TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Propostas De Adequações Do Uso Da ética Na Formação Profissional Docente

Monografias: Propostas De Adequações Do Uso Da ética Na Formação Profissional Docente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2013  •  5.820 Palavras (24 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 24

PROPOSTAS DE ADEQUAÇÕES DO USO DA ÉTICA NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE

Emily Goes de Araujo Figueiredo

Iracema Oliveira Del Sarto

Sandro Coelho Moreira Pinto

RESUMO

Estabelece um debate sobre ética na sociedade contemporânea, sua relação com a prática educacional e formação docente. Evidencia quais os pontos dentro de tal contexto deixam a desejar, bem como sugere mutações na área, citando os aspectos a serem remodelados, ou inclusos. Para tanto, aponta a necessidade de estudo e reflexão crítica acerca dos assuntos e problemáticas relacionadas á dimensão ética da prática educativa, fato que constitui um desafio á formação e exercício da profissão de professor. No Brasil, sobretudo, o sistema de ensino e aprendizagem enfrenta defasagem e a ausência de características humanistas - a ética deve estar presente não somente nos ideais dos professores ou nos discursos oficiais, mas nas práticas institucionais cotidianas, contribuindo com a vivência de valores essencialmente humanos. Esta deve ser uma preocupação dos cursos de formação inicial e continuada de professores. Este estudo é indicado para todos que estão inseridos de alguma maneira na área de Educação ou que se posicionam como pesquisadores.

Palavras chave: Ética; Educação; Formação docente.

ABSTRACT

Establishes a debate on ethics in contemporary society, its relationship with educational practice and teacher training. Evidence which points in this context are lacking, and suggests changes in the area, citing the aspects to be refurbished or included. To do so, indicates the need to study and critical analysis of issues and problems related will ethical dimension of educational practice, a fact that constitutes a challenge to the formation and exercise of the profession of teacher. In Brazil, especially the system of teaching and learning confronts lag and lack of features humanist - ethics must be present not only in the ideals of teachers or in official speeches, but in everyday institutional practices, contributing to the experience of essentially human values. This should be a concern of the courses of initial and continuing training of teachers. This study is intended for all who are included in some way in the field of education or who position themselves as researchers.

Keywords: Ethics; Education; Teacher training.

1 INTRODUÇÃO

Desde tempos longínquos, se sobressaltando hodiernamente, os valores humanos têm estado desconectados das aptidões profissionais. Tal fato pode ser confirmado observando-se a formação acadêmica, na qual, na maioria dos casos, não contempla de maneira satisfatória o âmbito humanitário dos sujeitos. Nesse cenário contraverso em que a preocupação excessiva em ampliar as capacidades práticas para atuar no mercado se sobrepõe a falta de atenção em promover habilidades para lidar com seres humanos, nasce e perpetua-se uma situação revestida por questões que encontram sua origem dentro das Instituições de ensino, desde os períodos iniciais de aprendizagem, até os conclusivos ou continuados.

Dessa forma, a ética evidencia sua importância dentro dos sistemas de ensino, por atuar como fator norteador necessário ao desenvolvimento de características indispensáveis para a formação individual. Voltada a essa precisão, a formação profissional, seja ela técnica ou superior, deve-se amoldar para conjugar as destrezas da profissão com as qualidades humanistas do ser.

Diante do exposto, surge a seguinte questão: Quais são os dilemas oriundos das atividades desprovidas de ética, dentro das salas de aula das instituições privadas de ensino superior?

Justifica-se esta pesquisa baseada na constatação de fatos ocorridos em sala de aula, nos quais se verificou que atitudes carentes de ética por parte tanto de docentes, como de discentes, causam perdas muitas vezes irreparáveis na qualidade do ensino e da aprendizagem, bem como nas estruturas psicológicas, sociais e financeiras dos envolvidos. Subentende-se, dessa forma, que a educação brasileira necessita de adequações, para que permeada pela ética, possa se tornar efetivamente inclusiva e, portanto, mais eficaz.

É de suma relevância obter ciência acerca da problemática em debate. Para tanto, objetiva-se, em termo geral, discutir os aspectos decorrentes da inserção da ética enquanto alicerce da formação docente de nível superior, incluindo a formação continuada. De maneiras específicas, busca-se avaliar a importância do uso contínuo da ética na profissão docente, bem como apresentar as justificativas para inserção desta como componente curricular na referida formação e averiguar as consequências da não utilização da ética para os sujeitos envolvidos na relação de aprendizagem.

Contemplando a metodologia de pesquisa, utilizou-se a contextualização bibliográfica de autores conceituados no âmbito filosófico, pedagógico e social. Sobre isso Marconi e Lakatos dizem (2010, p. 245):

Argumento teórico- tipo de artigo que apresenta argumentos favoráveis ou contrários a uma opinião. Inicialmente, enfoca-se um dado argumento e depois os fatos que possam prová-lo ou refutá-lo. O desenrolar da argumentação leva a uma tomada de posição.

Ainda sobre o tema, Severino (2002, p. 185) entende que:

A argumentação, ou seja, a operação com argumentos, apresentados com objetivo de comprovar uma tese, funda-se na evidência racional e na evidência dos fatos. A evidência racional, por sua vez, justifica-se pelos princípios da lógica. Não se podem buscar fundamentos mais primitivos. A evidência é a certeza manifesta imposta pela força dos modos de atuação da própria razão.

2 ÉTICA - CONCEITO GERAL

O termo ética deriva do grego etho - hábitos, costumes, instituições, caráter (modo de ser de uma pessoa). Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade, está diretamente relacionada à convivência humana, pois reflete criticamente sobre nossos comportamentos práticos. Serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Esse conceito se apoia na concepção de Trasferetti (2011, p. 41):

Ethos – hábitos, costumes, instituições – produzidos pela sociedade. O Ethos se refere á “morada” é a organização de um povo ou de toda a sociedade. Os termos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com