TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vai literatura

Tese: Vai literatura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2014  •  Tese  •  1.708 Palavras (7 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 7

ÁREAS DE CONHECIMENTO: Multidisciplinariedade

Eu escolhi trabalhar com a turma de 1° ano do ensino fundamental porque justamente essas crianças estão na fase de alfabetização e aprendizagem, e que trabalhar com a literatura infantil para a alfabetização é o momento fundamental e indispensável para desenvolver o prazer pela leitura e pelos livros de literatura infantil.

No sentido de trabalhar a literatura infantil com os alunos decidi trabalhar o conto de fadas Branca de Neve e os sete Anões, e esse projeto foi bem abrangente e envolveu vários temas que foram abordado durante todos os dias da minha regência em sala de aula.

A leitura tem um papel fundamental no desenvolvimento da capacidade de imaginação e de criatividade de ver outras maneiras o mundo de uma forma critica, desenvolve a fala e o vocabulário o prazer e o encanto e faz a criança viajar no mundo da imaginação.

1.2 OBJETIVOS:

 Descobrir o prazer da leitura;

 Desenvolver a percepção, a escuta, a linguagem oral e a linguagem escrita;

 Despertar a criatividade, a imaginação e os sentimentos emoções através da contação de história;

 Através da leitura, desenvolver a autonomia e a criticidade do aluno;

1.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Segundo GOÉS literatura é arte, e deve ser apreciada, pesquisada, estudada justamente por ser arte, é uma ferramenta riquíssima na formação do sujeito. E que é um agente formador que possibilita o conhecimento a diversos contextos, realidades, situações e soluções de possíveis conflitos.

Dentre as varias e diferentes formas de expressão artísticas, a literatura tem destaque, e traz em seu escopo a palavra, permeada por ideias, imaginações e pensamentos. Assim como pauta-se na atividade básica do sujeito na sociedade, que envolve o desenvolvimento, o processo e a formação do sujeito, que é o ato de ler, a leitura.

E também no processo de alfabetização a Literatura infantil é essencial para o ensino aprendizagem dos alunos, através de contação de histórias de uma forma lúdica, em que as criança aprende brincando através do faz de contas, que envolve o teatro onde os personagens são as próprias crianças, ou teatro de fantoches contando as histórias entre muitas maneiras de contar histórias onde as crianças se encantam e assim de uma maneira voluntária ou involuntária haverá a aprendizagem.

A Literatura Infantil é arte e tem sua especificidade no sujeito a que se destina-a criança, e sua respectiva cultura – a infância. Por meio do imaginário infantil, a criança desenvolve-se e estabelece as relações entre os pares e objetos. A Literatura Infantil, assim, contribui significativamente para o imaginário infantil.

Há controvérsias quanto ao início exato da concepção de Literatura Infantil. Há quem defenda que a mesma teve sua origem na idade oral do mito ou na própria constituição da pedagogia.

[...] a literatura infantil tem sua origem na idade oral do mito; amas de leite, rapsodos e educadores transmitiam de viva- voz a infância, primeiro na Grécia, depois em Roma, as tradições de seus antepassados, fábulas, lendas heroicas ou religiosas e aventura extraordinárias. (GÓES, 1991, P. 63).

A relação entre escola e literatura infantil surge no momento em que a criança passa a ocupar um lugar de destaque na sociedade, ou seja, com o reconhecimento da própria infância. Se agora a sociedade reconhece que existe uma fase da vida da criança distinta da vida adulta, com necessidades e interesses próprios, é necessário produzir os materiais adequados para atender a essa nova faixa etária.

Dessa forma, a escola foi fundamental no fortalecimento deste novo segmento de mercado literário destinado à criança.

De acordo com Zilbermam:

a aproximação entre a instituição e o gênero literário não é fortuita. Sintoma disso é que os primeiros textos para crianças são escritos por pedagogos e professoras, com marcante intuito educativo. E até hoje, a literatura infantil permanece como uma colônia da pedagogia, o que lhe causa grandes prejuízos: não é aceita como arte, por ter uma finalidade pragmática; e a presença do objetivo didático faz com que ela participe de uma atividade comprometida com a dominação da criança. (1999, p. 15)

O ser humano sempre teve a necessidade de experimentar, criar, sentir e conhecer. O texto artístico tem a característica de ser a porta de entrada para esse mundo encantado, onde a fantasia se torna incrível, a surpresa nos fascina e nos faz sonhar.

A literatura Infantil é capaz de desenvolver em nós o que temos de melhor, nossa sensibilidade, pois é através dela que podemos perceber a essência das coisas, das pessoas, dos sentimentos, da vida e de nos mesmos. Dessa forma já está comprovado em que o convívio com os textos literários proporcionam um alargamento de nossas percepções, de nossas experiências nos deixando com muito mais sensibilidades a tudo que seja humano.

2 PARTE II: PROCEDIMENTOS DE ESTÁGIO

 Contação de história

 Dramatizações

 Música

 Brincadeiras direcionadas

 Filme

 Interpretação de textos através das histórias

2.1 METODOLOGIAS

A Literatura Infantil será aplicada aos alunos de forma lúdica, com contação de histórias de diversas maneira, através dramatizações de teatro de fantoches, de leitura dos livros de contos de fadas, de encenação de teatro onde os alunos fazem parte da história sendo eles os personagens. Terá o Dvd do filme Branca de Neve e os Sete Anões. Todos os dias haverá atividades de pintura, colagem, interpretação de textos. E atividades adaptadas para alfabetização entre outras

O estágio será realizado na E. E. B. Expedicionário Mário Nardelli, com uma turma de 1° ano das séries iniciais do ensino fundamental, com uma turma de 19 alunos matriculados, será realizado na sala da professora Helena Fabisiack Da Cunha professora regente.

.

2.2

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com