TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma Breve História do Saber

Por:   •  31/8/2019  •  Resenha  •  571 Palavras (3 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 3

Uma breve história do conhecimento – explosão do saber. Intérprete: Leopoldo de Meis. Local: São Paulo. Produtora: USP. Ano: 2007. Duração: 30 minutos.

Uma breve história do saber

O planeta Terra tem aproximadamente 4,5 bilhões de anos, porém a existência do homem, data de aproximadamente 300.000 anos atrás, no século 17 o mundo contava com apenas 150 cientistas, hoje esse número é na casa de 30 milhões. Esse crescimento deve-se ao interesse pelo conhecimento, com a grande busca por inovação houve diversos avanços tecnológicos.

O avanço tecnológico pode ser percebido através dos meios de transporte, desde a origem do homem até a invenção da roda o seu único meio de locomoção eram os pés, sua velocidade era em torno de 6 a 8 km/h. Aproximadamente em 1350 a.C. foram inventados pelos egípcios as Bigas e as Trigas, até as Diligências americanas em 1800 a velocidade chegava a 25 km/h sendo puxado por cavalos, em 1825 um invento mudou a história, a invenção do trem, primeira máquina a se locomover sem ser necessário que animais o puxem, desde então houve um avanço rápido, no fim do século 20 o homem já havia construído máquinas que chegaram a incríveis 200.000 km/h.

No princípio da era cristã a população estimada era de 300 milhões de pessoas e a expectativa de vida de 14 anos. De 1 d.C. a 1850 d.C. a população passou de 300 milhões de pessoas para 900 milhões, e a expectativa de vida aumentou para 30 a 40 anos. Em meados de 1850 houve uma drástica redução de 2/3 da população mundial devido á Peste Bubônica. Devido ao grande avanço das ciências biológicas e da medicina, de 1800 á 2000 a população sextuplicou, passando de 900 milhões para 6 bilhões de pessoas e a idade média chega a 60, 70 ou 80 anos dependendo da região, a partir de então a humanidade começou a ter cabelos brancos com o aumento de idosos.

Com o aumento da idade das pessoas, os hábitos também foram mudados, durante a era cristã os casais que jurarem fidelidade eterna, a mantinha durante uns 6 a 8 anos, pois as pessoas vivam em torno de 14 anos, então logo um dos cônjuges falecia e a jura de fidelidade se findava, porém com o aumento da idade média da humanidade essa jura de fidelidade eterna que antes era de 8 anos aproximadamente, agora passa a ser de 30 ou 40 anos, tornando-se mais difícil permanecer fiel por todo esse tempo, devido a isso surgiu o divórcio.

O excesso de informação também foi uma das coisas que acompanharam a humanidade, em 1700 a biblioteca mais conhecida do mundo ficava na Universidade de Oxford, continha alguns livros científicos, mas a maioria eram livros religiosos. Um professor que quisesse se atualizar, lendo 8 horas por dia descansando sábado e domingo, leria todos os livros científicos disponíveis na biblioteca em 6 a 7 meses e tornar-se-ia o homem com maior conhecimento de termos científicos publicados na época, porém na atualidade isso é impossível, não é possível acompanhar o que foi publicado em um ano mesmo que fosse lido 10 horas por dia durante 365 dias por ano.

Há uma grande quantidade de informações, porém a troca das mesmas tem sido falha e acaba-se por não obter muito conhecimento em pouco tempo, isso devido a superespecialização, isso ocorre pelo fato de haver muitas publicações cientificas e não ser possível dominar todas, por isso recorre-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (31.4 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com