TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VITAMINA B12

Ensaios: VITAMINA B12. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2014  •  616 Palavras (3 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 3

DENOMINAÇÕES

A vitamina B12 refere-se a um grupo de corrinóides, que contêm cobalto(elemento químico), conhecidos como cobalamina. É uma vitamina hidrossolúvel, também chamada de fator anti anemia perniciosa(tipo de anemia que leva a deficiência de vit. B12). As cobalaminas principais nos seres humanos e animais são as hidroxocobalaminas, adenosilcobalaminas e metilcobalaminas. A forma sintética de vitamina B12 é denominada como cianocobalamina..

FONTES ALIMENTARES

A vitamina B12 é o único nutriente que um vegetariano pode precisar suplementar mesmo com uma dieta bem planejada, pois, os alimentos de origem vegetal são essencialmente desprovidos dela.

Recomendações para adultos sadios

Precisamos de vitamina B12 apenas em quantidades mínimas, pois ela é retida no corpo de forma muito eficaz. Um adulto contém em média 5000 - 10000 mg de B12 distribuídas entre o fígado e o sistema nervoso. O fígado é capaz de armazenar uma quantidade suficiente para muitos anos, de onde se conclui não ser essencial a sua ingestão diária, mas sim periódica.

Funções no metabolismo e organismo humano

Funções no metabolismo:

 Duas enzimas importantes requerem a vitamina B12 para a sua atuação: a metionina sintetase e a metilmalonil~CoA mutase.

 A metilcobalamina é uma cofator para a enzima metionina redutase, que cataliza a conversão de homocisteína a metionina, (a homocisteína é um aminoácido produzido após a digestão de carnes ou laticínios). O catabolismo de Aa(ativ. de agua) e AG(ac. Graxos) produzem propionil~CoA(acetilcoenzima A), que numa reação ATP-dependente transforma-se em metilmalonil~CoA(enzima).

Funções no nosso organismo:

 Necessária à eritropoiese (processo de produção de eritrócitos, também denominados como hemácias ou glóbulos vermelhos do sangue), e em parte do metabolismo dos aminoácidos e dos ácidos nucléicos;

 Possui uma função indispensável na formação do sangue;

 Previne problemas cardíacos e derrame cerebral.

 Necessária para uma boa manutenção do sistema nervoso.

Local de absorção

A absorção de B12 requer a secreção, pelas células estomacais, de uma glicoproteína (são proteínas não ramificadas, formadas por unidades dissacarídicas). (depois de ler o slide) Algumas pessoas têm dificuldade em sintetizar o fator intrínseco, o que conduz à anemia.

Fatores que interferem na absorção

A absorção das cobalaminas é limitada pelo álcool, pela deficiência em vitamina B6, pela colestiramina, pelo ácido para-aminosalicílico, pela colquicina, pela neomicina, pelas biguanidinas orais, metformina e fenformina, possivelmente também limitada pelo cloreto de potássio e pelo óxido nítrico e vários anticonvusionantes podem alterar o metabolismo das cobalaminas no líquido cerebro-espinhal e levar a perturbações neuropsíquicas.

Sinais e sintomas de deficiência

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com