TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uso Abusivo De Drogas

Trabalho Escolar: Uso Abusivo De Drogas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2014  •  2.052 Palavras (9 Páginas)  •  440 Visualizações

Página 1 de 9

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

NOME DO(S) AUTOR(ES) EM ORDEM ALFABÉTICA

PROJETO DE PESQUISA

USO ABUSIVO DE DROGAS

Cidade

Ano de entrega

NOME DO(S) AUTOR(ES) EM ORDEM ALFABÉTICA

PROJETO DE PESQUISA

USO ABUSIVO DE DROGAS

Trabalho apresentado ao Curso (nome do curso) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [Nome da Disciplina].

Prof.

Cidade

Ano de entrega

INTRODUÇÃO

Neste trabalho falaremos a relação do projeto de pesquisa sobre as drogas aqui no municipio de São Miguel do Araguaia-GO,vamos falar sobre as drogas, Muitos não sabem o que são, como são utilizadas, de onde vem, como são transportadas, e o que estes jovens fazem para começar desde de cedo nessa rotina, onde pensa que seja um refugio para seus estreses, nesses dias de hoje busquei introduzir toda a relação desse assunto .Não sabía de muitas coisas até então. Através dessa pesquisa ficamos sabendo de muitas outras coisas que até julgávamos impossível acontecer. “coisas” que a droga causa no ser humano, todo o projeto gira em torno desse foco das drogas e como previnir.

PROJETO DE PESQUISA DE USO ABUSIVO DE DROGAS

APRESENTAÇAO

Este projeto de Pesquisa vem abordar o tema sobre o Uso Abusivo de Drogas onde, aqui em São Miguel do Araguaia através da instituição onde estou atuando como estagiaria pude ver diversos conceitos, então escolhi este tema, pois e muito abrangente nesse assunto que e mundial. São ao todo 70 usuarios com intuito de querer uma vida melhor sair daquele abismo, e serem bem visto na sociedade. Com a ajuda de varios funcionarios e profissionais da area de atuação e a colaboração da sociedade.

Nos últimos vinte anos, o consumo de drogas, principalmente o de bebidas alcoólicas, vem aumentando no Brasil. O mesmo tem acontecido com o uso de maconha, cocaína e crack (SENAD, 2010). É muito importante observar que o uso de drogas está associado a um número muito grande de problemas, principalmente violência, acidentes e AIDS (SENAD, 2010). Portanto, o uso de drogas é um fenômeno sociocultural complexo, o que significa dizer que sua presença em nossa sociedade não é simples.

Não só existem variados tipos de drogas, mas também são diferentes os efeitos por elas produzidos e a adolescência - período marcado por mudanças e curiosidades sobre um mundo que existe além da família - representa um momento especial no qual a droga exerce forte atrativo.

Faz-se necessário, uma educação preventiva e a conscientização de todos os envolvidos no projeto: crianças, adolescente, famílias, educadores sociais, enfim, toda a comunidade sobre os efeitos e conseqüências maléficas causadas por essas substâncias à vida humana em todos os seus aspectos físico, psíquico e social.

O projeto viabilizará informações sobre as conseqüências físicas, psicológicas e sociais do uso das drogas na adolescência, além de realizar uma campanha socioeducativa sobre drogas. O trabalho será desenvolvido pelas equipes do CRAS, CREAS, Conselho Tutelar e demais parcerias firmadas. O objetivo deste projeto é a luta pela valorização da vida como um bem social a serviço da construção de uma sociedade mais digna e fraterna. Por isso eu quero vida saudável todo dia.

JUSTIFICATIVA

O projeto surgiu da necessidade urgente de se fazer algo concreto e falar abertamente sobre as drogas e de trocar e adquirir informações sobre o assunto. Entende-se, que a adolescência é uma fase conflituosa da vida, devido às transformações biológicas e psicológicas vividas. Surgem as curiosidades, os questionamentos, à vontade de conhecer, de experimentar o novo, mesmo sabendo dos riscos. O encontro dos adolescentes com as drogas e um fenômeno muito mais freqüente do que se pensa e por sua complexidade, difícil de ser abordado.

Diante da gravidade do quadro, o assunto vem recebendo tratamento de alta prioridade do Governo Federal, dentro do princípio do compartilhamento das responsabilidades com os governos estaduais e municipais e sociedade civil. A orientação adotada é a de que o combate ao uso indevido das drogas exige que não só o setor público, mas as comunidades em geral se conscientizem da magnitude do problema e se mobilizem atuando de forma coletiva, integrado esforços e maximizando resultados.

Conforme informações de um documento elaborado pela Organização das Nações Unidas (ONU), demonstra a necessidade de mais eficiência e eficácia nas campanhas de prevenção, para evitar que mais jovens continuem se escravizando ao vício, particularmente no caso de drogas com elevada capacidade de causar dependência e que costumam implicar danos sérios, muitas vezes irreparáveis.

Num país com as características do Brasil o combate às drogas precisa mostrar eficiência particularmente no que diz respeito à prevenção, para evitar o aumento do número de usuários. Válida em relação a qualquer droga ilícita, a estratégia é particularmente necessária no caso do crack, pelos seus efeitos danosos à saúde dos usuários e pelo fato de as conseqüências se estenderem a familiares e pessoas próximas.

Portanto, pensar em prevenção ao uso de drogas, nos remete à família, à escola, programas sociais e a sociedade. Para o trabalho que propomos quanto à prevenção ao uso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com