TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Por:   •  21/12/2019  •  Trabalho acadêmico  •  741 Palavras (3 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN

Professora: Prof. Marcia Betânia de Oliveira – Pesquisa Educacional Aluna: Jhéssyca Kátlen De Freitas Souza – 2° Período de Pedagogia

Faculdade De Educação – FE

1 - Questões iniciais

1.1 Primeiro encontro 06.11.19

Primeiras impressões da aula de Pesquisa educacional eu achei as propostas que a professora passou de fazemos as atividades pela internet um método muito eficaz, pois hoje em dia passamos muito tempo nas redes, também achei legal ver de novo à explicação sobre a plataforma cape, pois no meu curso técnico no Ifrn vi pouca coisa sobre. Professora muito simpática e minhas expectativas para a disciplina é que aprofundemos mais na área de artigo cientifico.

1.2 - “Educar pela pesquisa” (Pedro Demo)

Como se constrói conhecimento de varias formas com métodos, metodologia, métodos empíricos, lógico experimental. Pesquisando que se constrói conhecimento, e conhecimento é poder contra a ignorância, contra a manipulação.

Pesquisa como princípio educativo com a pesquisa o aluno se esforça mais e aprende mais, e nas universidades brasileiras temos um programa chamado (PIBIC) o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica visa apoiar a política de Iniciação Científica desenvolvida nas Instituições de Ensino e/ou Pesquisa, por meio da concessão de bolsas de Iniciação Científica e despertar vocação científica e incentivar novos talentos entre estudantes de graduação, segundo Pedro demo o aluno que mete a cara na pesquisa ira aprender mais do que aquele que ouvi a aula, o aluno que se diferencia é o aluno que pesquisa.

 ‘A base da educação escolar é a pesquisa, não a aula. A pesquisa deve ser atitude cotidiana no professor e no aluno. ’ – Pedro Demo.

1.3 - SIMPOSEDUC/SEMANARTE

ENCONTRO DO DIA 20.11.19

          Participação nas atividades do Simposeduc/Semanarte, Mesa-redonda: Praticas Pedagógicas inclusivas na infância, A professora Juliana do colégio Aplicação UFSC. Ela falou das atividades e atitudes que favoreçam práticas inclusivas através do exercício da solidariedade, alteridade e respeito às diferenças. E uns grupos de crianças fizeram uma apresentação com o tema os lixos digitais como estão mais tempo no celular e esquecemos-nos do próximo, hoje em dia quase todas as crianças entre 7 a 12 anos já possuem celulares e o prejuízo que isso causara é enorme. É verdade que o celular é uma ferramenta muito fácil e rápido de acesso a informação, mas será que as crianças saber usar para o saber? Com os jogos, e filmes as atividades escolares ficam em ultimo plano prejudicando a aprendizagem e atrasando a criança.

 

2 - Aponte os principais destaques pelos autores dos textos trabalhados. Caso queira, pode referenciar os autores dos textos, inclusive com citações deles

2.1 - Conhecimento cientifico em outras palavras, é todo e qualquer conhecimento

produzido sistematicamente através de um método previamente definido,

apoiado em técnicas de investigação que proporcione o conhecimento acerca

de um determinado objeto de estudo. O conhecimento da experiência cotidiana (senso

comum) e aquele produzido a partir de procedimentos sistemáticos visando o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (181.8 Kb)   docx (95.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com