TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VIRUNGA - O sorriso de André

Por:   •  5/11/2018  •  Resenha  •  535 Palavras (3 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 3

VIRUNGA

O sorriso de André

Virunga é um tema urgente e importantíssimo, com uma grande necessidade de ajuda, tanto para as pessoas e os gorilas quanto para o meio ambiente. Este documentário conta parte de uma história onde as pessoas como André que cuidando de seus amados gorilas na reserva ecológica congolesa de Virunga, nos ludibria com seu sorriso, não que seja falso ou enganoso, muito ao contrário, é muito sincero e por isso mesmo nos emociona. A forma com que protege literalmente com a vida uma instituição sem condições estruturais e econômica, que ninguém se importa, onde três jovens gorilas órfãos da ganância dos caçadores regionais. Que literalmente querem acabar com esses animais, não pelo valor intrínseco, mas sim para vencer a luta contra a manutenção de Virunga como santuário. Essa demonstração de violência, descaso e destruição em um dos país com uma história de pobreza, abandono e submissão.

Este documentário na verdade não é sobre os gorilas ou sobre a proteção ambiental propriamente dita, eles são apenas a ponta de uma montanha de destruição. Virunga é um filme que denuncia a corrupção, a ganância e o desejo de poder do homem, na luta contra um punhado de bravos homens que dedicam sua vida à patrulha da região e a proteger os animais. O Parque Nacional de Virunga desde 2008 é dirigido pelo Príncipe Emmanuel de Merode, nascido na Tunísia, da família real belga. Na fronteira sul do parque, há os refugiados de Ruanda cuja instabilidade também desequilibra a frágil calmaria estabelecida no Congo anos antes. Já o governo congolês vive sob ameaça dos rebeldes armados até os dentes, especialmente o grupo auto-denominado M23. Só que a grande ameaça neste momento é a descoberta de petróleo debaixo do parque e a concessão de exploração para a empresa britânica SOCO.

O território do Congo tem a maior concentração de minerais cobiçados no mundo. Ainda a riqueza da fauna que atrai caçadores e comerciantes de marfim e peles. Essa combinação fez com que o país fosse explorado sem qualquer controle por países europeus, depois por diversas empresas do mundo todo, que não se importam com o bem-estar da população e muito menos dos animais selvagens. Isso é só a história se repetindo. E ainda assim, temos o já mencionado André Bauma, que cuida dos filhotes de gorila como se fosse de sua família, Rodrigue Mugaruka Katembo, o chefe dos soldados que protegem o parque e Mélanie Gouby, uma jovem e destemida jornalista francesa. Na busca pelas provas de corrupção Rodrigue e Mélanie, vale dizer, participam das cenas mais inacreditáveis deste documentário, se tornam espiões com câmeras escondidas, se relacionando com diversos membros da SOCO e do governo congolês em busca de provas. Orlando von Einsiedel faz bom uso das filmagens de Rodrigue e Mélanie, colocando-a naturalmente no contexto de seu trabalho. Onde o “Sorriso de André” reflete toda essa triste história de pessoas que só querem viver no seu meio natural, mas é obrigado a conviver com a violência e a fome, a pobreza e a ambição dos “gafanhotos” ávidos por riqueza, em forma de minério e petróleo. Um país atolado na ganância humana e pedindo socorro ao mundo.

Por Chirlei Silva Vieira

Módulo de Educação Ambiental

Professora: Giovanna Caputo

Paranavaí - 2018

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (66.4 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com