratégicos, focalizando os colaboradores na sua consecução;

Permite desenvolver uma cultura de aprendizagem e melhoria contínua;

Ainda podemos ressaltar como vantagens: a obtenção de foco, clareza dos resultados esperados, compromisso com o desempenho, envolvimento e participação, além da possibilidade de se tornar competitivo.

Desvantagens A maior desvantagem encontrada no processo de implantação do BSC, é que ao envolver toda a organização nesse processo cujos resultados são previstos para longo prazo, é que os participantes nem sempre tem o conhecimento necessário para avaliar as consequências financeiras de curto prazo sobre o que é proposto.

Dessa forma quando não houver recursos financeiros imediatos para se adotar uma solução proposta, gera a sensação de que a empresa não está comprometida com o projeto.

Outra desvantagem que deve ser trabalhada é que para a implantação do BSC, é necessário na maioria das vezes, mudarmos radicalmente a cultura da empresa, criando assim uma dificuldade maior para a concretização.

Conclusão Assim como qualquer outro instrumento de medição e indicação de desempenho, o BSC apresenta-se, na prática, como um dos mais eficientes meios para controlar os resultados das organizações, permitindo dinâmica e clareza com relação às perspectivas adotadas e suas influências no planejamento estratégico, isso é

2

demonstrado pela dificuldade de se elencar desvantagens na utilização do BSC.

O Balanced Scorecard é considerada uma técnica que visa à integração e balanceamento de todos os principais indicadores de desempenho existentes em uma empresa.

Enfim, podemos concluir que o Balanced Scorecard faz parte das ferramentas utilizadas pelos administradores para gerirem de maneira eficiente e eficaz as empresas e construírem organizações de grande sucesso.

Referências bibliográficas http://unc.br/admin/img/documento/176313apostila_bsc_prof_douglas.pdf http://www.portogente.com.br/portopedia/BSC_-_Balanced_Scorecard/ http://www.scielo.br/scielo.php?pid=s0104530x2006000100008&script=sci_arttext http://www.portaleducacao.com.br/gestao-e-lideranca/artigos/3949/o-que-e- balanced-scorecard http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/balanced-scorecard-bsc- uma-ferramenta-de- gestao/12951/ http://www.totalconsultores.com.br/index.php/noticia-da-newsletter/146

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com