TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VISITA TÉCNICA EMPRESA

Dissertações: VISITA TÉCNICA EMPRESA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2013  •  1.325 Palavras (6 Páginas)  •  445 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 A EMPRESA, RAMO DE ATIVIDADE E SERVIÇOS FORNECIDOS 4

2.1.1 Motivação na Criação da Empresa, Estrutura Organizacional e Organograma 4

2.1.1.1 O processo de comunicação dentro da empresa, ferramentas estatíticas para analise de dados e as normas atinentes á admissão e demissão previstos na CLT...............................................................................................................................5

2.1.1.1.1 principais..dificuldades.................................................................................6

3 CONCLUSÃO...........................................................................................................8

REFERÊNCIAS............................................................................................................9

1 INTRODUÇÃO

No presente trabalho abordaremos uma pesquisa de campo feita com um empresário, dono de uma empresa prestadora de serviços.

A escolha pela PRO-CARVEL Ltda. se deu, primeiramente, por estar localizada no município perto de onde resido e, segundo, pelo fácil acesso aos dados, uma vez que já fui funcionário da empresa.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 A EMPRESA, RAMO DE ATIVIDADE E SERVIÇOS FORNECIDOS.

A PRO-CARVEL Ltda. está localizada no município de Buritizeiro, norte de Minas Gerais e iniciou suas atividades no ano de 2010. Seu ramo de atividade é a Prestação de Serviços, Transportes e Locação de Equipamentos, como empresa de transportes de lenha, carvão, frutas e demais produtos, na prestação de serviços, como corte e desgalha de lenha, ramo em que a cada dia vem crescendo e se consolidando.

Com dois anos e três meses, a PRO-CARVEL Ltda. atende hoje a uma considerável quantidade de clientes, incluindo grandes empresas. A empresa é administrada pelo dono e empresário Wender Gonçalves da Silva que cursa o 4º período de Administração, juntamente com seu irmão e sócio Diego Gonçalves da Silva.

2.1.1 Motivação na Criação da Empresa e a Estrutura organizacional

Ambos tiveram motivação em seus pais as quais também são empresários que atuavam no mesmo ramo, após o afastamento dos pais nos negócios e a desativação da empresa anterior, Wender Gonçalves teve o interesse de constituir a PRO-CARVEL Ltda. convidando o irmão para ser sócio.

Atualmente a empresa tem sua estrutura organizacional simples, quando é constituída por apenas dois níveis hierárquicos: o gestor proprietário << patrão >> e os empregados.

• Organograma:

O processo de trabalho da empresa PRO-CARVEL Ltda. tem o gestor que faz os contratos com as empresas, uma secretária que o auxilia nos assuntos de escritórios, quatro motorista no transporte, cinco tratoristas, mas dez funcionários na desgalha e corte de lenha. No início a empresa começou com 12 funcionários todos registrados, hoje possui um total de 20 colaboradores.

2.1.1.1 O processo de comunicação dentro da empresa, ferramentas estatísticas para analise de dados e as normas atinentes à admissão e demissão dos funcionários previstos na CLT

O processo de comunicação na empresa PRO-CARVEL Ltda. tem uma estrutura informal, quando é desenvolvida espontaneamente e fora dos canais de comunicação estabelecido pelo organograma, “sendo todo tipo de relação social entre os colaboradores”. É a forma dos funcionários obterem mais informações, através dos conhecidos ‘’boatos e rumores’’. Geralmente, a comunicação informal veicula mensagens que podem ou não ser referentes às atividades da empresa. As ordens e tarefas dadas aos funcionários são feitas verbalmente pelo próprio gestor. As ferramentas estatísticas para analise de dados mais utilizados pela empresa é o Excel que oferece várias outras funções de planilha estatísticas, financeiras e de engenharia. O administrador fornece os dados e os parâmetros. A ferramenta usa as funções de macro estatísticas e de engenharia apropriadas e exibe os resultados em uma tabela de saída. Algumas ferramentas geram gráficos além das tabelas de saída.

Com um bom planejamento, a empresa tem uma análise estatística simples e efetiva em suas atividades diárias. O não planejamento ou planejamento inadequado resulta, por exemplo, na obtenção desnecessária de dados.

Para a empresa admitir seus empregados, faz-se necessário o cumprimento de formalidades legais, das quais destacamos a obrigatoriedade da apresentação de documentos necessários à identificação do empregado, bem como fornecer informações para que o empregador possa cumprir suas obrigações trabalhistas e previdenciárias e a realização de exames médicos. Os exames médicos são obrigatórios na admissão, na demissão e periódicos. Na admissão é requisito imprescindível, uma vez que através dele se verifica a capacidade física ou mental do empregado para o exercício da atividade.

• Documentos Obrigatórios

Para formalizar admissão do funcionário a empresa deve solicitar ao trabalhador alguns documentos que terá a finalidade identificar o funcionário e também possibilitar o correto desempenho trabalhista da empresa junto ao trabalhador como também junto ao Ministério do Trabalho e Emprego- MTE. Os Documentos obrigatórios são?

- Carteira de Trabalho e Previdência Social - CTPS, obrigatória para o exercício de qualquer emprego, inclusive de natureza rural, mesmo em caráter temporário. - atestado médico de capacidade funcional- ASO. - Comprovante de residência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com