TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Utilização do Video em Sala de Aula

Por:   •  6/7/2016  •  Resenha  •  409 Palavras (2 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Federal de Goiás.

Goiânia, Junho de 2015.

Professora: Elisabeth – Didática III

Aluna: Fernanda Gomes – 134649

Utilização do vídeo em sala de aula

        A constante mudança ocorrida na sociedade, exige que a escola também mude, adapte as mudanças da sociedade. Uma das grandes mudanças que vem ocorrendo na sociedade é o acesso e a transmissão rápida de informações graças à tecnologia e isso faz com que venha a ser cada vez mais necessários o uso de tecnologias em sala de aula. Ainda hoje, mesmo com tantas mudanças e avanços, os professores tem uma certa resistência em usar recursos audiovisuais na sala de aula.

        Em pesquisas foi revelado que a escola só garante 4% das informações úteis para o aluno, o restante são construídas a partir de comunicação de massa e interações sociais.

        Os recursos audiovisuais são uma forma de expressão que tem grande repercussão para as pessoas e pode ser um auxílio para melhorar e facilitar o trabalho do professor, e quando usado de forma correta, facilita a aprendizagem dos alunos.

        A resistência por parte do professor, citada acima, pode ocorrer por diversos motivos: falta de habilidade em utilizar certo recurso tecnológico; medo de não usar de forma correta; falta de tempo, ou mesmo de interesse, em planejar determinada aula; medo do recurso tecnológico “tomar” seu lugar na escola, etc.

        O vídeo pode ser utilizado para passar o conteúdo para o aluno, enquanto o professor pode solucionar dúvidas, dar uma atenção individual aos aluno, estabelecer uma interação mais social, o que antes não ocorria por falta de tempo, ou seja, por mais que recursos tecnológicos sejam usados em aula, o professor jamais perderá seu lugar e sua importância na escola.

Um outro recurso bastante utilizado, principalmente em aulas de matemática, é a calculadora, que é de grande auxílio quando o objetivo é conferir resultados, examinar formas diferentes de se chegar a uma resposta, entre outras, mas pode ser também bastante prejudicial utilizada em momentos errados, por exemplo, quando se está aprendendo tabuada.

Então vemos que o uso de tecnologias é bastante útil quando utilizada em momentos oportunos, e faz com que o professor tenha tempo para ter uma relação mais humana com o aluno, mas ela nunca vai substituir o professor em seu importante papel de ensinar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (49.5 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com