TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNIDADE 6 GESTAO DE PESSOAS

Artigo: UNIDADE 6 GESTAO DE PESSOAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  1.059 Palavras (5 Páginas)  •  492 Visualizações

Página 1 de 5

PERGUNTA 1

As mudanças estão presentes em toda à parte: na tecnologia, na ciência, na medicina, no ambiente de trabalho, nas estruturas organizacionais, nos valores e costumes sociais, na filosofia e até mesmo na religião. No mundo coorporativo não é diferente. As pressões originadas pelo mercado têm exigido que as empresas mudem constantemente para fazer frente às condições competitivas, exigindo continuamente uma enorme solicitação de adaptação das pessoas em geral, tanto para os jovens como para os mais velhos.

Segundo Kotter, (1996) o estudo de organizações que enfrentaram mudanças com sucesso revela dois padrões importantes. O primeiro considera que a mudança tende a ser associada a um processo de várias etapas, que gera força e motivação suficientes para anular toda fonte de inércia. O segundo considera que:

a.

Esse processo só é eficaz se impulsionado por uma liderança de alta qualidade e não ocorre apenas por meio do gerenciamento.

b.

Esse processo tem foco no desenvolvimento das pessoas e possuem a consciência de que as empresas se desenvolvem através das pessoas.

c.

Esse processo permite que as empresas desenvolvam uma força de trabalho globalmente competitiva, visando alcançar os objetivos da organização.

d.

Esse processo maximiza o envolvimento dos colaboradores no redesenho e realinhamento do projeto de mudança.

e.

Esse processo só é viável para empresas de grande porte.

0,2 pontos

PERGUNTA 2

Quando assumiu o cargo de analista da empresa WYZ, Clarice promoveu a mudança nos processos de avaliação de desempenho dos colaboradores. Nesta ocasião, conhecedora de aspectos referentes à gestão de mudança, pôde constatar que: Assinale a alternativa correta.

a.

As pessoas aceitam indiscriminadamente as informações que recebem, pois têm o objetivo de participar e colaborar ativamente no processo de mudança organizacional.

b.

As pessoas resistem à mudança quando têm elevada tolerância a riscos, autoconceito positivo e elevada autoestima.

c.

O processo de mudança é fácil de ser vivenciado por todos os integrantes da empresa.

d.

O medo do desconhecido e os hábitos dos colaboradores são fontes de resistência à mudança que devem ser levadas em consideração no planejamento do processo de mudança.

e.

O processo de mudança deve ter início com alterações no ambiente físico e no layout da empresa, como forma de marcar simbolicamente o novo momento da empresa.

0,2 pontos

PERGUNTA 3

Todo processo de mudança nas empresas requer reestruturações profundas em sua organização, independentemente da área. Há empresa que vive um clima de estabilidade, com muitos funcionários acomodados e com muito tempo de serviço na organização, crescendo na hierarquia funcional, até mesmo sem terem qualificação para isso. (fonte: administradores.com.br) No que diz respeito ao processo de mudança, assinale a alternativa INCORRETA:

a.

Uma organização está mais preparada para lidar com um contexto de mudanças quando seus membros têm a liberdade de expressar suas diferenças.

b.

A mudança é inexorável, mas não há um modelo único como pré-condição para a eficácia da mudança.

c.

Reconhecer que o ser humano tem necessidade de estabilidade, que se traduz em resistência à mudança, demanda do líder a capacidade de acompanhar e administrar os níveis de ansiedade, insegurança e resistência.

d.

Para empreender um processo de mudança uma empresa necessita promover situações que envolvam modelos mentais, o que significa que ao constatar a dificuldade de mudança em organizações tradicionais, constituídas por pessoas arraigadas aos modelos e valores que se formaram durante anos, é possível processar a mudança somente através da reestruturação do quadro de pessoal.

e.

Na contemporaneidade um dos papéis do gestor de pessoas é ser agente de mudança, mantendo comportamento socialmente responsável.

0,2 pontos

PERGUNTA 4

Qualquer mudança requer o desejo de que ela aconteça. Para tanto, precisa existir o conhecimento profundo da organização e de seus negócios, chamado de diagnóstico organizacional. Nessa hora é preciso buscar a visão macro da empresa; é quando são levantados: os dados de como ela está em relação à concorrência e seus clientes; seus problemas e suas causas geradoras; análise da situação atual; seus pontos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com