TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Unidade de Aprendizagem: Geografia Geral e do Turismo

Por:   •  8/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  914 Palavras (4 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

Avaliação a Distância

Unidade de aprendizagem: Geografia Geral e do Turismo

Curso: Turismo.

Professor: Nilzo Ivo Ladwig.

Nome do estudante: Thais Soares.

Data: 24/03/2016.

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

A Importância da Geografia para o Turismo:Uma Análise do Conceito de Risco

Janine Gisèle Le Sann

Resumo

Reflete-se sobre as contribuições da Geografia nos estudos de planejamento de atividades turísticas. Apresenta-se e discute-se o conceito de risco, presente nos estudos geográficos desde o final da década de 1990. A catástrofe que afetou a Ásia do Sul, região com fortes atrativos turísticos, em 26 de dezembro de 2004, reforça a importância desse conceito, integrado aos estudos, visando ao planejamento de atividades turísticas, assim como, dos métodos de pesquisa e representação, ligados ao entendimento, à divulgação e à avaliação da amplitude e das prováveis consequências de riscos ambientais, em diversas escalas. Assim, a leitura, a análise e a interpretação de diagramas, cartas e mapas, de imagens de satélite e de fotografias aéreas devem fazer parte da formação dos turismólogos interessados no planejamento de atividades turísticas, em escalas locais e regionais.

Palavras-chave: Turismo. Risco. Métodos da Geografia. Estudos Turísticos.

A atividade exigida é que após ter lido o texto disponível na midiateca (A Importância da Geografia para o Turismo:Uma Análise do Conceito de Risco), você deve produzir um texto (resenha), de no mínimo 30 linhas, explicando 2 fatos que lhe chamaram a atenção na leitura priorizando responder qual a importância da geografia no planejamento e na gestão do turismo.

  • O texto deve ser de cunho dissertativo-argumentativo;
  • Seu ponto de vista deve estar apoiado em argumentos sempre que possível usar de referencial bibliográfico complementar.
  • O texto deve ser redigido na modalidade padrão da língua portuguesa.

Desde a década de 90 que se identifica e questiona-se o conceito de risco evidente na Geografia, devido à catástrofe ocorrida na Ásia do Sul em dezembro de 2004. Por ter afetado uma região com fortes atrativos turísticos torna-se sério e considerável não somente o planejamento das atividades turísticas, como também os métodos de pesquisa e representação relacionado ao saber, ao anúncio e à observação da dimensão e das possíveis efeitos ambientais, em variadas escalas.

Na obra La géographie ça sert, d’abord,à faire la guerre escrita pelo autor Yves Lacoste e publicada em 1976 foi mencionado que os norte-americanos usaram teses

de doutorado de geógrafos franceses para planejar seus ataques ao Rio Vermelho no Vietnam em 1972. Ocorreu então um mapeamento detalhado da rede hidrográfica do delta possibilitando o bombardeio sobre determinados locais com o objetivo do enfraquecimento dos diques, causando o rompimento de um imenso fluxo de água e assim sendo ocasionando a catástrofe.

Palavra derivada do grego Geographía, "Geo" significa "Terra" e "grafia", comunicação escrita, seja por meio de letras ou de outros símbolos. É a ciência que estuda a Terra, descrevendo sua superfície, seus acidentes físicos, clima, solo e vegetação. Também estuda a relação do ser humano com esse meio natural onde vive. Na Geografia o significado da expressão “Geo” não se define somente como superfície terrestre porque se refere tanto aos objetos distribuídos no espaço geográfico quanto aos processos naturais, socioculturais e tecnológicos compreendidos na produção desse espaço.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (400.5 Kb)   docx (76.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com