TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Universidade E Ciência - tópico 1

Exames: Universidade E Ciência - tópico 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/2/2015  •  205 Palavras (1 Páginas)  •  318 Visualizações

1) Analisando a história da universidade no Brasil, aponte em que época iniciou-se o processo de transformação do ensino superior para a condição de universidade. Comente em que condições este fenômeno educacional aconteceu.

A transformação do ensino superior para condições de universidade ocorre após 1930. Ocorre na era Vargas, um período de industrialização e urbanização.

2) Os institutos e faculdades isoladas podem prescindir da pesquisa e da extensão, valendo-se apenas do ensino para exercer sua função educativa. Assim, responda: quais condições ou qualidades são imprescindíveis para que se defina uma instituição de ensino como universidade? Que vantagens (estas condições) asseguram ou proporcionam a quem estuda em uma universidade?

As condições são: Ser uma instituição de ensino superior, públicas e privadas, e possuir variados graus de abrangências ou especialização. Aos estudantes acarreta a redução nos custos por tais instituições, se comparados às universidades, que garantem as três funções, cumprir exigências como corpo docente titulado e contratado em regime de dedicação, com produção intelectual qualificada.

3) Comente objetivamente sobre os dois modelos de ensino superior que se configuram no Brasil.

Neonapoleônicas- são unidades isoladas destinadas a formação de técnico profissional dando ênfase ao ensino.

Neohumboldtianas- são voltadas para a formação de profissionais pesquisadores com sua estrutura ligada a projetos, entre outros.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com