TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VEGANISMO

Artigo: VEGANISMO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2014  •  1.695 Palavras (7 Páginas)  •  827 Visualizações

Página 1 de 7

Guarulhos, 30 de Outubro de 2014.

Pesquisa e Visita à comunidade Vegana Veddas

Pesquisa de campo sobre a Cultura Vegana, realizada no dia 04 de outubro de 2014.

Participantes: Grupo formado por 6 componentes do 2º semestre do Curso de Serviço Social da Universidade de Guarulhos, Sandra, Cláudia, Mariana, Michele, Priscila e Mariana, sendo que, nos dia da entrevista uma das integrantes não pode comparecer ao local.

O Trabalho realizado tem como objetivo conhecer a Cultura Vegana e analisar o ponto de vista, saber como pensam seus membros.

Veganismo tem como propósito eliminar toda e qualquer forma de violência e exploração aos animais.

Na visita ao Centro de Adoção – Associação Natureza em Forma, Telefone: (11) 3151-2536 / 3151-4885 / 7766-1559 (Nextel)

Rua General Jardim, 234 - República

São Paulo, SP, CEP 01223-010. Aberto de terça-feira a domingo e feriados, das 10h às 20h.

Encontramos vários animais resgatados de lugares onde eles sofriam maus tratos, outros foram abandonados, todos eles são tratados, e encaminhados para adoção, todos que trabalham na Ong, são voluntários, alguns são veganos, outros vegetarianos e outros são pessoas que estão ali por amarem os animais. A dona da Associação é a Dra. Maria Eugenia Carretero. Veterinária, especializada em acupuntura, 29 anos, desde os 15 anos é vegana, que divide seu tempo em atender, escrever artigos e coordenar todos os trabalhos assistenciais que eles desenvolvem. Para ela é desnecessário consumir carne ou qualquer produto de origem animal, relata que é desnecessário, e que o Amor e o Respeito a qualquer espécie de vida é fundamental.

A Comunidade Vegana tem crescido muito, não sendo somente um grupo com ideologia sem muita expressão. Viu-se que participam pessoas de todos os meios, inclusive artistas, políticos, jornalistas, escritores, veterinários, estudantes, e etc. Todos unidos pela mesma causa: O respeito à Vida. Eles defendem o Meio ambiente, procuram soluções alternativas para a fome, o efeito estufa, o consumo exagerado, estão espalhados no Mundo todo. Os Veganos possuem um dia em comemoração, o Dia Mundial Vegano , 1º de novembro dentre os símbolos utilizados é o “V” de vegano.

Entrevistamos também uma voluntária, Mariana Soares de Castro Lima,

Veganismo

Como surgiu o veganismo

Quem inventou o termo veganismo foi o ativista pacífico denominado Donald Watson que ficou famoso depois não apenas de cunhar como também em viver com esse estilo de vida.

Tudo começou com um debate entre vegetarianos no início do século XX quando se colocou em pauta a questão ética de consumir alimentos derivados do leite, visto que de forma teoria consiste de derivação animal, assim como os ovos das galinhas, por exemplo. Watson não pestanejou em condenar os vegetarianos que faziam o consumo. Não se por ignorar o fato de que a sua opinião era menor entre os participantes do encontro. O próprio movimento que pune consumo de carne impôs opinião contrária e representou a grande barreia na época em que Donald estava vivo.

A história aponta que mesmo com o movimento vegetariano o veganista não mudou o seu estilo de vida em não consumir alimentos com lactose, o que fazer aumentar também o número de adeptos à sua filosofia. De forma prática, Donald mantinha esse estilo de vida. De acordo com grande parte dos especialistas foi ele o primeiro a cunhar o termo “veganismo”.Quase meio século se passou e aumento de forma mínima o número de veganistas no mundo. Porém, seis vegetarianos que não consumia laticínio resolveram ampliar os ideais de Donald e por consequência realizar projeto para lançar uma revista que se tratava de forma específica sobre o assunto, denominada Revista Vegan.

Cultura Vegana

Veganismo é o modo de vida que busca eliminar toda e qualquer forma de exploração animal, não apenas na alimentação, mas também no vestuário, em testes, na composição de produtos diversos, no trabalho, no entretenimento e no comércio. Veganos, são ativistas na causa, estando a frente de ações para conscientizar a sociedade de maneira desumana que os animais são tratados.Vivem, discutem e pensam a sociedade a partir de lógicas contrárias ao atual sistema econômico:apoiam a eliminação total da indistrialização e consumo de animais " não humanos", e qualquer tipo de regulação dentro de atividades de exploração agropecuária(sempre que falam de animais fazem questão de frisar que estão se referindo aos " não humanos" , para não deixar esquecer que os humanos são também animais).

Veganos são, portanto, vegetarianos que excluem animais e derivados não apenas de sua dieta, mas também de outros aspectos de suas vidas. Esse modo de vida fundamenta-se ideologicamente no respeito aos direitos dos animais . O veganismo não tem relação com crenças políticas nem com preferências musicais, nem deve ser associado a determinada cultura. Trata-se, portanto, de uma prática universal.

Ideais do Grupo

Veganos, devem evitar a utilização de produtos testados em animais ou que possuam ingredientes de origem animal em sua composição, jamais devem consumir alimentos que contenham a carne de nenhum animal (inclusive aves, peixes e invertebrados), ovos, leite, gelatina, mel, cochonilha ou outros ingredientes derivados de animais. A experimentação animal é uma das formas mais cruéis de exploração animal, estando, no entanto, bastante difundida, sobretudo nos produtos farmacêuticos, de higiene e em cosméticos.

Veganismo é uma opção de vida de pessoas que por razões éticas (relacionadas ao respeito aos direitos animais) prescindem do uso de qualquer produto de origem animal na sua vida cotidiana.

Simplificando: Um vegano é uma pessoa que não apenas diz que ama os animais.

O que um vegano não faz:

Ads

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com