TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vale Verde

Pesquisas Acadêmicas: Vale Verde. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2013  •  2.276 Palavras (10 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 10

RESUMO

O objetivo desse estudo de caso sobre a empresa Vale Verde é analisar os fatores favoráveis e limitantes da empresa no campo exportação de produtos .

A pesquise ancora-se teoricamente nas ideias de Sette(1998) e Certo e Peter(2005) sobre diagnóstico empresarial e análise de ambiente organizacional respectivamente.Os dados foram coletados por meio de pesquisa bibliográfica e entrevista com funcionários da empresa .O paradigma metodológico utilizado para a coleta e análise de dados foi a pesquisa qualitativa .Os resultados desse estudo revelam que a empresa Vale Verde tem um grande potencial para exportação embora existam fatores limitantes que são discutidos no decorrer da pesquisa .

1-INTRODUÇÃO

A empresa do século XXI caracteriza-se pelo empreendedorismo baseado na criatividade e no planejamento. Nessa geração de empresas é preciso ter uma visão de futuro que estimule a inovação e a experimentação de novidades, que demonstram flexibilidade, agilidade e velocidade na adaptação a novas regras e mudanças e nunca esquecendo do desenvolvimento sustentável . As mudanças que ocorrerão nos próximos anos serão muito maiores do que ocorrem atualmente, sendo assim é inevitável que quando essas mudanças atingirem certo nível, a própria natureza das empresas mudará, determinando quem permanece ou sai do mercado (KOTLER, Philip -2001, 10ª Edição).

Tendo em vista essa informações, destacamos como objeto de estudo a empresa Vale Verde ,que é uma referência se tratando do mercado nacional de cachaças e que se enquadra nas características de empresa do Século XXI.

Com um mercado internacional muito promissor, observa-se que a taxa atual de exportação da cachaça representa apenas um (1%) por cento da produção nacional total. Portanto, tem-se o seguinte problema: Como os fatores favoráveis e limitantes podem influenciar no processo de exportação da cachaça Vale Verde?

OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL

Este estudo tem como objetivo geral analisar os fatores favoráveis e limitantes no processo de exportação da cachaça Vale Verde.

OBJETIVOS ESPECIFICOS

• Identificar os fatores favoráveis (oportunidades do ambiente e pontos fortes da organização) para a exportação da cachaça Vale Verde.

• Identificar os fatores limitantes (ameaças do ambiente e pontos fracos da organização) para a exportação da cachaça Vale Verde.

• Descrever fatores favoráveis e limitantes no processo de exportação da cachaça Vale Verde.

2-REFERENCIAL TEÓRICO

O termo agricultura foi usado até bem recentemente para “entender a produção agropecuária em toda a sua extensão, ou seja, desde o abastecimento de insumos necessários à produção, até a industrialização e a distribuição dos produtos obtidos” (Araújo 2007, p.9).

O agronegócio da cachaça passa por um momento ímpar na sua história, as transformações ocorridas nesse setor nos últimos anos vêm ampliando o seu consumo e consolidando, assim, o fim do preconceito que persistiu sobre a bebida durante séculos.

O Brasil é o maior plantador de cana-de-açúcar no mundo e a cachaça esta ganhando espaço no mercado mundial estimulando os pequenos produtores a se internacionalizarem. Atualmente o Brasil produz por ano 1,3 bilhões de litros de cachaça, sendo que desse total aproximadamente 1% é exportado. O reconhecimento consolidou-se após a Organização Mundial do Comércio definir que a verdadeira cachaça é o destilado derivado da cana-de-açúcar produzido no Brasil, com teor etílico entre 38ºC e 48ºC. A medida deu mais visibilidade para as cachaças do país, incluindo as mineiras, e deve contribuir para o crescimento do setor conforme dados divulgados pela Associação Brasileira de Bebidas (ABRABE), fazendo com que o Brasil alcançasse o 3º lugar das bebidas destiladas mais consumidas em todo mundo.

Segundo Sette (1998: p.142) o diagnóstico empresarial relaciona-se ao levantamento de informações sobre a empresa e sobre o contexto ou o ambiente onde ela está inserida. Normalmente, sobre a empresa são levantados os dados, sobre seus recursos, estrutura e situação no momento, enquanto que sobre o ambiente os dados serão sobre aspectos econômicos, tecnológicos, sociais, políticos, legais e ecológicos.Por meio do diagnóstico estratégico é possível identificar as variáveis ambientais que influenciam a organização, sob os pontos de vista externo e interno.

Em geral, o propósito da análise do ambiente é "avaliar o ambiente organizacional de modo que a administração possa reagir adequadamente e aumentar o sucesso organizacional" (Certo e Peter, 2005: p.39). Assim, pode-se dizer que o seu principal objetivo é identificar questões atuais emergentes que sejam significativas para a companhia, determinar prioridades para essas questões e desenvolver um plano para tratar cada uma delas.

Para Certo e Peter (2005: p.42), o ambiente de uma organização é geralmente dividido em três níveis distintos: o ambiente geral (macroambiente), o ambiente operacional (tático) e o ambiente interno.

AMBIENTE GERAL: é o ambiente externo à organização, formado por componentes que, normalmente, têm amplo escopo e pouca aplicação imediata para administrá-la. Esses componentes são:

• componente econômico do ambiente geral - indica como os recursos são distribuídos e utilizados no ambiente;

• componente social do ambiente geral - descreve as características da sociedade na qual a organização está inserida.

• componente político do ambiente geral - compreende os elementos que estão relacionados à obrigação governamental;

• componente legal do ambiente geral - consiste da legislação aprovada, descrevendo regras ou leis que todos os membros da sociedade devem seguir.

O AMBIENTE OPERACIONAL: é o nível do ambiente externo à organização composto de setores que normalmente têm implicações específicas e relativamente mais imediatas na sua administração. Os seus principais componentes são:

• componente cliente - reflete as características e o comportamento daqueles que compram mercadorias e serviços fornecidos pela organização.

• componente concorrência - consiste naqueles que a organização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com