TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uso De Flúor Profissional

Artigos Científicos: Uso De Flúor Profissional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/5/2014  •  297 Palavras (2 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 2

• Profissionais

Dentre os produtos que contém alta concentração de fluoreto e tem sua aplicação tópica profissional, destacam-se os géis fluoretados, e os vernizes tipo Duraphat®, além de selantes e materiais restauradores liberadores de fluoreto.

O gel fluoretado foi desenvolvido com o objetivo de manter o fluoreto em contato muito mais íntimo e prolongado com as superfícies reativas do dente (OSTROM, 1984). O gel fluoretado pode ser encontrado neutro ou acidulado, tendo no segundo uma maior formação do CaF2, pois a liberação de íons de cálcio da superfície dental aumenta a reatividade com o fluoreto do produto.

Já o verniz fluoretado foi desenvolvido por Schmidt em 1964 na Europa, com o propósito de prolongar o contato entre esmalte e íons de flúor, pois tem capacidade adesiva. (SEPPÄ, 1991). O mais utilizado é o do tipo Duraphat®. O verniz ainda possui alta quantidade de flúor, cerca de 2,26% (22.600 ppmF), enquanto o Gel fluoretado apresenta em sua formula neutra 9.000 ppm de F (0,9 mg F/g de gel), e na fórmula acidulado 12.300 ppm de F (1,23 mg F/g gel). (CURY, 2014).

De acordo com Hebling e Bausells (1997) e Rölla, Ogaard e Cruz (1993), “A presença constante de flúor no meio bucal mediante a utilização dos métodos tópicos ocorre pela formação de depósitos de fluoreto de cálcio (CaF2) sobre as superfícies de esmalte, servindo como reservatório de íons flúor.”

A aplicação desses produtos deve ser feita apenas por profissionais, nos limites de uma clínica odontológica. Em ocorrência da alta capacidade de concentração de fluoreto no meio bucal, é recomendável que antes da aplicação, se faça uma limpeza bucal eficiente no paciente.

A aplicação tópica de fluoreto beneficia não só as superfícies dentais que apresentam lesão cárie, mas também outras superfícies nas quais a lesão ainda não está visível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com