TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VIOLÊNCIA INTERNO

Projeto de pesquisa: VIOLÊNCIA INTERNO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  610 Palavras (3 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 3

VIOLÊNCIA

NOMES:

RAs:

CURSO: ENGENHARIA ELÉTRICA

SÉRIE:

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

É um tipo de violência explícita literalmente praticada em casa ou dentro do âmbito familiar, podendo ocorrer um abuso físico ou psicológico em uma pessoa. Existem diversos problemas e causas relacionados a esse tipo de violência. Alguns como problemas conjugais, alcoolismo e drogas onde o seu consumo deixa a pessoa mais irritável e agressiva, traição, ciúmes, machismo, submissão, problemas financeiros, passividade, entre outros. Os motivos que leva uma pessoa a chegar nesse nível da violência normalmente não se dá ao fato de que não necessariamente a intenção é magoar alguém, mas sim em manter o poder e o controle sobre a vítima.

Existem alguns modos para tenta solucionar essa violência que vem crescendo no país. Primeiro a pessoa agredida tem que tomar coragem e fazer denúncia do agressor, porém não é o que acontece na maioria das vezes. Atualmente no Brasil já existem leis e medidas protetoras para as pessoas vítimas da violência doméstica.

VIOLÊNCIA SEXUAL

Esse é o tipo de violência mais grave, pois ocorre quando o agressor abusar do poder que tem sobre a vítima sexualmente, ou seja, sem o seu consentimento. Os problemas que levam a essa violência podem estar relacionados a questões sociais, econômicas e culturais. Um dos problemas que também podem ocasionar e ascender esse tipo de violência é o tabu e o silêncio, pois muitas das vezes a vítima tem vergonha e medo do agressor. Nestes casos isso dificulta as medidas para que essa violência diminua gradativamente os casos da violência. Normalmente este tipo de violência ocorre em crianças, adolescentes e mulheres. Alguns motivos levam a causa da violência como: medo de magoar os sentimentos do homem, teme que, se resistir, o homem machucará ou irá se vingar de alguém que ama, ameaças do agressor, a vítima é pega de surpresa e não sabe o que fazer, a vítima não tem entendimento.

Para tentar amenizar a violência sexual, primeiramente a vítima não pode se omitir, tem que denunciar, falar e não ter medo, além disso tem que haver descrição do caso porque a vítima fica exposta e necessita de todo um tratamento.

VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA

Conhecida como agressão emocional que pode ser prejudicial. Normalmente ela ocorre quando a vítima sofre com a rejeição, discriminação, desrespeito, humilhação ou punições exageradas. É um tipo de violência que não deixa marcas visíveis, mas causa um grande transtorno emocional a vítima. Um dos problemas que ocasiona esta violência é o medo e a baixa autoestima. Também existem diversos motivos que podem acarretar a este tipo de violência, como a mobilização emocional da vítima para satisfazer a necessidade de atenção, carinho e importância, outro fator é uma agressão dissimulada em que o agressor tenta fazer com que a vítima se sinta inferior, dependente e culpada.

Para este caso o melhor a se fazer é o agressor procurar um tratamento para aprender a lidar com essa insegurança, precisa buscar este tratamento pessoal.

VIOLÊNCIA NO TRÂNSITO

A violência no trânsito se tornou algo rotineiro e que deve ser evitado ao máximo. Por muitas vezes, alguns minutos de stress a pessoa se envolve em brigas e discussões que podem levar até a morte. O excesso de velocidade, álcool, falta de manutenção do veículo, falta de sinalização, respeito ao próximo são alguns problemas que podem causar grandes violências. As pessoas precisam se conscientizar, para evitar este tipo de violência.

O governo tem investido em diversas campanhas para tentar reverter este quadro que a cada dia vem crescendo. Além disso, estão concentrando esforços e trabalhando para criação de novas leis e ações preventivas. Uma delas já implantada é a Lei Seca para que as pessoas possam ter mais consciência que bebida alcoólica não combina com direção.

...

Baixar como  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »