TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O USO DE DIFERENTES SUPORTES E PLATAFORMAS NAS AULAS DE ARTE

Por:   •  28/6/2020  •  Artigo  •  259 Palavras (2 Páginas)  •  2 Visualizações

Página 1 de 2

Uso de diferentes suportes e plataformas nas aulas de Arte

Nesse tempo de isolamento social e aulas on-line, existem muitos questionamentos de como visualizar e aplicar as contribuições das tecnologias na área de conhecimento da Arte. Considero que as experiências digitais podem aproximar os estudantes às expressões artísticas e podem ajudar no desenvolvimento de diferentes habilidades, das convencionais que a área envolve, como as motoras, mas também as de pensamento, pois promove a transformação por meio de experiências de autoria e do protagonismo dos estudantes. O ensino da Arte continua baseado na abordagem triangular (Ana Mae Barbosa, 1980) que considera três eixos norteadores: Fruição estética (ler imagens), contextualização (informação – História da Arte) e fazer artístico (experimentação, criação). Essa relação envolve “selecionar, reelaborar, construir, partir do conhecimento e modificá-lo. Esses são processos criadores imprescindíveis para o mundo contemporâneo”*. O objetivo é experimentar, selecionar e utilizar diversos suportes, materiais e técnicas artísticas, bem como diferentes plataformas digitais para que o estudante possa se expressar, exercitando sua criatividade e a possibilidade de novas conexões.

Realizamos visitas virtuais a Museus, como o de Inhotim (https://artsandculture.google.com/partner/inhotim?hl=pt-br), para o estudo da Arte Contemporânea e, nesse tipo de atividade de apreciação, os estudantes aumentaram o repertório e estabeleceram ligações com o que já sabiam, passando a construir novos conhecimentos. As atividades realizadas foram diversificadas, envolvendo as tradicionais (como desenho e pintura) e outras diferentes, não tão usuais no dia-a-dia do atelier de Artes.

Nesta época de pandemia, temos que nos reinventar, criar novas maneiras de ver e produzir arte, de se expressar, de ser e viver a arte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (31.6 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com