TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROBLEMAS...NÃO HÁ QUEM NÃO POSSA RESOLVÊ-LOS

Casos: PROBLEMAS...NÃO HÁ QUEM NÃO POSSA RESOLVÊ-LOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2013  •  912 Palavras (4 Páginas)  •  537 Visualizações

Página 1 de 4

MOTIVAÇÃO

“Os valores em que acreditamos devem se encarnar em nós e se transformar em qualidades”

Gabriel Perissé

Enquanto professora, considero dois aspectos no processo ensino-aprendizagem, um é a aprendizagem dos alunos, o outro é que enquanto ensino também aprendo.

Nessa relação, passei a observar meus alunos, o meio, a família e todos os envolvidos neste processo de forma crítica que me leva a procurar, cada vez mais, formas diferenciadas de como posso contribuir para a aprendizagem desses alunos e para minha própria aprendizagem.

JUSTIFICATIVA

Lecionar matemática e me preocupar com minha formação e desenvolvimento profissional em prol da aprendizagem de nossos alunos é que me fez escolher a linha 2.

São infindáveis as discussões a cerca do processo de ensino e aprendizagem de matemática, cabe a nós educadores estarmos mais e mais preparados e preocupados com o nosso aperfeiçoamento para sabermos enfrentar o cotidiano na sala de aula .

Além disso, como profissional da educação, me sinto valorizado em poder está sempre atualizado na área em que atuo, buscando sempre novas formas de levar e buscar conhecimentos.

TEMÁTICA

Quais os objetivos do ensino da matemática?

Por que ensinamos matemática?

Quando nos questionamos dessa forma, observamos que uma das respostas que ouvimos com maior freqüência entre os profissionais dessa área é que ensinar matemática é capacitar nossos alunos para resolver problemas.

Muitas vezes nossos alunos, mesmo que sejam capazes de operar corretamente, quando se deparam com um problema, muitas vezes não conseguem resolvê-lo, tem muita dificuldade em interpretar o que está no enunciado e em até de saber quais recursos que poderá e ou deverá utilizar.

Diz Luiz Roberto Dante em seu livro Formulação e resolução de problemas de matemática:

Os estudos e pesquisas em educação matemática apontam que é necessário enfatizar mais a compreensão, o envolvimento do aluno e a aprendizagem por descoberta. Ambos, compreensão e descoberta, exigem mais pensamento. E mais pensamento implica maior uso de atividades de resolução de problemas.

Desenvolver conceitos matemáticos, princípios e algoritmos através de um conhecimento significativo e habilidoso é importante. Mas o significado principal de aprender tais conteúdos matemáticos é ser capaz de usá-los na construção das soluções das situações-problema. (Larry L. Hatfield)

Sabendo que tudo que a criança aprende pode ser usado como um instrumento de pensamento que servirá para auxiliá-la na habilidade de registrar e lembrar-se ampliando assim sua capacidade de resolver problemas, pretendo estudar o maior objetivo da instrução matemática que é levar o aluno a aprender a resolver problemas matemáticos.

SÌNTESE

O livro Educação Matemática Números e operações numéricas teve origem no projeto Ensinar é Construir dirigido à formação de professores. Em sua apresentação ele é capaz de mostra a características do projeto e nos mostra que os desenvolvimentos nas ciências em que se baseia a educação precisam ser motivo de inquietação para o professor, levando-o a novas aprendizagens.

A formulação e Resolução de problemas de matemática, do Luiz Roberto Dante é um livro dirigido a professores que trabalham com matemática no ensino fundamental e mostra as várias interpretações da expressão “formulação e resolução de problemas”

Ernesto Rosa Neto no livro Didática da Matemática fala da História da Matemática, do construtivismo, da escola tradicional e escola renovada além de abordar assuntos diretamente sobre conteúdos matemáticos como geometria e problemas

Além desses livros citados também li vários artigos da revista cálculo entre outros livros que também abordavam de forma mais superficial o assunto em questão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com