TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uso de Modelos Geometricos Como Suporte Para as aulas da Geometria

Por:   •  12/8/2022  •  Projeto de pesquisa  •  4.283 Palavras (18 Páginas)  •  95 Visualizações

Página 1 de 18

Djombo Cario Azere

Uso de Modelos geometricos como suporte para o ensino de Matematica: uma proposta para as aulas de geometria, caso da escola secundaria fransisco Manhanga

Licensiatura em ensino de Matematica com habilidades em estatistica

Universidade Pungue

Extensao de Tete

2021

Djombo Cario Azere

Uso de Modelos geometricos como suporte para o ensino de Matematica: uma proposta para as aulas de geometria

Licensiatura em ensino de Matematica com habilidades em estatistica

Projeto de pesquisa a ser apresentado no departamento das ciencias naturais e tecnologicas, como requizito de avalicao, sub a orientacao de:

Mestre: Moises Augusto

Universidade Pungue

Extensao de Tete

2021

Índice

Capítulo I        3

1.        Introdução        3

2.        Problematização        4

3.        Justificativa na escolha do Tema        5

4.        Hípoteses        6

5. Objetivos        7

5.1. Objetivo geral        7

5.2 Objetivos específicos        7

Capitulo II        8

6. Revisão da Literatura        8

6.1 Definição etimológica da Geometria        8

7. Subáreas da Geometria        8

8. Quadriláteros        8

9. Tipos de quadriláteros        9

9.2 Paralelogramo        9

9.3 Retângulo        10

10. Quadrado        11

11. Modelos geométricos        11

11.1 Geoplano        11

12. Construção de um geoplano        12

13. Importância do geoplano        13

14. Tangram        13

15.1 Surgimento do Tangram        13

15.2 A construção do tangram        15

16. Uso de Tangram        16

Capítulo III        17

17.  Metodologia da pesquisa        17

18. Quanto a abordagem        17

19. Técnicas de Recolha de Dados        17

20.  Delimitação do universo – amostra        18

21. Referencias bibliograficas        19

Capítulo I

  1. Introdução

A geometria como o ramo da matemática tem sido estudada desde os tempos primordiais, isso é devido ao seu uso nosso dia a dia, e para que o seu uso seja de sucesso e necessário que seja entendida o melhor máximo possível, e também para que seja entendida o máximo possível é necessário que técnicas e estratégias seja criadas e utilizadas para melhorar a forma da percepção da mesma. No trabalho serão abordados algumas dessas técnicas e estratégias que será o uso de alguns modelos geométricos que são materiais manipuláveis que podem melhorar ou facilitar o ensino da matemática.

O trabalho é composto por três partes, a primeira a parte é a parte introdutória, onde será feita a apresentação do tema. Onde mostra-se com detalhes a importância, os objetivos e uma visão geral sobre o tema e a sua relevância no ensino de matemática, a segunda parte é a parte é a parte da fundamentação teórica onde em poucas palavras serão descritas os conteúdos e os modelos geométricos ditos serão definidos e como eles podem serem utilizados para o ensino da geometria mostrando onde se pode aplicar.

A terceira parte é a parte metodológica, onde vai ser mostrado como e com quem o estudo vai ser realizado, nesta parte vai ser mostrado como vai ser feita a escolha da população e como os dados do estudo vão ser processados, e a importância de usar esses métodos para o processamento dos dados em estudo.


  1. Problematização

Durante os  últimos  tempos  o  ensino  da  Matemática  vem  apresentando sérios  embaraços  quanto  ao  seu  ensino,  principalmente  no  que  diz  respeito  à assimilação  por  parte  dos  alunos,  que em particular apresenta dificuldade para ter uma compressão fácil da geometria. Na Geometria, o uso de materiais  didáticos  manipuláveis  tais  como, geoplanos  e  sólidos  geométricos,  confeccionados  com  madeira,  é  aceitável  e proporciona  uma  facilidade  no  seu  ensino  e  aprendizagem.  Geralmente o professor  só  dispõe  do  quadro  de  giz  e  boa  vontade  e  isso  nem  sempre  é suficiente  para  esclarecer  os  alunos  sobre  uma  determinada  relação  entre elementos  geométricos.  Professores mais  dedicados  levam  à  sala  de  aula  todos os  instrumentos  convencionais  de  desenho,  tais  como: régua,  compasso, transferidor,  esquadros,  e  fazem  aulas  espetaculares;  porém,  necessita  de  um enorme  tempo  e  na  maioria  das  escolas  as  aulas  têm  duração  de  45  minutos, tornando  por  muitas  vezes,  esse  trabalho  inviável. Como  o  desenho,  na  Matemática,  é  um  meio  auxiliar  e  não  o  seu  objetivo, acredita-se  que  as  construções  feitas  com  os  geoplanos  têm  aí  uma  grande vantagem,  pois  são  rápidos  e  permitem  muitas  variações,  facilitando  a visualização  e  compreensão  dos  entes  geométricos. Numa  tentativa  de  sanar  essas  e  outras  dificuldades  encontradas  em  sala de  aula  e  proporcionar  uma  efetiva  aprendizagem  de  nossos  alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25 Kb)   pdf (345.4 Kb)   docx (199.9 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com