TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VISÃO GERAL DA EMPRESA - MISSÃO, CENSÃO E VALORES

Tese: VISÃO GERAL DA EMPRESA - MISSÃO, CENSÃO E VALORES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2014  •  Tese  •  1.298 Palavras (6 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 6

VISÃO GERAL DE UMA EMPRESA – MISSÃO, CRENÇAS E VALORES

Para desenvolver a visão geral de uma empresa bem como a organização do planejamento estratégico devemos observar os seguintes aspectos:

• Valores – são conjuntos de crenças e princípios que guiam as ações e atividades de uma empresa a despeito se é de pequeno ou grande porte.

• Visão – são os objetivos da empresa. São os planos traçados. Onde se pretende chegar. As metas e estratégias estabelecidas para se atingir os objetivos.

• Missão – atender os clientes de forma satisfatória possibilitando se estabelecer significativamente no mercado.

O modelo de gestão é a matriz do subsistema de gestão que é traduzido na empresa dentro de um processo orientado que permita a ordenação de uma administração para o fluxo de um processo de tomada de decisão em todos os planos empresariais e níveis hierárquicos, denominado de processo de gestão.

Entrevista realizada com o Controller das Escolas Adventistas para a Região Sudoeste Estado de São Paulo.

1 – Qual a missão da controladoria na sua empresa?

Meu trabalho como controller como o próprio nome diz é controlar tudo dentro de empresa ou seja todas os processos existentes nos mais variados seguimentos dentro de uma empresa devem ser controlados. O objetivo através dos processos de controles é gerar informações para o processo decisório de curto e longo prazos; planejamento e gestão de sistemas de controle, avaliação de desempenho, avaliação dos ativos intangíveis etc. Assim, o trabalho de um controller é extremamente importante no que se refere as necessidades das empresas modernas existentes.

2 – Quais as principais funções de um controller?

Primeiramente é definir padrões de controle, estabelecer os processos de controles. Em seguida é elaborar análises comparativas com os processos anteriores e a partir disso produzir analises de relevância com o objetivo de verificar quais medidas serão tomadas e se serão tomadas. Se a análise for relevante precisamos propor alternativas, ou seja que caminhos de mudança poderiam ser tomados. Uma vez definidos os caminhos, precisamos partir para a ação. Finalmente projetar os resultados e voltamos novamente elaborarmos análises comparativas. E voltamos ao início do processo. A atividade é muito prazerosa pois é possível acompanhar os processos de mudanças em todos os seguimentos.

3 – Quais os maiores desafios da profissão?

Os maiores desafios estão relacionados com a prática efetiva da profissão. Muitas empresas não estão preparadas para as mudanças propostas. Mudar nunca é fácil. É preciso paciência e capacidade de adaptação. Outra tem a ver com novas atribuições do profissional controller. Este deve possuir conhecimentos sobre as mudanças na legislação, tendências de tecnologia de informação e de gestão além de conhecer outro idioma e ainda ter domínio em auditoria, tributação, finanças, economia, sistema de informação e de tecnologia.

4 – Quais conselhos você daria para uma empresa que deseja implantar um setor de controladoria?

Inicialmente é necessário a contratação de um profissional para dar início a um estudo de caso, com o objetivo de levantar informações sobre a situação atual e então apresentar uma proposta de alterações. Lembramos que isso é um processo longo e detalhado mas que vale muito a pena.

IMPORTÂNCIA DO SETOR DE AUDITORIA NO DEPARTAMENTO DE CONTROLADORIA

A auditoria interna é uma ferramenta extremamente importante no que se refere aos controles necessários para a gestão de empresas com estruturas complexas com o objetivo de trabalhar a partir de medidas preventivas em riscos, frequentes erros e desperdícios. A partir disso salienta-se a importância dos recursos disponíveis com a auditoria interna, evitando prejuízos irrecuperáveis com base nas informações levantadas. A auditoria surgiu da necessidade dos investidores e proprietários de mais informações fidedignas retratadas nos patrimônios de suas empresas e da impossibilidade de estarem presentes para a supervisão de suas atividades e processos. A auditoria interna pretende então avaliar de forma independente os controles contábeis, financeiros e outros tipos intencionando auxiliar a administração na tomada de decisões.

Definiram-se processos que pudessem apresentar dados de comparação nas mais variadas áreas, relacionadas ou não com a contabilidade como sistema de controle interno e administração de pessoal.

O controle interno representa o conjunto de procedimentos, métodos ou rotinas com os objetivos de proteger os ativos e produzir informações confiáveis na condução ordenada dos negócios da empresa.

Especialistas sugerem que a função da auditoria interna repousa em atividades detalhadas da empresa relacionadas, de maneira intensa, com o andamento de cada função, área, departamento, setor e operação. A auditoria externa por sua vez tem como objetivo a revisão global das atividades, de maneira menos detalhada.

A auditoria interna propõe as seguintes avaliações de controle interno:

• Levanta o sistema de controle interno;

• Verifica se o sistema levantado é o que está sendo seguido na prática;

• Avalia a possibilidade de o sistema revelar de imediato, erros e irregularidades;

• Determina tipo, data e volume dos procedimentos de auditoria;

• Assegura que todos os procedimentos de controle sejam executados;

• Detecta erros e irregularidades;

• Apura as responsabilidades por eventuais omissões na realização das transações da empresa;

A responsabilidade do auditor interno é emitir sua opinião em relação ao funcionamento dos controles internos e aos resultados obtidos no setor. A auditoria se propõe a apresentar relatórios para as seguintes áreas:

a) Contábil/Financeira

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com