TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VISAO DE MUNDO

Trabalho Escolar: VISAO DE MUNDO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2014  •  1.544 Palavras (7 Páginas)  •  1.094 Visualizações

Página 1 de 7

BANCO DE QUESTÕES-RESOLUÇÃO

Capítulo 1- Visão de Mundo

1) Os principais fatores são o desenvolvimento tecnológico e científico, pois eles forçam o indivíduo a assumir novas posturas diante do mundo.

2) De acordo com o filósofo Immanuel Kant, visão de mundo, significa a percepção do mundo e das artes por meio dos sentidos. Que não se emprega aos dias atuais, já que vivemos em constante mudança. O que é certo hoje, pode ser errado amanhã.

3) É verdade que a partir de sua percepção do cotidiano, o indivíduo cria sua própria visão de mundo, porém não é correto afirmar que essa seja a melhor forma para se chegar a essa conclusão. Pois um indivíduo “limitado”, terá também uma visão de mundo limitado, diferente daquele que utiliza não só sua experiência, mas também o conhecimento a respeito de si e de seu semelhante.

4) A era da consciência é a transição dos indivíduos que possuem o conhecimento, para aqueles que passam a usar esse conhecimento. Tornando-se um cidadão crítico e participativo.

5) Quanto mais conhecimento o indivíduo obtiver, maior e melhor será sua visão do mundo. Pois quando você tem conhecimento limitado, não é capaz de expressar sua opinião, questionar, debater...fica aquém de tudo

6) Essa questão é denominada “dualidade”. Um exemplo disso é a disseminação das Redes sociais, que estimulam o contato virtual e não pessoal .Hoje em dia, se você parar pra analisar uma roda de amigos ,a maioria está com olhos fixados em seus celulares, tablets, notebooks, deixando de interagir “olho no olho” como antigamente.

7) Tudo muda a cada milésimo de segundo, vivemos novas situações e nos transformamos, mesmo que tais transformações sejam mínimas.

8) Com a revolução tecnológica, surge um indivíduo que precisa ser ágil, rápido o suficiente para administrar o volume de informações a que está exposto em função da tecnologia, e buscar soluções para os novos desafios que vai se deparar.

9) É através da Educação que os seres humanos conseguirão ler e traduzir o novo mundo que se apresenta, além de se capacitar para responder corretamente a ele. Um exemplo disso é essa nova Era tecnológica que nos permite ter acesso a informações que, sendo bem aproveitadas, trazem maior conhecimento à cerca de tudo. Mas se o indivíduo não tiver discernimento, não saberá fazer bom uso de tal ferramenta.

10) Resposta C

11) Os quatro pilares que fundamentam a educação são:

Aprender a conhecer: é aprender a buscar o conhecimento e novas formas de utiliza-lo, ou seja, aprender a aprender.

Aprender a fazer: é ir além dos saberes científicos, técnicos e profissionais, agregando a capacidade de mobilizar esses saberes para a resolução e o enfrentamento de problemas.

Aprender a conviver: é o tipo de aprendizagem que se engloba todos os indivíduos e sua rede de relacionamento. A fraternidade é o caminho para a solidariedade e a compreensão mútua. Ou seja, aprender a se conhecer.

Aprender a ser: é a via que integra o aprender a conhecer, fazer e conviver. É a necessidade de tornar o mundo mais harmonioso, com possibilidades de permitir a evolução do ser.

12) Para a construção de uma sociedade mais ética, ou seja, uma sociedade mais igualitária, os quatro pilares da educação são fundamentais, pois com eles você aprende a combinar várias culturas, aprende a fazer algo em seu benefício próprio, busca compreender suas necessidades e as dos outros e também tende a melhorar o que você tem de bom, procurando desenvolver-se mais ainda.

13) 1-D; 2-C; 3-A e 4-B

14) Todas nossas ações produzem uma consequência no ambiente. Portanto, somos responsáveis por elas. Por exemplo, um cidadão que não desperdiça água, sabe que está contribuindo positivamente para que, futuramente, tal bem não fique escasso. Ou seja, é uma visão clara e objetiva da maneira que devemos agir, com responsabilidade social e ambiental.

Capítulo 3 – Trabalho, Emprego e Empregabilidade

1) Resposta C

2) Essa visão da era contemporânea nos remete a seguintes situações: numa empresa, seus funcionários passam a agir de forma mais dinâmica e competitiva, adaptando-se a mudanças bruscas, novos meios, mais responsabilidades.

3) A tecnologia facilita muito nossa vida. Mas sem o devido conhecimento a tecnologia é utilizada para fins nada benéficos, ou seja o que falta é o bom senso de utilizar corretamente a tecnologia para espalhar a educação e criar um mundo mais consciente.

4) Trabalho não depende de uma relação entre os indivíduos para acontecer. Diferente do emprego, já que nesse caso, tem que haver a relação empresário/operário. Um exemplo de trabalho é o que o homem exercia antigamente para sua própria sobrevivência. E um exemplo de emprego é o que aconteceu logo que eclodiu a Revolução Industrial, onde, por conta do avanço tecnológico, houve a necessidade de novas especializações, obrigando o homem a criar novas formas de conduta entre empresários e operários.

5) A empregabilidade é a capacidade do indivíduo de conseguir novas oportunidades de emprego, manter-se empregado e também de conseguir promoções, por meio de seus conhecimentos, habilidades e atitudes

6) Com a evolução tecnológica e a falta de qualificação da população, o trabalho tem sido, muitas das vezes, escasso. A antiga questão da máquina substituir o homem, permanece relevante ao que se diz respeito ao mesmo.

7) Futuramente, especialistas de uma ou mais áreas de conhecimento prestarão serviços para várias empresas. As áreas de negócios de uma serão substituídos por outras empresas ou por profissionais prestadores de serviço.

8) As empresas do futuro, por necessidade de redução de custos e aumento da velocidade operacional, terceirizarão vários de seus departamentos ou áreas de negócios, alterando o modelo de relação existente hoje, onde todos os profissionais usam seus conhecimentos para prestar serviços dentro de uma única estrutura empresarial, para um modelo mais flexível e eficaz em q

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com