TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pacientes (grupos) atendidos na hidroterapia

Por:   •  23/10/2017  •  Monografia  •  546 Palavras (3 Páginas)  •  412 Visualizações

Página 1 de 3

PACIENTES ATENDIDOS NA HIDROTERAPIA

Os pacientes atendidos na Hidroterapia podem possuir uma vasta gama de disfunções clínicas, fazendo com que esse método de tratamento seja responsável pela reabilitação e pelo condicionamento de inúmeras pessoas, independente do sexo e da idade. As disfunções podem ser de diferentes tipos, sendo alguns deles:

           

- Disfunções musculoesqueléticas / ortopédicas: Podem ocorrer em pacientes de todas as faixas etárias, não sendo exclusiva de um grupo específico. O objetivo da hidroterapia nesse caso é obter ganhos funcionais para o paciente.

- Hipermobilidade: Mais ocorrente em pacientes jovens, ela é ocasionada pela luxação das juntas (ombro, por exemplo). O objetivo da hidroterapia é restaurar a mobilidade normal, recuperando a força e a resistência muscular, a propriocepção e o controle motor

- Lesão do disco intervertebral: Essa é uma disfunção mais comum em pacientes adultos ou que tenham uma idade mais avançada. Nesse caso, a hidroterapia é usada após intervenção médica, visando alívio da dor, relaxamento muscular, orientação postural, entre outros.

- Disfunções geriátricas: Engloba grande parte das disfunções ocasionadas pelo envelhecimento da população, como doenças cardiovasculares (AVE), neurodegradativas (perda de memória e demência), neuropsiquiátricas (depressão), entre outras.

- Parkinson: Presente em pacientes de idade mais avançada. O tratamento hidroterápico possui objetivos específicos nesse caso, como restauração das ADMs, redução da rigidez, melhora do equilibro, manutenção dos movimentos voluntários, entre outros.

- Paralisia cerebral: Condição neurológica presente em pacientes de diversas faixas etárias. Possibilitar a melhora dos movimentos involuntários, do equilíbrio e do controle motor.

- Disfunções neurológicas: Presentes em pacientes de todas as faixas etárias. A hidroterapia provou ser de suma importância no tratamento de disfunções neurológicas, promovendo a qualidade de vida, integração social e a manutenção de independência funcional do paciente pela maior quantidade de tempo possível.

- Disfunções cardiovasculares: Presentes em pacientes de todas as faixas etárias. A reabilitação cardíaca aquática pode ser utilizada em programas gerais de reabilitação do paciente, conduzindo-o a uma vida melhor e mais saudável.

- Fibromialgia: Síndrome que acomete pacientes de várias faixas etárias. O tratamento hidroterápico oferece alívio da dor, condicionamento físico geral, relaxamento, melhora postural, entre outros benefícios.

- Osteoporose: Condição ocasionada por diversos fatores e que pode atingir diferentes tipos de pacientes. Neste caso, a hidroterapia proporciona alívio da dor, proporciona o aumento da amplitude de movimento e o eventual fortalecimento.

- Osteoartrite/osteoartrose: Atinge pacientes com alterações degenerativas nas articulações de todo o corpo. A hidroterapia proporciona para o paciente o auxílio ao movimento através da sustentação da articulação, proporcionando o movimento livre, e a resistência ao movimento através da água

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (92.2 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com