TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uso de blog e hipertextos na construção do conhecimento

Por:   •  7/8/2017  •  Ensaio  •  1.021 Palavras (5 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 5

JOÃO CARLOS GONÇALVES

POSSIBILIDADES DE USOS DO HIPERTEXTO PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO

Trabalho apresentada ao Curso de Especialização em Mídias na Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora, como requisito parcial para a obtenção de aprovação na disciplina de Texto, Imagem e Hipertexto na Construção do Conhecimento.

Juiz de Fora - MG

2017

POSSIBILIDADES DE USOS DO HIPERTEXTO PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO

João Carlos Gonçalves

Curso de Especialização em Mídias na Educação - UFJF

INTRODUÇÃO

As novas tecnologias trazem consigo a transformação das mais diversas atividades humanas, dentre elas, a educação. Neste contexto, podemos imaginar as mais diversas formas de uso das tecnologias na sala de aula, com destaque para o computador e os elementos virtuais (sites, softwares, entre outros) que se tornaram objetos dos mais diversos estudos.

O computador é uma porta para um novo mundo, mundo este que o aluno pode acessar a partir da sala de aula e, deste ponto, expandir e reorganizar seus conhecimentos. A pesquisa, na maior parte dos casos, se constitui como uma das principais atividades realizadas na escola e, então, surge a oportunidade de exploração de diversas mídias que estão dispostas no universo hipertextual organizado na web.

Entendemos por hipertexto a estrutura de ligação entre diferentes textos, imagens, vídeos e outras mídias disponíveis nos sites da web. Tal estrutura de ligação, criada através de links, possibilita pesquisas dinâmicas pelo texto eletrônico e permite uma forma de pesquisa alternativa ao modelo adotado nas abordagens pedagógicas tradicionais, cuja estrutura de estudo segue um modelo pré-definido e, na maior parte dos casos, se limita ao reproduzir o que está nos livros e/ou materiais cedidos pelos professores (LIMA, 2015).

Porém, o texto eletrônico acelera o tempo e concatena contextos, encadeando e justapondo diferentes documentos, compartilhando o mesmo espaço de produção e, às vezes, alterando sua compreensão (LIMA, 2015).

Na web, nos deparamos com diversas mídias, textos, vídeos, áudios e imagens. Taís mídias representam o conteúdo acessado através dos links e cada uma delas pode representar a informação de uma forma especifica. Neste contexto, surge a multimidialidade, ou seja, a junção de várias mídias para representar elementos de um mesmo contexto de forma complementar. Neste prisma, surgem novas formas de aprender e ensinar, principalmente quando temos o objetivo de implantar práticas pedagógicas que valorizem o ser humano e suas especialidades (abordagem humanista) e quanto desejamos que este crie uma interação com o mundo e, a partir de então, construa seu conhecimento (abordagem construtivista) (MIZUKAMI, 1986). Portanto, este texto objetiva discutir possibilidades de uso do hipertexto na escola, principalmente com o uso de blogs (SCHWEDER; MORAES, 2013).

DESENVOLVIMENTO

Um blog é uma página disponível na web 2.0 (ANTONIO, 2009), cujos autores, donos, compartilham textos, imagens, vídeos e sons de sua autoria ou provenientes de outras fontes (SCHWEDER; MORAES, 2013). Nos blogs, a organização do conteúdo se dá de forma hipertextual, ou seja, existem diversas postagens, cada uma acompanhada de um campo para que os visitantes possam fazer comentários. Logo, podemos observar que o uso do blog implica que o seu criador deve ser autor ou co-autor, realizar pesquisas, analisar as informações coletadas e publicar tais informações neste ambiente hipertextual (SCHWEDER; MORAES, 2013).

Portanto, podemos notar que existe um processo de produção e análise de conteúdo, onde o autor é sujeito ativo e amplia seu conhecimento através de tal atividade. Neste contexto, podemos lançar mão do uso de tal ferramenta em sala de aula ou fora dela, uma vez que a estrutura hipertextual permite ao educando assimilar o conteúdo de uma forma não linear e, assim, explorar informações que provoquem seu senso investigativo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com