TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Unigran Pedagogia

Dissertações: Unigran Pedagogia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/3/2014  •  342 Palavras (2 Páginas)  •  1.161 Visualizações

Página 1 de 2

Atividades da Aula 02

2.1 Escreva dentro dos parênteses Verdadeira ( V ) ou Falsa ( F ) conforme considerar cada afirmativa: Valor: 0,5

Na brincadeira a criança pode fazer, por meio da imaginação, tudo o que é proibido ou impossível realizar na vida real, tal como dirigir uma astronave ou transformar-se num dinossauro, numa fada ou num príncipe encantado, esse “faz de conta” permite à criança desenvolver a capacidade simbólica que amplia os processos cognitivos.

( V )

A Organização das Nações Unidas (ONU) elaborou a Declaração Universal dos Direitos da Criança, assinada em 1959, em dois dos seus 10 princípios declara o direito da criança brincar e divertir-se, responsabilidade da sociedade e das autoridades públicas.

( V )

A Constituição da República Federativa do Brasil, de 1988, nossa Carta Magna, em seu Artigo 227, assegura o direito à criança à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, (...) ao respeito, à liberdade, entre outros...

( V )

Em 1989, nova carta da ONU afirma que: “Brincar é um dos traços característicos da primeira infância. Por meio da brincadeira a criança, além de se divertir, amplia suas capacidades físicas, intelectuais, sociais, afetivas e éticas”.

( V )

O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, publicado em 1990, que apresenta sugestões para todos os profissionais que trabalham com esta faixa etária, afirma o direito da criança brincar, praticar esportes e divertir-se.

( F )

Vygotsky afirma que a qualidade lúdica também está presente nas ações mais elevadas como o sacrifício, o canto, a dança, o combate, pois todos seguem um “ritual”, presente também nas brincadeiras e no jogo infantil.

( F )

O direito da criança brincar, garantido em diferentes organismos internacionais e legislações brasileiras não é atendido pelas políticas públicas dos governantes pois ainda faltam locais adequados, principalmente nos centros das grandes cidades.

( F )

No século XX surgiram muitos organismos preocupados em defender a criança e seu direito à brincadeira. Dentre eles destacamos a Associação Internacional pelo direito da Criança Brincar (IPA), cuja frase síntese é: Brincar é coisa séria. Brincar é aprender de forma lúdica.

( F )

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com