TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vegetarianismo E Veganismo

Artigos Científicos: Vegetarianismo E Veganismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/6/2013  •  4.048 Palavras (17 Páginas)  •  2.921 Visualizações

Página 1 de 17

RESUMO

Vegetarianismo é uma dieta com base nos direitos dos animais e que incluem em sua alimentação grãos e cereais, vegetais e exclui a carne. Incluindo frango e animais marítimos como peixe. Veganismo é uma dieta restrita onde não se consome nenhum alimento de origem animal. Mesmo que para a criação deste não seja necessário à morte ou o sofrimento do animal. Um exemplo disso é o mel e os filmes.

: Todos os anos milhares de animais enfrentam a selvageria do abate, levando uma vida curta e cheia de sofrimento. A cada ano a terra chega mais perto do desastre ambiental. Seja a poluição das águas, a queimada das florestas, o aquecimento global ou o avanço dos desertos.

Apesar de tantas campanhas pedindo para não desperdiçar água ou jogar lixo no chão ninguém é consciente o suficiente para saber que o problema central é a criação de gado. Enquanto isso milhões de crianças morrem de fome, enquanto aumentam os pastos e o número de forragem destinada a gado. Mesmo quando está mais do que claro que se as pessoas não consumissem carne haveria comida o suficiente para os sete bilhões de pessoas que habitam esse planeta.

A cada ano aumentam as provas que vegetarianos e veganos são mais sadios que os carnívoros. E mesmo assim, cada ano aumenta o numero de crianças doentes devido à ingestão de alimentos de origem animal.

Meu objetivo é apresentar meu estilo de vida,mostrar a realidade por trás dos animais felizes na embalagem e de alguma forma abrir a mente das pessoas que tem seus olhos vendados por essa ilusão de “natural”.E acima de tudo ser a voz desses inúmeros animais indefesos que enfrentam a morte e maus tratos todos os dias.

Todo o trabalho foi fundamentado em autores famosos, pesquisa cientifica e gravações que deixam claro que não é uma etapa indolor para o animal. Cito Gary Yourofsky que foi de grande ajuda. Ernesto Bozzano e seu livro de efeito “Os animais tem alma?” J.R Vasconcelos e Vanda Neves.

Sumário

INTRODUÇÃO 1

O VEGETARIANISMO/VEGANISMO E A SAÚDE 2

O VEGETARIANISMO/VEGANISMO E O MEIO AMBIENTE 5

O VEGETARIANISMO/VEGANISMO CONTRA A FOME MUNDIAL 6

O DIREITO DOS ANIMAIS 7

MOTIVOS VARIADOS PARA REPENSAR SEUS HABITOS ALIMENTARES 8

O VEGETARIANISMO EM ALGUMAS RELIGIÕES 9

O TERCEIRO MUNDO 11

EMPRESAS QUE FAZEM OU NÃO SUA PARTE 12

ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE AS PLANTAS 13

A CAPACIDADE DOS PEIXES DE SOFRER 14

VITAMINA B12 E VEGETARIANISMO/VEGANISMO 15

CURIOSIDADES 16

FAMOSOS VEGETARIANOS 17

CONCLUSÃO 18

REFERÊNCIAS 19

INTRODUÇÃO

O vegetarianismo e o veganismo tornaram-se tendência na década de 60, mas existem há muitos séculos.

Egípcios já adotaram a dieta em 3.000 A.C porque acreditavam que com isso teriam uma reencarnação bem sucedida.

A pratica tem suas raízes da Índia e Grécia, porque defendiam a não violência contra os animais.

Em outros povos, como celtas e Astecas a carne era conservada exclusivamente para rituais para deuses.

Na China e Japão antigos era proibida pelo budismo a caça e pesca.

As civilizações gregas e romanas privilegiavam os produtos da terra e não consideravam a carne essencial. Nessa era, Pitágoras e Platão defendiam o vegetarianismo e o veganismo por crenças religiosas, uma saúde equilibrada e responsabilidade ambiental. Em 1800 os vegetarianos eram conhecidos como “pitagorianos”.

O cristianismo primitivo revia-se como a forma perfeita de purificar o corpo, mas a partir da cristianização do império Romano renova o poder sobre os animais e a carne tornou-se status.

Quem defende-se os direitos dos animais era perseguido.

Mais recentemente o surgimento de doenças como a da vaca louca, gripe aviaria fortalecem o não consumo de alimentos em países importadores.

Nada beneficiara tanto a saúde e aumentará as hipóteses de sobrevivência da vida na terra quanto à evolução para uma dieta vegetariana.

Ainda existe uma espécie de perseguição para com os aptos ao movimento. As pessoas consideram uma espécie de renuncia quando na verdade é uma escolha, existe uma diferença entre “não poder” e “não querer”. Algumas são agressivas acreditando que a sua escolha é um modo de ofendê-las quando na verdade é o seu modo de ver a realidade e fazer a sua parte.

Essa escolha é respeitar os animais, o seu corpo, respeitar a terra, fugir das ideias convencionais e considerar o impacto das escolhas alimentares no mundo atual.

O VEGETARIANISMO/VEGANISMO E A SAÚDE

Os vegetarianos e veganos estão menos expostos a um variado número de doenças e problemas de saúde que estão ligados ao consumo de alimentos de origem animal: Várias formas de câncer, problemas cardíacos, hipertensão, osteoporose, colesterol, impotência sexual e obesidade.

O vegetarianismo no tratamento e prevenção de doenças

Adotar e manter uma dieta vegana ou vegetariana é muito benéfico para quem já sofre de certos problemas de saúde, ajudando no tratamento desse e na prevenção do agravamento que pode ser agravado por uma alimentação não cuidada e muito dependente de alimentos de origem animal. Saiba por quê:

Doenças cardiovasculares

A dieta vegetariana previne o aparecimento de doenças cardíacas porque é pobre em gorduras saturadas e geralmente contém pouco colesterol (se for ovo-lacto vegetariana) – o colesterol é o principal fator desencadeador destas doenças e está presente apenas em produtos de origem animal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.4 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com