TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO PROFISSIONAL - O USO DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO

Por:   •  21/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.154 Palavras (9 Páginas)  •  421 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

POLO PINDAMONHANGABA

CURSO PEDAGOGIA

DISCPLINAS NORTEADORAS – FUNADAMENTOS FILOSÓFICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO, TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL.

REJANE DEAMORIM MACEDO – RA 2.868.940.633

O USO DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO

Eliane Maria da Silva Anunciação

CUNHA/SP

2015

INTRODUÇÃO

A inserção dos recursos tecnológicos na educação, hoje, se faz necessário  devido a evolução da tecnologia no mundo globalizado em que vivemos. Por isso apresento nesse trabalho,  a importância do uso das tecnologias na sala de aula de forma abrangente e consciente já que as mudanças estão aí, e que temos que nos adaptarmos a novas possibilidades que trazem encantamento e sedução a quem dela faz uso, também traz a necessidade de refletir sobre a  formação do aluno como também do professor.A utilização da tecnologia se tornou uma ferramenta indispensável na educação, ela traz uma enorme contribuição para a pratica escolar.

DESENVOLVIMENTO

Ambiente / Sala Temática: Sala de Informática

Usuários: Crianças de 6 a 12 anos

Recursos Tecnológicos : Computador e Notebook

Justificativas e estratégias de uso: Auxiliar no aprendizado com qualidade as novas formas de comunicação que  colocam um novo processo de construção do conhecimento.

 Objetivos:  A tecnologia proposta para aprendizagem tem objetivo ensinar aos alunos as possibilidades de interação que ocorrem na relação professor x aluno e o  como o conhecimento contribui para o desenvolvimento de uma aprendizagem significativa, prazerosa e eficaz, capaz de despertar no educando, o interesse e a motivação pela busca da informação.

 Aplicação de tecnologias assistivas: Serão entendidas como um instrumento de promoção de inclusão, auxiliando  o desempenho de alunos com deficiência,  na superação de dificuldades funcionais para a realização de atividades dentro da rotina escolar, especialmente no campo do acesso ao computador, das tecnologias para a comunicação alternativa e dos recursos pedagógicos que facilitam a acessibilidade e a aprendizagem.

A sala de aula deve deixar de ser o lugar das carteiras enfileiradas para se tornar um local em que professor e alunos podem realizar um trabalho diversificado em relação a conhecimento e interesse. O papel do professor deixa de ser o de "entregador" de informação para ser o de facilitador do processo de aprendizagem. O aluno deixa de ser passivo, de ser o receptáculo das informações para ser ativo aprendiz, construtor do seu conhecimento. Portanto, a ênfase da educação deixa de ser a memorização da informação transmitida pelo professor e passa a ser a construção do conhecimento realizada pelo aluno de maneira significativa, sendo o professor o facilitador desse processo de construção.

O uso da Tecnologia cria métodos de trabalho para os professores, gerando  mudanças pedagógicas,  deixando de "automatizar o ensino"e  preparando o aluno para ser capaz de trabalhar usando o computador como recurso facilitador do processo de aprendizagem.

Isso implica em entender o computador como uma nova fonte de conhecimento e de transmissão da informação de maneira rápida e atualizada.

O computador têm se tornado um recurso indispensável no ambiente escolar. Essas mudanças vêm acontecendo com muita rapidez e tornam-se perceptíveis. Os padrões tradicionalmente conhecidos de ensino estão dando lugar a novas formas de construir conhecimentos.

 A educação e novas tecnologias, caminhando juntas, rumo a um futuro onde o ato de ensinar e aprender se tornem bem mais agradáveis. O uso e desenvolvimento da informática levaram o computador a se tornar parte do cotidiano das pessoas e a educação não devem ficar alheia a esse processo, isso impõe aos profissionais envolvidos o enfrentamento de novos desafios. 

Por outro lado, é preciso deixar bem claro, que a informática deve ser vista apenas como uma importante auxiliadora no processo ensino aprendizagem, e que de maneira alguma irá substituir o professor no papel de educador principal e direcionador do conhecimento, e que o mesmo só precisa estar aberto a novos meios de se transmitir esse conhecimento, para que aluno e professor possam então de mãos dadas ter um bom desempenho ao que diz respeito à educação.

É de suma importância esclarecer que o professor, hoje educador, jamais perderá, na prática, sua importância, uma vez que é ele quem auxilia e direciona o aluno a novas descobertas. Cabe a ele, assim como à escola, o papel de incentivar a aprendizagem e a curiosidade epistemológica, a fim de se ter um cidadão, um sujeito consciente de seus direitos e deveres nesta sociedade. No entanto, cabe também à escola e ao professor a função de implementar a tecnologia no espaço educativo, para que o aluno, ao sair da escola, esteja apto a entender e a manipular a tecnologia utilizada pela sociedade do século XXI.
Assim, os professores devem procurar atentar para as novas formas de tecnologias oferecidas, é papel do educador reciclar-se e estar preparado  para as novas atualidades e tendências, para que o mesmo possa então ser um instrumento de repasse desses novos conhecimentos referentes a área de informática na educação, fazendo assim com que suas aulas que antes eram consideradas “chatas”, fiquem mais enriquecidas e faça com que os alunos possam então despertar mais para esse mundo tão atrativo e desbravador que é a informática.

 A informática, na escola, deve ser vista como uma amiga do professor e nunca como uma rival. O papel do educador é ser facilitador da aprendizagem, pois é ele quem vai dinamizar todo este novo processo de ensino-aprendizagem por intermédio dessa ferramenta, explorando-a ao máximo com criatividade, conseguindo o intuito maior da Informática Educativa traga maio envolvimento, por parte do aluno na aprendizagem, promovendo a construção do conhecimento.

Alguns fatores importantes na utilização de computadores por crianças e adolescentes na escola e trazem  impactos diretos no aprendizado. A tecnologia da informação representa importante papel no cenário da educação, não devendo entretanto, representar uma finalidade em si mesma, mas sim sendo utilizada como ferramenta auxiliar no processo cognitivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)   pdf (162.9 Kb)   docx (33.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com