TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Unigran

Monografias: Unigran. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  641 Palavras (3 Páginas)  •  685 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADE REFERENTE ÀS AULAS 06, 07 E 08

O ALUNO DEVE ENVIAR ESTAS QUESTÕES RESOLVIDAS NO PORTFÓLIO – AULA 08

VALOR TOTAL DA ATIVIDADE = 3.50

QUESTÃO 01: SE O OBJETIVO DA POLÍTICA MACROECONÔMICA É REDUZIR A INFLAÇÃO, QUE TIPO DE POLÍTICA FISCAL DEVE SER ADOTADA: EXPANSIONISTA OU CONTRACIONISTA? QUAIS OS INSTRUMENTOS DE POLÍTICA FISCAL QUE DEVEM SER USADOS? QUAL É A CONSEQUÊNCIA POSITIVA E NEGATIVA DESSA POLÍTICA? (VALOR = 0.75)

Contracionista - quando o objetivo é reduzir a demanda agregada, por exemplo, quando a economia está em um período de expansão excessiva superaquecimento econômico necessidade de retração econômica, em consequência da excessiva inflação que se constrói neste cenário.

Instrumentos a serem usados é reduzir os gastos do governo para desacelerar a produção e aumentar os impostos para que as pessoas não consumam tanto e as empresas invistam menos. Positiva- reduz a demanda agregada de forma a gerar excesso de oferta agregada de bens. Negativa – ira diminuir o nivel de renda e os preços do mercado.

QUESTÃO 02: COM RELAÇÃO À POLÍTICA MONETÁRIA, CITE TRÊS INSTRUMENTOS DE POLÍTICA MONETÁRIA QUE O GOVERNO DEVERIA ADOTAR SE TIVESSE COMO PRINCIPAL OBJETIVO O AUMENTO DO NÍVEL DE EMPREGO? (VALOR = 0.75)

Politica monetária e regime cambial – instrumentos de politica monetária – objetivo da politica monetária

QUESTÃO 03: DEFINA: (VALOR = 1.50)

a) Inflação de demanda

Resposta: É considerado o tipo mais clássico de inflação, quando a economia está em pleno emprego de todos os recursos produtivos que possui, se houver um aumento da demanda agregada, a economia não terá condições de aumentar a oferta, pois já não possui recursos disponíveis para isso. Consequentemente, um aumento no nível geral de preços do país.

b) Inflação de custos

Resposta: Também denominada inflação de oferta está relacionada diretamente com os custos de produção e a demanda agregada permanece inalterada, e ocorre devido à redução na oferta de fatores de produção, consequentemente, os preços dos mesmos aumentam. Dado que o nível de demanda agregada permanece o mesmo, os produtores e empresas se deparam com menores chances de lucro. Assim, para não terem seus lucros reduzidos, os produtores e empresas repassam o aumento dos custos de produção ao preço dos produtos.

c) Taxa de câmbio

Resposta: É uma das variáveis mais importantes na Macroeconomia,

Principalmente, quando se refere ao comércio internacional, quando um país pretende negociar com outro, é o preço de uma moeda estrangeira, medido em unidades ou frações da moeda nacional. A taxa de câmbio reflete, assim, o custo de uma moeda em relação à outra, dividindo-se em taxa de venda e taxa de compra. Pensando sempre do ponto de vista do banco, a taxa de venda é o preço que o banco cobra para vender a moeda estrangeira a um importador, enquanto a taxa de compra reflete o preço que o banco aceita pagar pela moeda estrangeira que lhe

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com