TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Unidade 2 Gestão Estratégica De Pessoas

Trabalho Escolar: Unidade 2 Gestão Estratégica De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  3.127 Palavras (13 Páginas)  •  631 Visualizações

Página 1 de 13

• Pergunta 1

0,25 em 0,25 pontos

Marcelo, Gerente do Departamento Financeiro da empresa Circulo Ltda., recebeu a incumbência de escolher entre Jose e Nanci, dois de seus subordinados, aquele que seria promovido ao cargo de Supervisor do Setor Orçamentário da empresa. Alinhado às abordagens mais avançadas de gerenciamento de pessoas, Souza decidiu pela promoção de Nanci. Ela tem demonstrado ser proativa, possuir capacidade de liderança e de delegação, além de sólida formação acadêmica e habilidade interpessoal. Os insumos relevantes à tomada de decisão de Souza foram orientados para valorização do fator:

Resposta Selecionada: d.

Competência.

Respostas: a.

Pessoa certa para o lugar certo.

b.

Visão de mercado.

c.

Tempo de permanência no cargo.

d.

Competência.

e.

Experiência.

Feedback da resposta: O novo modelo de gestão de pessoas traz uma mudança importante na forma de ver as pessoas. Privilegia o desenvolvimento, a capacidade da pessoa para assumir e executar atribuições e responsabilidades de maior complexidade. A pessoa é avaliada com base em sua capacidade de se entregar para a empresa que, de acordo com Fleury (2004) pode ser entendido como saber agir responsável e reconhecido, que agrega valor à organização, ou seja, com base na competência.

• Pergunta 2

0,25 em 0,25 pontos

Schemes, em 2002, realizou um estudo de caso na empresa Springer Carrier Ltda, que tinha como objetivo identificar suas competências organizacionais essenciais. Para isto, entrevistou executivos de primeira linha, gerentes de segunda linha, técnicos, representante do acionista e alguns clientes da empresa. Concluiu, com base na pesquisa, que a Springer Carrier possui três competências essenciais em seu contexto organizacional: gestão tecnológica voltada para produtos, gestão da produção e gestão de pessoas e ambiente interno.

No que se refere às competências organizacionais, é possível classificá-las em básicas e essenciais, que representam, respectivamente, fatores de: Assinale a alternativa correta.

Resposta Selecionada: e.

Qualificação e diferenciação.

Respostas: a.

Integração e qualificação.

b.

Equilíbrio e diferenciação.

c.

Inovação e qualificação.

d.

Diferenciação e integração.

e.

Qualificação e diferenciação.

Feedback da resposta: As competências organizacionais básicas garantem a sobrevivência da empresa no mercado, entretanto, não lhe conferem vantagem competitiva. Sem o domínio de competências básicas a empresa não consegue disputar níveis mais elevados de competitividade, por outro lado, as competências organizacionais seletivas permitem a diferenciação da organização perante seus concorrentes no mercado. A teoria das competências essenciais está baseada nas ideias de Hamel e Prahalad, que colocam que a competência essencial da empresa é a raiz da sua competitividade, ou seja, os autores destacam o papel dos recursos internos da empresa na construção das competências organizacionais. Para eles, a competência essencial é o conjunto de habilidades e tecnologias que favorecem com que uma empresa possa proporcionar um benefício particular para os clientes, ou seja, um diferencial.

• Pergunta 3

0,25 em 0,25 pontos

No atual ambiente competitivo, as empresas buscam novas e melhores maneiras de responder às crescentes demandas de seus clientes, fornecedores, funcionários, acionistas e sociedade. Posicionamentos diferenciados e modos exclusivos de gerar valor são requeridos a partir de estratégias inovadoras.

Nesse contexto, uma empresa de origem francesa vem empregando vigoroso esforço para sustentar sua posição de liderança no mercado da América Latina. Para tanto, foi solicitado que se montasse um programa de desenvolvimento de pessoal com foco em competências. Você está buscando uma definição para competências de modo que possa se apoiar nela para elaborar o programa. É possível definir competências como: Assinale a alternativa correta.

Resposta Selecionada: e.

repertórios comportamentais que integram, mobilizam ou transferem conhecimentos, habilidades e atitudes, gerando valor econômico à empresa.

Respostas: a.

conhecimentos, habilidades e atitudes que, aplicados à empresa, geram elevados ganhos financeiros ao indivíduo, na parte variável de sua remuneração.

b.

os resultados do trabalho bem feito que quando identificados geram promoções para os funcionários que as detêm.

c.

as habilidades intelectuais dos sujeitos que, aplicadas a situações de trabalho, geram melhores remunerações aos que as detêm.

d.

conhecimentos, habilidades e atitudes que, aplicados a situações de trabalho, enriquecem o valor do cargo.

e.

repertórios comportamentais que integram, mobilizam ou transferem conhecimentos, habilidades e atitudes, gerando valor econômico à empresa.

Feedback da resposta: O desenvolvimento de competências procura o equilíbrio entre o saber, o saber-fazer e o saber-agir. Essa visão sistêmica descreve o processo de aprendizagem no cruzamento entre o que o indivíduo conhece, o que o indivíduo pratica e como se comporta no cenário organizacional. A competência,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com