TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uso Dos Intrumentos De Medidas

Monografias: Uso Dos Intrumentos De Medidas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2013  •  1.048 Palavras (5 Páginas)  •  803 Visualizações

Página 1 de 5

2. Introdução

Os instrumentos de medida citados abaixo permitem medir algumas das grandezas físicas citadas como: comprimento, massa, tempo e força. Ao realizar qualquer medida, deve haver a preocupação de fazê-la com a maior qualidade possível, isto é obtido com a escolha apropriada do instrumento de medida

A grande característica do uso dos instrumentos de medida é o processo de medir certa grandeza física para tal experimento foram utilizados os seguintes instrumentos de medida a régua centimetrada, balança de travessão, cronometro digital e dinamômetro cinco N.

Uma das formas de se medir o comprimento é a utilização de uma régua centimetrada neste caso foi medida uma folha de A4 de cada componente do grupo. A precisão da régua centimetrada e diferente por ex: de uma régua militrada, pois a medida terá que ser determinada por aproximação tendo em vista que a régua centimetrada não possui marcações em mm para determinar sua precisão.

Balança de travessão é importante para determinar a massa de um corpo a balança e um dos instrumentos de medida mais antigo e tem sido utilizada a mais de Sete mil anos para tal experimento foi utilizado uma balança de precisão, um conjunto com suporte e três pesos.

O cronometro digital é utilizado para medir o intervalo de tempo e para o experimento foi lançado uma esfera de aço de um conjunto de lançamento de moller cada integrante do grupo fez no mínimo cinco lançamentos.

O dinamômetro é um instrumento que pode ser utilizado para medir a força este instrumento é composto de estrutura, mola gancho em uma das extremidades da mola e graduação na estrutura. O funcionamento consiste na deformação que a mola sofre em razão da ação de uma força para este experimento foi utilizado uma dinamômetro e um conjunto de pesos onde o que foi avaliado foi o erro relativo. 

3. Desenvolvimento

Comprimento

Instrumento (Régua centimentrada)

A maneira correta de se expressar uma grandeza física, seja ela proveniente de um cálculo ou de uma medida, envolve três aspectos fundamentais: (i) o valor numérico; (ii) a unidade, e (iii) a precisão da grandeza. Para este experimento cada integrante do grupo utilizou uma folha de A4 onde foi medido o comprimento e largura com a régua centimetrada, segue abaixo uma for da régua centimetrada.

Conforme podemos ver na foto acima não existe uma medição precisa uma vez que esse tipo de instrumento não possui medidas em mm e sim em cm na medição feita acima podemos observar que o valor a ser indicado terá que se feito por aproximação. Na folha A4 a medição foi demonstrada da mesma forma. Segue abaixo a tabela com os valores encontrados por cada integrante do grupo e sua média final.

Tabela (Medição Comprimento)

Aluno Largura Altura

Maria Cristina 21 cm 29,8 cm

Teresa Cristina 21 cm 29,6 cm

Paulo Magalhães 21 cm 29,6 cm

Tiago de Azevedo 21 cm 29,8 cm

Danilo Cotta 21 cm 29.8 cm

Pedro Oliveira 21 cm 29,8 cm

Média do Grupo 21 cm 29,7 cm

Gráfico (Medição de comprimento)

A medição como podemos observar sofreu pouca variação em relação à altura, pois a largura para todos os integrantes permaneceu o mesmo.

Massa

Instrumento (Balança de travessão)

Massa é uma quantidade de matéria que um corpo possui na física o Kg é a unidade de massa e a unidade de matéria é 1mol.

Com este instrumento foi medido a massa de um conjunto de três pesos a balança foi instalada sobre uma superfície rígida, livre de irregularidades, livre de correntes de ar, a iluminação também foi apropriada, foi verificado se a balança não estava suja. Após esses cuidados foi verificado se a balança estava nivelada e zerada foi colocado o peso sobre o prato da balança e um integrante do grupo manuseou as três travas para frete de forma que a balança fornecesse o valor do peso. O valor do objeto pesado foi de 117,1 g que foi transformado em Kg onde foi feito a seguinte conta.

117,1g/1000 kg= 0,12Kg

Segue abaixo uma foto ilustrativa de uma balança.

Tempo

Instrumento (Cronometro Digital)

Para esse experimento foi utilizado um cronômetro, uma esfera de aço e um laçador horizontal, onde cada integrante do grupo fez em média cinco lançamentos para medir o tempo que a esfera de aço leva para cair do topo de lançamento até tocar a superfície da mesa, no momento do experimento houve certa dificuldade de conciliar o momento de soltar a esfera e o momento de marcar no cronometro a chegada na superfície da mesa, mas cada integrante conseguir atingir o objetivo. Segue tabela abaixo demonstrando cada resultado e sua média.

Tabela (Medição do Tempo)

Aluno 1ª Medida 2ª

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com