TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VISITA DE RELATÓRIO AO GRUPO DE APOIO SOBRE PACIENTE ONCO-HEMOLÓGICO SERA-GAPO

Relatório de pesquisa: VISITA DE RELATÓRIO AO GRUPO DE APOIO SOBRE PACIENTE ONCO-HEMOLÓGICO SERA-GAPO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2014  •  Relatório de pesquisa  •  939 Palavras (4 Páginas)  •  446 Visualizações

Página 1 de 4

Faculdade Metropolitana de Fortaleza

Aluna: Mariza Ferreira

Disciplina: Pratica Interdisciplinar I

RELATÓRIO

VISITA AO GRUPO DE APOIO AO PACIENTE ONCO-HEMOTOLÓGICO DO CEARÁ - GAPO

“ESTENDA SUA MÃO E APOIE A VIDA”

Visita realizada ao Grupo de Apoio ao Paciente Onco-Hematológico do Estado do Ceará, situado á Rua Samuel Uchôa, 1388, no Bairro Rodolfo Teófilo, Fortaleza CE. No dia 04, de Outubro de 2013, fui recebida, de forma muito educada, pela voluntária Paula. Identifiquei-me como aluna da Faculdade FAMETRO, comunicando-lhe que já estava agendada minha visita, conforme oficio enviado, tendo sido acertado com a presidente da Instituição que fossemos em dupla, no horário da manhã, devido à equipe ser grande e, assim, não causar incomodo aos pacientes. Expliquei que, pela minha impossibilidade de vir junto com outras alunas do meu grupo, estava realizando a visita sozinha.

Então, cheguei à ONG por volta das 11h30min. Falei que gostaria de conversar com a senhora Veluzia e a voluntária pediu-me que eu aguardasse enquanto comunicava à presidente da Instituição acerca da minha presença. Fiquei, então, observando o espaço da casa, percebendo ser bem arejado. Havia uma televisão desligada, uns objetos na estante com frases religiosas, artesanatos feitos com papeis de revista, um corredor com várias plantas e um pequeno altar com alguns santos que, logo, me chamou atenção.

A voluntária levou-me ate à sala da senhora Veluzia e fui por ela muito bem recebida, falando-me da sua alegria de receber as alunas do Curso de Serviço Social da FAMETRO. Durante a conversa, falei também da alegria de conhecer o trabalho que ela e a equipe realizam e a ela respondeu que faz o trabalho com muito amor e carinho, destacando que, quando algumas pessoas retornam para suas casas curadas, é uma alegria imensa no coração que não tem palavras para expressar, agradecendo muito a Deus.

A presidente da Instituição falou da ONG que conta com uma equipe voluntária que presta serviços de apoio jurídico, nutricional e psicológico aos pacientes com leucemia, linfoma, mielodisplasia, mieloma múltiplo, dentre outros. A grande maioria do público atendido vem do interior do Estado do Ceará. A ONG foi criada desde 2007, possuindo a estrutura de uma casa de acolhimento para onde os pacientes são encaminhados pelos hospitais. Ressaltou, então, que os pacientes passam a residir na casa, contando com toda assistência necessária durante o período de seu tratamento. A ONG mantem uma parceria com o Hospital Universitário Walter Cantídio, vinculado à Universidade Federal do Ceará.

O Grupo de Apoio ao Paciente Onco-Hematológico mantem também uma parceria com algumas universidades e instituições, que disponibilizam alunos (as) para prestarem serviços e desenvolverem pesquisas dentro das áreas que o GAPO oferece. Nesta perspectiva, o que mais me chamou atenção é a atuação dos(as) alunos (as) do curso de Enfermagem da FANOR, e da Universidade Federal do Ceará que realizam estágios obrigatórios do curso e, após a conclusão desses cursos, retornam como voluntários,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com