TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Universidade Para Quem?

Por:   •  1/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  891 Palavras (4 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA

COLÉGIO UNIVERSITÁRIO - CABRÁLIA

UFSB PARA QUEM?

       

  Trabalho apresentado ao professor Álamo Pimentel. Discentes: Anna Paula do Amparo Souza, Ariana Silva Leal Santos, Brena Queiroz de Sousa, Elisângela Braz.

Santa Cruz Cabrália - 2019

BAHIA

RELATÓRIO ESTUDO UFSB PARA QUEM?

No dia 09 de julho de 2019, reunimos com nossa turma do componente curricular Universidade e Sociedade, com destino a UFSB. Acompanhados do Professor Álamo Pimentel, nosso objetivo naquele dia era realizar um estudo para compreender o significado da UFSB do ponto de vista da comunidade brasileira inserida no cotidiano da universidade.

O nosso grupo, composto pelas discentes, Anna Paula,  Ariana, Brena e Elisângela, em dias anteriores elaboramos perguntas relacionadas ao nosso tema, nosso objetivo era saber o que a UFSB significa para os discentes e gravar vídeos ou áudios com as respostas dos entrevistados sistematizando as informações sobre o entrevistado onde futuramente realizaremos uma apresentação.

Na pesquisa de Campo, Ariana e Brena não compareceu por motivos relacionados ao transporte, porém participaram ativamente na elaboração e finalização do trabalho.

Chegando ao local da pesquisa, nos preparamos para ir em busca de pessoas para serem entrevistas, na expectativa de obter o máximo de informações, naquele momento estávamos ansiosas e otimistas para a coleta de dados.

Nossas perguntas foram diretamente sobre o tema, levamos o entrevistado a um bate-papo agradável para que em nenhum momento o mesmo se sentisse constrangido. Nas entrevistas que fizemos percebemos uma que algumas respostas às questões que foram feitas eram praticamente as mesmas. Entrevistamos três discentes, Jociara de Aquino Borborema há um ano e quatro meses na UFSB, Maria Caroline Ferreira três anos na UFSB e Ailque Matos três anos na UFSB.

Ao perguntar qual a dificuldade que tiveram para ingressar na universidade, duas responderam que tiveram dificuldade o qual estava relacionado com a localização da universidade, o momento de fazer a inscrição também foi uma das dificuldades ressaltadas e o número de vagas. A Maria Caroline disse que não teve dificuldade por que no primeiro momento não era seu objetivo sair do ensino médio logo pra universidade. Uma das maiores dificuldades para permanência na universidade de todas é concilias horário de trabalho com os estudos, uma delas obteve por se dedicar aos estudos e deixar o trabalho.

O que a levaram escolher a UFSB é o fato de ser a única universidade federal na região, por ser  a única opção e de não ter condições de ir a uma outra cidade para estudar,  por dar ao aluno a oportunidade de cursar um interdisciplinar e depois escolher o curso, abraça várias classes sociais.

         Todas tiveram incentivo familiar para ingressar na universidade, mesmo em alguns casos os familiares não terem cursado em uma universidade não foi um problema para o incentivo das mesmas.

Em algum momento do decorrer do percurso todas pensaram em desistir, motivos financeiros, desgaste emocional, dificuldade em se adaptar ao ensino por não ter obtido um ensino fundamental com um nível elevado, o cansaço, quando o rendimento não é aquilo que achou que teria. Questionadas sobre a questão do preconceito dentro das universidades duas delas disseram que não sofreram preconceito diretamente, mas que aconteceram algumas coisas que as deixaram muito chateadas, como a questão do racismo. Já a Ailque sofreu alguns preconceitos relacionados a questionamentos que ela como universitária iria pintar o cabelo, virá feminista de todos os jeitos. E uma das coisas que ela relatou sobre o preconceito que sofreu é que:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (188.6 Kb)   docx (92.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com