TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Universidade Estadual do Norte do Paraná

Por:   •  6/8/2022  •  Trabalho acadêmico  •  291 Palavras (2 Páginas)  •  84 Visualizações

Página 1 de 2

UENP – Universidade Estadual do Norte do Paraná[pic 1]

Campus de Jacarezinho

Curso de História

Disciplina de Brasil Independente

Docente: Janete Leiko Tanno

                     Nome: Giovanna Antonielli Nogueira (2Ano/Noturno)

         Elaborar uma questão sobre os temas tratados, a saber: lazer e educação, a partir do enfoque dado pelos vídeos.

             1) Lazer: Com base no webdocumentário: O Rio de Janeiro da Belle Époque, a modernização foi de extrema importância, e por meio da fotografia, revistas, jornais e cinema é possível entender como foi essa transformação. Segundo o professor Antônio O. Júnior: “Trabalhar com todos esses meios de comunicações é tentar perceber de que forma sob diferentes interpretações a gente pode reconstruir e recompreender de que forma essa belle époque carioca cria uma situação”. Sabemos que a Belle Époque carioca, fez intensas modificações na cidade, criando uma concepção de embelezamento, coexistindo com a ideia que é necessário a modernidade. Conforme essas informações responda: “Por que foi necessária uma modernidade no Rio de Janeiro?

2) Educação: Após assistir o webdocumentário, podemos questionar “Qual a influência do positivismo na educação e como repercutiu durante a Belle Époque no Rio de Janeiro”? Segundo a fala do professor Luiz Otávio ‘’Os Positivista defendia reformas sociais, sobretudo, reforma relacionado à educação’’, é possível entender que através da criação das escolas politécnicas, onde teve influência positivista. Posteriormente, houve a separação da igreja e do estado, ou seja, o ensino laico, caracterizado por princípios e ideias cientifica.  

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS

Webdocumentários. O Rio de Janeiro da Belle Époque disponível em: https://www.youtubube.Com/playlist?list=PL47eoQ3wUx8b3ngbk9IBilsHNRWhoBsq. Acesso: 10/01/2021.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (82.1 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com