TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VIAGEM TEÓRICA PARA O PROBLEMA DA SITUAÇÃO

Projeto de pesquisa: VIAGEM TEÓRICA PARA O PROBLEMA DA SITUAÇÃO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.070 Palavras (5 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 5

APRESENTAÇÃO

A principio, e importante esclarecer que a educação corporativa nada mais é, do que o processo de aprendizagem organizacionais sendo os mesmos principais responsáveis pela execução dos programas educacionais direcionados as empresas que trabalham a instrução, a informação, o treinamento, o desenvolvimento e a educação dos aprendizes, aperfeiçoando assim o aprimoramento dos pontos fortes dos empregados, colaboradores.

Fala se hoje, em estratégias de recursos humanos para expressar a utilização deliberada das pessoas, para ajudar a ganhar ou manter uma vantagem auto sustentada da organização.

São usadas estratégias, que constitui o plano global ou a abordagem geral que a organização adota.

As organizações apresentam uma incrível variedade. Elas podem ser: indústrias, comércios, bancos, financeiras, hospitais, universidades, lojas, prestadoras de serviços, podem ser publicas ou privadas quanto a sua propriedade.

Vivemos em uma sociedade de organizações, pois nascemos nelas, aprendemos nelas, servimos- nos nelas, trabalhamos nelas, e passamos a maior parte de nossas vidas nelas.

1. EMBASAMENTO TEÓRICO DA SITUAÇÃO-PROBLEMA

Podemos afirmar que em um mundo moderno como o de hoje, cheio de inúmeras mudanças, o conhecimento é um dos fatores mais importantes de se garantir uma competitividade e desenvolvimento das forças produtivas.

O grande aumento de competitividade vem desenvolvendo mudanças nos mercados de produção e consumo. Hoje existe uma nova economia: a “economia do conhecimento” pode explicar essa nova economia da seguinte forma: as empresas hoje buscam profissionais os conhecimentos e habilidades, elas passam cada vez mais exigir isso de cada um dos seus colaboradores.

As empresas para se manterem no mercado, acabam aumentando suas expectativas encima dos seus funcionários. Buscando aqui o papel de líder, ou o mais conhecido como Gestor de Pessoas. Para preencher este papel na empresa, esses profissionais precisam tanto de competência técnica como competência interpessoal. Portanto a primeira competência esta ligada ao fazer, a segunda esta ligada à capacidade de lidar com pessoas, desenvolvendo assim, a importância da liderança e a motivação em trabalho em equipe.

Na organização, a Gestão de Pessoas é vista como uns grandes diferenciais competitivo hoje a empresas se preocupam com a motivação dos seus funcionários. A organização hoje reconhece que a motivação esta ligada a criatividade, produtividade e conseqüentemente no lucro.

Sendo assim, é essencial que a empresa invista em pessoas. Enfatizando o papel de líder. Com esse papel, cabe a ele motivar, fazendo com que cada um de sua equipe desenvolva sua motivação no desempenho das tarefas. Despertando dentro de cada um, uma vontade de construir uma equipe que trabalhe junto, com o mesmo objetivo.

O sucesso de uma organização depende do apoio de seus colaboradores. Mas é muito difícil de identificar quais fatores servem de motivação ou não para cada um, ou ainda para toda equipe. O papel do líder é justamente esse, desenvolver a motivação e o comprometimento entre cada um, de maneira a alcançar objetivos, transformando objetivos em ações concretas.

É essencial saber respeitar as opiniões dos colaboradores dentro do ambiente organizacional. Buscar entender sempre o que dizem, e mostrar que estão amparados por toda a organização.

Para se ter um bom resultado, as organizações precisam estabelecer um ambiente transparente entre seus colaboradores. É essencial que cada colaborador saiba para qual caminho a empresa esta seguindo. É preciso mostrar para cada colaborador a sua importância dentro de cada organização.

Por trabalhar em uma organização, onde tem inúmeras diversidades, existe também problemas emocionais, tais como: apatia, resistência por parte de alguns colaboradores à certas mudanças, insegurança, medo de errar e receio em inovar. Podemos dizer que esses sentimentos geram impactos negativos no desenvolvimento criativo e motivação em equipe, dificultando o trabalho a ser realizado.

O líder para desenvolver mudanças e estimular a criatividade de sua equipe, deverá buscar meios para libertar essas pessoas desses problemas.

Um ambiente organizacional transparente que mantenha claro os seus objetivos e os torne um fator motivacional, permitindo que os colaboradores dividam suas experiências buscando um resultado onde haja participação de todos nas decisões tomadas, permitirá a criatividade, gerando assim impactos positivos na produtividade e lucratividade de uma organização.

Um bom líder pode gerar impactos positivos numa organização, desenvolvendo a criatividade de sua equipe,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com